9 melhores plataformas de vídeo para monetizar e ganhar dinheiro

Qual é a melhor plataforma de vídeo para monetizar o seu conteúdo digital? Para responder a essa pergunta, é necessário saber qual o seu nicho de mercado e os objetivos do seu negócio. 

Pensando nisso, elaboramos esse artigo que detalha as principais características das plataformas online. Com a leitura, os infoprodutores podem entender como a monetização funciona nesses sites e quais são os nichos em que vale a pena apostar em cada um deles. 

Ainda explicamos neste post por que quem trabalha com infoprodutos consegue alcançar melhores resultados ao investir em uma consultoria contábil. Continue a leitura e saiba mais!

Conheça as formas de monetização em plataformas de vídeo

Seja para um curso online ou para outro infoproduto em formato de vídeo, as plataformas digitais estabelecem alguns modelos para monetização. Primeiramente, podemos destacar a chamada demanda transacional, em que os usuários pagam para sempre ter acesso a um vídeo ou por visualização. Também é possível alugar o conteúdo por um período de tempo. 

De outro modo, ainda dá para oferecer a assinatura de vídeo sob demanda, em que o usuário pode pagar periodicamente para acessar os conteúdos. A assinatura pode ser mensal, trimestral ou semestral, por exemplo. Geralmente, nessa modalidade, os espectadores podem acessar de maneira ilimitada um catálogo de vídeos. 

Outro jeito de monetizar o conteúdo em uma plataforma de vídeo é por meio da publicidade, que pode ser reproduzida antes e durante a exibição. Os infoprodutores recebem uma taxa pelo acesso dos anúncios a um grupo de visualizadores, que correspondem ao público-alvo de empresas. Quem anuncia pretende atrair leads que podem ser convertidos em clientes. 

Explorando Modelos de Monetização de Vídeo: AVOD, SVOD e TVOD

Os modelos de monetização de vídeo desempenham um papel crucial no cenário atual de transmissão, oferecendo aos criadores de conteúdo e organismos de radiodifusão oportunidades diversas para rentabilizar suas produções. Três modelos comuns se destacam nesse ecossistema: AVOD (Vídeo a Pedido com base em Publicidade), SVOD (Vídeo a Pedido baseado em Subscrição) e TVOD (Vídeo Transacional a Pedido). Cada um possui características distintas, vantagens e desafios, permitindo aos criadores escolherem a abordagem mais adequada às suas metas e ao estágio atual de sua empresa de vídeo.

1. AVOD: Ampliando Audiências e Reduzindo Barreiras de Entrada

O AVOD é um modelo de monetização consolidado, onde os anunciantes pagam com base na audiência. Plataformas como o YouTube ilustram com sucesso a eficácia desse método. A escalabilidade do AVOD é evidente, uma vez que audiências maiores se traduzem em maiores receitas. Além disso, a facilidade de instalação e operação torna esse modelo atrativo, reduzindo as barreiras de entrada para os criadores de conteúdo. Dada a preferência do público por conteúdo gratuito suportado por anúncios, o AVOD permanece uma escolha popular.

2. SVOD: Estabilidade e Receitas Recorrentes

O SVOD, exemplificado pelo gigante do streaming Netflix, é um modelo em que os usuários pagam uma taxa recorrente para acessar uma ampla biblioteca de conteúdos. Essa abordagem oferece estabilidade às organizações, gerando receitas recorrentes enquanto os membros mantêm suas contas atualizadas. O SVOD não se limita apenas a vídeos sob demanda, abrangendo também transmissões ao vivo, como pacotes esportivos ou webinars exclusivos. Sua capacidade de manter fluxos constantes de receita o torna um dos modelos mais rentáveis de monetização de vídeo.

3. TVOD: Pagamento por Conteúdo Específico

O TVOD, ou “pay-per-view streaming”, requer que os espectadores paguem antecipadamente por cada vídeo ou download digital solicitado. Plataformas como iTunes e Google Play Store adotam esse modelo para transações individuais. Embora pareça mais restritivo, o TVOD pode ser altamente lucrativo, especialmente para organizações que cobrem uma variedade de tópicos ou possuem especialização em nichos específicos. Os espectadores pagam por conteúdos específicos, proporcionando uma fonte de receita eficiente.

Escolhendo a Estratégia Certa

A escolha entre AVOD, SVOD e TVOD não é uma decisão única e definitiva. Muitas organizações alcançam sucesso ao combinar esses modelos com base em seus recursos e nas necessidades do público. Estratégias híbridas, como o uso frequente de AVOD para conteúdos gerais e a monetização por subscrição ou transação para conteúdos premium, oferecem flexibilidade e adaptabilidade.

Em última análise, a compreensão das preferências da audiência, a análise contínua de dados e a adaptação estratégica ao ciclo de vida da empresa de vídeo são fundamentais para maximizar o potencial de monetização. Independentemente do modelo escolhido, a inovação contínua e a oferta de conteúdo de qualidade continuam sendo as chaves para o sucesso duradouro no mundo em constante evolução da transmissão de vídeo.

Plataforma de vídeo: saiba quais são as 5 melhores para monetização

O Youtube, a Twich e o Vimeo estão entre as principais plataformas de vídeos para gerar receita na web. Confira a seguir como funciona a monetização em cada uma delas e entenda qual é a mais apropriada para o seu tipo de negócio.

1. Youtube

Uma das principais vantagens de produzir conteúdo digital para o Youtube é o alcance da plataforma, que ocupa o segundo lugar no ranking de sites mais acessados do mundo e fica atrás apenas do Google, de acordo com lista da Similarweb.

