como emitir nota fiscal eletrônica

Tire as principais dúvidas sobre como emitir nota fiscal eletrônica

Para que uma empresa, empreendedor ou profissional liberal se mantenha regularizado, é fundamental que ele saiba como emitir nota fiscal eletrônica (NFe). Esse é um documento que já se tornou parte da rotina do mundo corporativo por ser uma tecnologia que traz benefícios tanto para as empresas quanto para o governo.

Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto. Por essa razão, elaboramos este artigo em que explicamos o que é a NFe e quais são os seus benefícios, bem como respondemos as principais dúvidas sobre sua emissão. Boa leitura!

A nota fiscal eletrônica e seus benefícios

A NFe é um documento fiscal completamente digital que substitui a antiga versão tradicional e impressa. Seu objetivo é o de comprovar que uma transação comercial foi realizada de forma legal e que houve o devido recolhimento dos impostos.

Ela traz um grande número de informações e pode ser usada para acobertar diversas operações, como a entrada de mercadorias, trocas interestaduais, devoluções, transferência de mercadorias ou simples remessa. Sua utilização traz um grande número de benefícios para as empresas, veja quais são eles:

  • redução de custos — os gastos com impressões e outros materiais físicos são minimizados;
  • aumento da produtividade — pode-se usar um sistema de contabilidade online para automatizar a emissão, permitindo que o pessoal se concentre em atividades mais estratégicas;
  • mais segurança — há menos margem para erros e eles podem ser eliminados com a ajuda de um bom sistema que faça a emissão;
  • maior controle — obtém-se mais controle sobre as operações da empresa.

As principais dúvidas sobre como emitir nota fiscal eletrônica

Apesar de ser um instrumento vantajoso, ele pode gerar muitas dúvidas aos profissionais e empreendedores. Veja a resposta para algumas delas abaixo.

Quais são os tipos de nota fiscal eletrônica?

Há diversos tipos de notas fiscais e cada um tem finalidades próprias, entenda:

  • nota fiscal de produto eletrônica (NFe) — emitida na venda de produtos físicos;
  • nota fiscal de serviço eletrônica (NFSe) — usada pelos prestadores de serviços, como academias, hotéis, serviços profissionais etc.;
  • nota fiscal de consumidor eletrônica (NFCe) — ela é emitida ao consumidor final e tem o objetivo de substituir o antigo cupom fiscal;
  • conhecimento de transporte eletrônico (CTe) — documento destinado à prestação de serviços de transporte.

Como cancelar a nota fiscal eletrônica emitida?

Se você emitiu uma nota fiscal, mas a venda foi cancelada ou estornada, o produto foi devolvido, entre outros motivos, deve-se cancelar o documento para evitar o pagamento dos impostos sobre essa venda. Você pode solicitar o cancelamento pelo sistema da sua prefeitura ou usar uma plataforma digital que disponibilize essa opção.

Quem precisa emitir NFe?

Qualquer pessoa jurídica que comercializa produtos ou serviços deve emitir notas fiscais, isso inclui sociedades e empresas de diferentes portes e regimes tributários. A exceção fica por conta do Microempreendedor Individual (MEI), que é obrigada quando o tomador é uma empresa ou quando o contratante pessoa física exigir.

Mesmo que um autônomo ou profissional liberal não seja obrigado por lei a emitir o documento, é recomendável fazê-lo para comprovar a prestação do serviço, evitar multas e outros problemas com o Fisco.

O que é XML da NFe?

XML é o formato eletrônico da NFe (por exemplo: “notafiscal.xml”). Sempre que você emitir o documento, será gerado um documento nesse formato, que pode ser baixado e convertido para PDF. Saiba que a lei exige que o XML seja armazenado por 5 anos a mais do ano de sua emissão.

Qual é a diferença entre NFe e DANFE?

DANFE significa Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica e trata-se de um resumo que contém informações completas da NFe. Ele deve ser impresso e acompanhar o produto que está sendo entregue ao cliente.

O empreendedor ou profissional que sabe como emitir nota fiscal eletrônica conquista muitos benefícios para seu negócio, mas para isso é importante que você tenha o apoio de um bom serviço de contabilidade que automatize a emissão do documento.

Para que você saiba cada vez mais sobre temas fiscais, assine já nossa newsletter e receba conteúdos como este periódica e gratuitamente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.