Conheça os fatores que influencia. o consumidor a comprar um infoproduto

O consumidor pode avaliar diversas opções de infoprodutos antes de decidir comprar na internet. Nessa jornada, o cliente pode levar em conta alguns aspectos que, quando conhecidos pelas empresas, podem ser explorados estrategicamente para aumentar as vendas.

Nesse artigo, abordamos quais são os principais fatores que levam o consumidor até a decisão de compra de produtos digitais. Também citamos hábitos de buscas na internet dos usuários antes de fechar negócio. 

A seguir, você ainda vai ler uma lista dos principais cursos que são procurados na web pelos consumidores. Por fim, veja ainda de que maneira um serviço de contabilidade eficiente consegue auxiliar no crescimento do seu infonegócio. Boa leitura!

Preço x qualidade: consumidores preferem “melhor” do que “barato”

Para começar, é importante destacar um hábito interessante do consumidor quando realiza buscas na internet. De acordo com dados do Google Trends Global, o termo “melhor” é mais buscado do que a expressão “barato”.

Essa tendência é registrada desde janeiro de 2004. Nesse sentido, ainda que o preço seja importante para o seu cliente, encontrar o produto que é melhor é uma preocupação que se destaca atualmente.

Além do mais, já que o processo de identificar o produto melhor é mais subjetivo, as marcas devem ter atenção com o comportamento do consumidor nesse processo de escolha. Bem como é necessário conhecer quais são os atalhos mentais para a tomada de decisão de comprar na internet.

Meio do caminho confuso: o trajeto para a decisão de compra 

Hoje em dia, a jornada de compra do cliente não é linear e há vários pontos de contato entre as empresas e a audiência nesse processo. Isso quer dizer que há idas e vindas nesse caminho do comprador.

Nessa perspectiva, quando se trata da venda de infoprodutos, por exemplo, o consumidor pode iniciar uma exploração na internet para pesquisar quais são as opções disponíveis no mercado. É provável que ele conheça as características dos produtos digitais e os preços correspondentes. 

Depois, o seu cliente pode passar para a etapa de avaliação, em que está comparando os infoprodutos e restringindo as opções. Um exemplo disso é quando ele está buscando alternativas de curso online sobre marketing digital e analisa os perfis de infoprodutores que comercializam esse tipo de produto.

É provável que o consumidor se interesse pelo curso que você vende por estar mais alinhado com as suas necessidades e objetivos. Nesse ponto, o cliente pode partir para a decisão de compra ou não. 

Diante do alto volume de informações disponíveis, o comprador em potencial ainda pode voltar ao modo de exploração, para fazer novas pesquisas. Em seguida, ele pode retornar para a avaliação sobre os cursos online à disposição.  

Nessa lógica, dois fatores influenciam na jornada do consumidor: a experiência com o seu infoproduto e a exposição a ele. Nesse último aspecto, os diversos pontos de contato que o cliente tem com as informações sobre o seu produto digital podem influenciar na escolha. 

Já a experiência envolve a maneira como a sua marca é vista e o que os seus infoprodutos entregam de fato. E mais: essa experiência não deve ser vista como um fim, mas também como um começo, já que alimenta a exposição e pode influenciar o consumidor nos próximos caminhos. 

Quais são os principais fatores que influenciam na jornada de compra do usuário?

Depois de entender como funciona esse meio do caminho confuso, você pode se perguntar de que maneira as empresas podem se guiar, a fim de orientar o consumidor pela jornada de comprar na internet. 

Para responder a essa questão, o Google fez um estudo sobre os comportamentos que impactam na tomada de decisão desse percurso confuso. O levantamento chegou a seis vieses cognitivos que podem auxiliar marcas e serviços a se destacar entre os clientes. Conheça adiante! 

1. Análises heurísticas 

As análises heurísticas são os atalhos, as frases mais curtas e as descrições de produtos que provocam associações no consumidor. Se você descrever o curso online como “com certificado”, isso pode levar o seu cliente em potencial a relacioná-lo com aspectos como a qualidade e a garantia para fazer parte do seu currículo profissional.

2. Autoridade

É comum procurar opiniões de especialistas para tomar decisões de compra. Isso pode ajudar o seu cliente a entender se um infoproduto é melhor do que outro e quando é melhor realizar a compra. Assim, dá para filtrar as opções com base no reconhecimento que o seu produto digital apresenta.  

3. Escassez

O aspecto da escassez pode ser explorado na venda de infoprodutos com vagas limitadas, a exemplo de cursos em que não há expectativa de quando vão abrir novas turmas. Com isso, você pode acelerar o processo de tomada de decisão dos seus clientes e aumentar as vendas. 

