WhatsApp pay é liberado no Brasil
Confira o passo a passo de como implementar a modalidade
O recurso do WhatsApp Pay está liberado desde o dia 4 de maio no Brasil. O serviço, que permite receber e realizar transferências diretamente pelo aplicativo, está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma segura e isenta de taxas. Ele é oferecido pelo Facebook Pay e é processado pelo Facebook Pagamentos (autorizada pelo Banco Central) juntamente a Cielo.
Para começar a utilizar a funcionalidade, é preciso manter o aplicativo do WhatsApp atualizado em sua última versão. Depois disso, é necessário cadastrar um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito.
Importante lembrar que, por enquanto, apenas algumas instituições financeiras estão aptas a utilizar o WhatsApp Pay e, por isso, é necessário ser cliente de algumas delas, que são: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago e NuBank.
Dicas de leituras para aprofundar o conhecimento
De acordo com o WhatsApp, o serviço foi desenvolvido com princípios de segurança e privacidade. O armazenamento avançado de dados possui diversas camadas de proteção, estabelecidas por diferentes softwares e hardwares. A modalidade é ainda protegida com um PIN criado pelo usuário no Facebook Pay e com a biometria do aparelho.
Neste primeiro momento, a função de pagamentos via WhatsApp está disponível apenas para contas pessoais e não é aplicável a empresas que utilizam a versão Business do aplicativo. Mas a previsão é que, em breve, empresas possam aceitar pagamentos por serviços ou produtos.
Podem CONTar que, assim que a ferramenta estiver disponível para empreendedores, deixaremos vocês informados!
Para ativar o serviço e saber como realizar e receber pagamentos, assista ao vídeo: