Conheça os tipos de MVP e descubra qual é o melhor para sua startup

Existem várias possibilidades de MVP disponíveis no mercado, contudo, você precisa avaliar e selecionar a melhor opção para a sua startup. Esse modelo de negócio enfrenta riscos altos e pode fracassar se o empreendedor não souber avaliar uma solução que realmente atenda o público-alvo. Para ter sucesso, é necessário conseguir identificar um serviço ou produto que agregue valor aos clientes.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é MVP e quais são seus principais tipos. Aqui, você vai entender como funcionam o Concierge, Mágico de OZ, Protótipo, Fumaça, entre outros. Portanto, se você deseja saber o que precisa considerar para escolher a melhor opção para o seu negócio, deve ler este artigo até o fim e obter os conhecimentos necessários.

Quer saber todos os detalhes sobre os tipos de MVP? Então, prossiga com a leitura deste post e tire suas dúvidas!

Entenda o que é MVP

MVP é a sigla dos termos Produto Mínimo Viável. Trata-se de uma versão simplificada de um projeto que contém os aspectos básicos para que a solução seja considerada apta a ser inserida no mercado. Ela exige menos recursos para o seu desenvolvimento, contudo, possibilita que o lançamento aconteça rapidamente e tem grandes chances de alcançar o sucesso.

O empreendedor precisa cumprir uma série de etapas para chegar à definição final. O objetivo é dar garantia de que a solução estará em condições de ser lançada, embora existam riscos no cenário. O MVP serve para validar as ideias e garantir que elas cheguem aos consumidores e atendam as suas dores de acordo com o que foi planejado.

Saiba quais são os tipos de MVP

O Produto Mínimo Viável é válido para todas as categorias de projetos, não apenas para produtos ou serviços que serão disponibilizados aos consumidores. Pode ser um serviço inovador, um novo modelo de negócio ou uma nova marca ou empresa, por exemplo. Veja a seguir os principais tipos de MVP e entenda como eles realmente funcionam!

Concierge

O Concierge faz a simulação dos processos em nível manual antes que o produto esteja pronto. Ele entrega a proposta de valor de modo personalizado, por meio de contato humano, mas não permite escalabilidade. A sua finalidade é ouvir os usuários para receber feedbacks e fazer ou não a validação das hipóteses de soluções.

Como você pode ver, ele reduz os custos dos investimentos que são necessários para desenvolver o produto, já que possibilita o levantamento de informações relacionadas às reais necessidades dos clientes. Esse tipo de MVP ajuda a identificar qual será a melhor solução e a ajustar a proposta para que ela atenda as dores do público.

Mágico de OZ

Mágico de OZ é o MVP que oferece produtos sem funções automatizadas ou programadas. Esse tipo aparenta ser um produto automático e digital, porém, suas funções são realizadas manualmente por pessoas que ficam nos bastidores. Por esse motivo, o negócio não vai escalar, já que as suas tarefas são realizadas de forma manual.

É diferente do Concierge porque precisa de interface funcional de um site ou aplicativo para que o usuário tenha acesso. Os custos com programação e desenvolvimento são praticamente inexistentes. Alguns exemplos de startups lançadas por esse MVP são a empresa EasyTaxi ou a 99formulas, que se originou pela validação de vários protótipos.

Protótipo

Protótipo ou prototipagem é o desenvolvimento de exemplares funcionais de serviços ou produtos para que os usuários consigam avaliar por meio da exploração. Nesse tipo de MVP, o empreendedor pode analisar as interações entre usuários, bem como avaliar a performance da solução e fazer observações para a sua criação final. Serve para fazer testes com potenciais clientes.

Fumaça

Fumaça é o MVP que objetiva a divulgação de uma proposta de valor para atrair e avaliar o interesse do público-alvo. Isso é feito com uma demonstração do serviço ou produto que poderá estar ainda na sua fase de desenvolvimento. Esse tipo de Produto Mínimo Viável necessita de um canal de marketing, grupos de WhatsApp, listas de e-mails, vídeos etc.

É muito útil para mensurar o nível de interesse dos clientes por meio das métricas que são obtidas por esses canais. Além disso, esse MVP ajuda a entender os consumidores pela obtenção de dados precisos e possibilita criar uma solução que venha a atender as necessidades dos clientes de modo mais assertivo. O seu custo é baixo.

Single Feature

Single Feature significa recurso único. Portanto, esse MVP é formado pelo recurso básico da solução, para que ela seja lançada somente com a sua principal função. Os usuários terão acesso à proposta de valor e poderão testá-la, já que o produto será desenvolvido em torno desse aspecto específico. Quer um exemplo? O site de buscas Google!

Duplo

O MVP Duplo se baseia na execução de teste A/B, pois oferece duas formas distintas para a mesma solução. Ele permite a coleta de dados relacionados à experiência do usuário, performance do produto, entre outros. Diante disso, o empreendedor verifica qual exemplar apresenta o desempenho mais promissor no mercado. Esse tipo exige investimento maior e tem custos mais elevados.

Compreenda o que considerar para escolher o MVP

A melhor opção para o seu negócio vai depender dos recursos aos quais você tem acesso. Se a sua empresa tem uma quantia considerável de dinheiro para fazer investimentos, não significa que será necessário criar um protótipo ou utilizar o MVP Duplo logo no início, pois essas opções são as mais caras. Leve em consideração a solução que vai ofertar.

Se você pretende oferecer uma plataforma, pode utilizar o Mágico de OZ ou o Concierge, que são excelentes alternativas para validar as suas ideias. Porém, se a sua startup pretende lançar um aparelho ou hardware, terá que investir em, no mínimo, um Protótipo. Caso ainda não tenha uma solução pronta para mostrar ao público, aposte no MVP Fumaça.

Enfim, esses são os tipos de MVP. Agora você já descobriu qual deles é o melhor para a sua startup! É de extrema importância conhecer todas as alternativas e saber diferenciá-las para escolher a opção que se encaixa perfeitamente no seu negócio. Saiba ainda que é possível escolher mais de um Produto Mínimo Viável para fazer a validação.

Achou este conteúdo interessante? Então nos siga nas redes sociais para acompanhar outros posts: Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.