Logo da receita federal

Veja quais são os problemas com a Receita Federal e como se precaver

O sistema tributário brasileiro é bastante burocrático e complexo. Entretanto, os empreendedores precisam manter a regularização do negócio diante do Fisco, embora esse seja um verdadeiro desafio para as empresas. Se forem encontradas falhas durante a fiscalização, o empreendimento pode ser multado ou ter suas atividades suspensas. Para evitar autuações, os gestores devem adotar algumas estratégias.

As pendências fiscais podem atrapalhar o prosseguimento das atividades da sua empresa. Por isso, é importante compreender como evitar os problemas com a Receita Federal. Neste conteúdo, vamos explicar o que esse órgão do governo faz e quais são os principais contratempos das empresas que cometem erros na Escrituração Contábil Fiscal (ECF), têm irregularidades no cadastro ou débitos de tributos.

Quer saber como se precaver para não ter problemas com a Receita Federal? Siga em frente com a leitura deste artigo!

Saiba o que a Receita Federal do Brasil faz

A Receita Federal tem várias funções. Entre elas está a fiscalização e a administração dos tributos federais, pois o órgão visa a garantir que as empresas cumpram a legislação tributária vigente. É dessa maneira que o governo arrecada recursos financeiros para administrar o nosso país. Ela também é responsável pela elaboração de propostas para o aperfeiçoamento do sistema tributário.

A entidade fiscaliza as contribuições das empresas, bem como identifica omissões de rendimentos ou patrimônios para a sonegação de impostos. A Receita Federal é responsável pelo controle aduaneiro e regula todas as operações referentes ao comércio exterior. O órgão trata de importações e exportações e do pagamento dos tributos correspondentes.

Ainda, a Receita Federal combate vários tipos de crimes, ajuda a investigar fraudes fiscais, sonegação, contrabando, falsificação de Notas Fiscais, descaminho, tráfico de entorpecentes e animais, pirataria etc. Essa entidade trabalha em conjunto com o Ministério Público, a Polícia Federal e outros órgãos para desmanchar esquemas criminosos.

Entenda quais são os problemas com a Receita Federal

Os problemas com a Receita Federal não são favoráveis para os negócios. As pendências, por exemplo, podem impedir as contratações com entidades públicas e a participação em licitações. As autuações e o registro de infrações podem gerar prejuízos às companhias.

Veja, a seguir, as principais dificuldades que um empreendedor pode enfrentar!

Erro no ECF

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) contém diversas informações referentes ao Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) que devem ser apresentadas para o governo. Vários erros podem ser cometidos durante a elaboração do documento, tais como atraso na entrega, dados incorretos ou incompletos, erro no cálculo do imposto, opção por regime de tributação inadequado e rendimentos não declarados.

Irregularidades no cadastro

A situação cadastral irregular é outro problema que precisa ser solucionado com agilidade. As empresas devem manter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) atualizado. Observe os dados cadastrais da sua empresa e dos parceiros, fornecedores e clientes. Esses erros geram responsabilizações que podem ser evitadas com um pouco de atenção.

Débitos de tributos

Os débitos decorrentes de tributos não pagos podem causar dificuldades para os negócios. Mantenha os seus pagamentos regularizados para obter a Certidão Negativa e evitar que sua empresa seja inscrita em dívida ativa da União. Os valores pendentes serão executados por meio de processo judicial e trarão ainda mais prejuízos.

Compreenda como se precaver para não ter problemas

A Receita Federal é um órgão governamental que utiliza tecnologias de informação e comunicação para desenvolver e aprimorar seus trabalhos. O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) fortaleceu a fiscalização eletrônica e trouxe várias obrigações. Logo, para evitar problemas, é importante contar com uma consultoria contábil.

Agora você está a par dos principais problemas com a Receita Federal e como se precaver deles. Por fim, saiba que a WeCont oferece os melhores serviços e aplica estratégias digitais para escalar os negócios das empresas parceiras. Ela auxilia os empreendedores a vender com preços mais competitivos em todo o território nacional, pois trabalha com contabilidade on-line.

Gostaria de saber um pouco mais sobre a WeCont e suas soluções? Fale conosco agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.