Contabilidade financeira e gerencial

Contabilidade financeira e gerencial: entenda as principais diferenças

Na área das Ciências Contábeis existem diferentes vertentes que impactam a rotina das empresas de diversas formas e existem duas delas que todo gestor de sucesso deve conhecer: a contabilidade financeira e a gerencial. Esses são os pilares para a boa administração e objetivam melhorar o desempenho da organização.

Se você não sabe a diferença entre esses dois tipos de contabilidade, então continue lendo este conteúdo! Aqui, trazemos os seus conceitos, as principais características e diferenças, na prática. No final, você saberá como cada um deles impacta no negócio. Boa leitura!

Qual é o conceito da contabilidade gerencial?

Também conhecida como Contabilidade de Gestão, seu objetivo principal é o de melhorar a tomada de decisão dos administradores e gestores de uma empresa.

Muitas vezes, os empreendedores precisam decidir sobre assuntos importantes em um curto período. O papel dos contadores — que também poderão ser chamados de controllers — é o de ajudá-los de diferentes formas, como:

  • interpretar os indicadores de desempenho e métricas;
  • elaborar relatórios gerenciais que baseiam as decisões dos gestores;
  • apresentar pontos fortes e fracos do processo operacional e financeiro da organização;
  • propor alternativas para melhorar a tomada de decisões da empresa.

Para que você entenda melhor sobre esse tipo de contabilidade, listamos as suas principais funções, características e finalidades nos tópicos abaixo.

Dispõe de natureza seletiva

Nem todos os dados contábeis podem ser aproveitados pela administração do negócio. O contador gerencial ajuda nessa questão ao identificar e separar as informações que serão realmente úteis para melhorar a tomada de decisões.

Traz ênfase no futuro

O foco da contabilidade gerencial é o de garantir a sobrevivência e o sucesso da empresa no futuro. Ela consegue fazer isso ao utilizar ferramentas que permitem prever situações futuras da organização.

Tem finalidade informativa

Quando o contador estuda as informações da empresa, ele obtém um grande volume de dados sobre o negócio. Dificilmente o administrador conseguirá interpretar os dados e utilizá-los para melhorar as decisões.

Nesse caso, o contador gerencial analisa as informações e elabora um relatório objetivo, claro e transparente. Assim, o empreendedor saberá exatamente a situação do seu negócio e conseguirá elaborar as melhores estratégias para desenvolvê-lo.

Não é limitado pelas Regras da Contabilidade Financeira

Os contadores são livres para manejar e interpretar os dados ou redigir relatórios, ou seja, não há uma forma prevista em lei de exercer a contabilidade gerencial. Também não existem convenções e regras para registrar as transações do negócio.

Isso fornece mais liberdade ao contador, permitindo que ele aplique as técnicas contábeis mais adequadas e vantajosas possíveis para a empresa.

Objetiva melhorar a eficiência interna

Graça a contabilidade gerencial, os administradores conseguem analisar o desempenho concreto de cada área da empresa sobre o orçamento. Por exemplo, é possível detectar causas de desvios ou perdas financeiras, fazendo com que você consiga aumentar a eficiência da organização integralmente.

O que é a contabilidade financeira?

A contabilidade financeira consiste no cumprimento da legislação fiscal brasileira, realizando declarações obrigatórias para se manter plenamente regularizado perante o Fisco. Apesar de serem documentos exigidos pela lei, eles também podem ser úteis para que o empreendedor entenda melhor a situação da empresa. Confira alguns deles, a seguir.

Balanço Patrimonial (BP)

Esse balanço traz uma relação sobre os ativos (bens e direitos da empresa), os passivos (obrigações e dívidas) e o patrimônio líquido (resultado dos ativos menos os passivos). O BP permite analisar a situação de todo o patrimônio da empresa, como seus ativos, equipamentos e outros bens, assim como as suas dívidas perante terceiros.

Dessa forma, o gestor pode avaliar o emprego dos recursos da organização e seus respectivos retornos financeiros, realizando melhores planejamentos e otimizando os gastos.

Demonstrativo de Resultados de Exercícios (DRE)

Esse é um dos principais relatórios contábeis para verificar a saúde financeira da empresa, já que ele descreve resumidamente os resultados obtidos pela organização, averiguando se ela teve lucros ou prejuízos.

Na prática, detalha os valores das receitas, despesas e custos, lucros, gastos com impostos, entre diversas outras informações. Ele deve ser elaborado uma vez por ano, mas pode ser feito mais vezes se a administração do negócio julgar necessário.

O BP e o DRE são os principais documentos analisados por instituições financeiras e bancárias quando o empreendedor solicita um empréstimo ou financiamento. Eles também são estudados por investidores para verificar se vale a pena ou não investir no negócio.

Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC)

A finalidade do DFC é demonstrar as entradas e saídas de dinheiro da empresa, trazendo maior controle para as movimentações financeiras e transações efetuadas no dia a dia da organização.

O gestor entenderá o poder econômico da empresa e definirá metas de crescimento mais concretas e atingíveis. Além disso, também manterá o dinheiro em caixa para garantir as atividades do negócio — o que é chamado de capital de giro — e arcar com os seus compromissos em longo prazo.

Quais são as demais diferenças entre contabilidade financeira e gerencial?

Há outras diferenças entre os dois tipos de contabilidade. Entenda quais são elas nos tópicos abaixo.

Requisitos legais e princípios de contabilidade

A contabilidade financeira deve cumprir os princípios do setor e aplicar as formas previstas em lei. Por exemplo, as informações que o DRE deve conter estão na Lei das sociedades Anônimas, Pronunciamento Técnico CPC 26, entre outras normas. Por outro lado, os contadores estão livres para fazer relatórios como entenderem mais adequados quando se trata de contabilidade gerencial.

Enfoque temporal

As informações da contabilidade gerencial têm a finalidade de auxiliar o gestor a assegurar o futuro da empresa, enquanto a financeira apresenta a situação do negócio dentro um período passado, podendo ser de todo o ano, por exemplo.

Obrigatoriedade

Os relatórios financeiros são obrigatórios pela lei, devendo ser publicados e auditados —conferidos por profissionais — para garantir a regularidade perante o Fisco. Por outro lado, aproveitar os benefícios da contabilidade gerencial é uma opção do empreendedor.

Periodicidade

De acordo com a legislação, o BP, DRE e DFC devem ser apresentados todos os anos, mas eles podem ser elaborados mensalmente, caso necessário. No entanto, não há um período certo para elaboração dos relatórios da contabilidade gerencial.

Existem muitas divergências entre a contabilidade financeira e gerencial, mas ambos os serviços são excepcionalmente importantes para o desenvolvimento da empresa. Eles garantirão a sua regularidade perante o Fisco e permitirão que os gestores tomem as melhores decisões para o seu futuro.

Para saber mais, entre agora mesmo em contato com a WeCont e receba os melhores serviços tanto da contabilidade financeira como da gerencial!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.