4. Gratuidade

O apelo da gratuidade ainda é bastante alto para os consumidores. O estudo do Google mostrou que, no Brasil, dar algo para o consumidor de graça, a exemplo de um e-book ou curso online gratuito, pode ser muito eficaz em uma estratégia de venda. 

5. Agilidade na entrega

O consumidor não deseja esperar muito desde a compra do seu infoproduto até a entrega. É fundamental viabilizar recursos para que a entrega seja feita rapidamente, por meio de uma plataforma online, por exemplo. A automatização de tarefas também vai fazer com que o infoprodutor ganhe tempo e disponha de um recurso mais seguro.  

Passo a passo: como explorar a jornada de compra de forma eficiente

Tendo esses fatores em vista, é possível aplicar algumas dicas na estratégia do seu infonegócio de conduzir o consumidor nesse meio do caminho confuso, até tomar a decisão compra. Confira!

1. Garantir a presença de marca

Inicialmente, é indicado investir na presença digital da sua empresa em vários canais, para aumentar a participação no mercado do seu negócio. O reforço no contato com o seu cliente pode fazer com o que o seu produto digital esteja na mente dele enquanto está na etapa de exploração. 

2. Conhecer o comportamento do consumidor

Assim como é essencial saber os hábitos dos compradores, para adotar táticas inteligentes de aproximação com o seu público. Explore os atributos do seu produto digital para atrair o consumidor que está nesse caminho confuso.

3. Reduza a lacuna entre o gatilho e a compra

Para conduzir o comprador nessa jornada com mais eficiência, você pode reduzir a lacuna entre o gatilho e compra por meio da otimização de estratégias e do estudo para se diferenciar da concorrência. 

Quais são os cursos mais procurados na internet?

Depois de um mapeamento detalhado entre junho de 2021 e junho de 2022, a HeroSpark levantou dados de mais de 6 milhões de buscas diferentes sobre cursos no Google.

As informações foram coletadas do SemRush, ferramenta de análise de dados do site de buscas. 

Com base nesse banco de dados, veja quais são os cursos mais procurados na web:

  1. Inglês
  2. Enfermagem
  3. Design
  4. Direito
  5. Administração
  6. Cuidador
  7. Informática
  8. Manicure
  9. Corretor de imóveis
  10. Gestão

Além do mais, na pesquisa realizada pela HeroSpark, apenas a palavra “online” teve mais de 900 mil buscas mensais, enquanto o termo “gratuito” obteve mais de 800 mil buscas por mês. 

A busca por cursos EAD também apresenta prioridade em relação à modalidade presencial. A vantagem do ensino à distância se revelou em mais de 100 mil buscas mensais, em comparação ao volume de pouco mais de 80 mil buscas mensais para o presencial. 

WeCont: contabilidade com foco no sucesso dos infoprodutores 

Curtiu aprender o que influencia o consumidor a comprar na internet? A WeCont é uma  startup de contabilidade focada em auxiliar os infoprodutores a escalarem os seus negócios, alavancarem as vendas e aumentarem os lucros. 

A empresa promove um serviço contábil de altíssima qualidade, com estratégias digitais inovadoras. Como resultado, os infoprodutores podem diminuir custos, crescendo com agilidade e credibilidade. 

Conheça os principais serviços da WeCont para infoprodutores

Com a nossa plataforma online, os infoprodutores conseguem atuar de forma integrada com todos os grandes players do mercado de produtos digitais, como a Hotmart e a Eduzz. Todas as informações que você precisa ficam em um só lugar, de forma simples e rápida. 

A WeCont também auxilia na abertura da sua empresa, para garantir tranquilidade e segurança na sua atuação. Desse modo, o seu infoproduto pode ser lançado sem que você precise custear despesas extras, como multas e autuações. 

De outro modo, a legalização previne o endividamento e facilita o acesso ao crédito empresarial.A nossa parceira com infoprodutores ainda proporciona a redistribuição dos tributos de cada lançamento, para que o seu negócio obtenha maior investimento do fluxo de caixa. 

Case Além da Medicina

O canal de conteúdo médico Além da Medicina economizou mais de R$39 mil em um único lançamento após a parceria com a WeCont. As soluções ainda promoveram um fluxo de caixa que gerou um maior investimento no lançamento seguinte. 

Quer conhecer as nossas soluções que reduziram em cerca de 50% os tributos do lançamento do Além da Medicina? Entre em contato com o nosso time de especialistas contábeis focados em trazer os melhores resultados para o seu negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.