Para começar a ganhar dinheiro com anúncios na plataforma de vídeo, o youtuber precisa fazer parte do Programa de Parceiros do Youtube (YPP). Para isso, é necessário cumprir com os requisitos adiante:

  • seguir as políticas de monetização dos canais;
  • ter mais de 4 mil horas de exibição válidas nos últimos 12 meses;
  • o canal deve ter mais de mil inscritos;
  • ter uma conta do Google AdSense vinculada. 

Também é necessário manter o seu canal constantemente ativo para gerar receita, já que o Youtube pode desativar a monetização daqueles que não enviarem vídeos ou não fizerem postagens na guia comunidade no período de 6 meses ou mais.   

Outras formas de ganhar dinheiro ao fazer parte do programa de parceiros é com o clube de canais, em que os assinantes podem fazer pagamentos mensais em troca de benefícios. É possível ainda usar a estante de produtos do canal para que os fãs comprem produtos da sua marca que são divulgados nas suas páginas de exibição.

Dá para receber a receita com o SuperChat e SuperStickers, em que os fãs pagam para que as mensagens fiquem em destaque durante as transmissões ao vivo. Por fim, é possível ganhar dinheiro com receita do Youtube Premium, por meio de uma taxa de assinatura quando um assinante Premium assiste os seus vídeos.

Entre os nichos que estão em alta na plataforma, estão o marketing digital. O Custo Por Mil (CPM), uma das principais métricas para precificação de campanhas, é mais alto para esse nicho em comparação com outros. Depois, outros nichos para os quais vale a pena produzir conteúdo digital são investimento, e-commerce e desenvolvimento web. 

2. Twitch

Para ganhar dinheiro com a plataforma de vídeo Twitch, também é necessário fazer parte do programa de parceiros do site de streaming. Os parceiros produzem conteúdo sobre uma variedade de assuntos, como jogos, música, esportes, música e entretenimento. Os requisitos para ser avaliado e ter a possibilidade de fazer parte do programa incluem:

  • transmitir conteúdo que se adequa às diretrizes da comunidade e aos termos de serviço e diretrizes; 
  • completar a “Rota para ser um parceiro” e demonstrar que tem uma audiência ampla e engajada;
  • manter os critérios estabelecidos de forma consistente.

A geração de receita ocorre por meio de inscrições de canais e emotes, em que os usuários podem se inscrever, pagando valores entre R$ 4,99 a R$ 24,99. Já os “bits” são uma mercadoria virtual em que os espectadores podem apoiar o seu canal, com envio de um “cheer”. A Twitch paga aos parceiros uma parte da renda que recebe dos bits. 

A plataforma de vídeo ainda possibilita ganhar renda com anúncios, em que os seus parceiros recebem uma parcela do dinheiro pago pelos anúncios exibidos em seus canais. Quem produz conteúdo para a plataforma consegue delimitar a extensão e a frequência dos anúncios. 

3. Vimeo

Por sua vez, o Vimeo é uma plataforma de vídeo com 100 milhões de usuários cadastrados. Embora tenha um alcance menor em relação ao Youtube, por exemplo, o Vimeo oferece a vantagem de monetização por meio de um pacote de assinaturas. Você ainda pode rentabilizar as suas transmissões ao vivo, disponíveis em planos mais caros.  

Essa plataforma ainda apresenta recursos como um player de vídeo personalizado e a possibilidade de incorporar URLs de player de vídeo em qualquer lugar ou usar páginas compartilháveis. Também dá para fazer uma análise avançada a fim de rastrear o desempenho do vídeo. 

O Vimeo reúne pessoas e marcas direcionadas para o audiovisual artístico. Por isso, é interessante para o segmento B2B que pretende se conectar com realizadores de filmes e curtas, por exemplo. 

4. DailyMotion

O Dailymotion é uma plataforma francesa de streaming de vídeos que conta com 300 milhões de usuários ao redor do mundo. Lançada no Brasil em 2021, a plataforma tem um foco inicial para conteúdos de entretenimento, notícias, música e esporte.

Entre os diferenciais da plataforma, estão o suporte via e-mail 24 horas, 7 dias por semana. O parceiro pode inserir anúncios em seus vídeos com 100% do lucro ou aderir a uma modalidade em que o Dailymotion oferece anúncios de publicidade e o lucro é dividido pela metade para cada parte. 

Uma característica que diferencia o Dailymotion de outras plataformas é que não apresenta limitações ao sistema de monetização e controle dos preços de publicidade. Por outro lado, o algoritmo do site controla o que é publicado, para identificar conteúdos ligados a assuntos delicados.  

5. Thinkific

Desenvolvido para auxiliar futuros educadores online, o Thinkific é a escolha ideal para aqueles que desejam rentabilizar vídeos educacionais. Esta solução possibilita que criadores vendam uma variedade de cursos online e webinars, apresentados na forma de videoaulas, tornando-se uma das plataformas educacionais online mais populares do mercado.

Com mais de 50.000 criadores de cursos utilizando o Thinkific atualmente, você pode confiar na qualidade do serviço oferecido. Dentro desse ecossistema, é possível planejar estratégias para compartilhar conteúdo e programar vídeos específicos para os clientes nos momentos mais convenientes para você.

Embora nem todos os planos do Thinkific ofereçam a opção de “transmissão ao vivo”, é possível criar e personalizar facilmente uma variedade de cursos para atender ao seu público-alvo. O plano premium concede acesso a aulas ao vivo. Além disso, há a possibilidade de criar uma comunidade, proporcionando um espaço para seus alunos colaborarem entre si, e a opção de emitir certificados de conclusão.

Quanto aos preços, o Thinkific oferece diversas opções, dependendo das necessidades específicas. A versão gratuita permite testar alguns dos recursos mais populares, embora com limitações na criação de cursos. Outros planos incluem:

  • Básico: US$ 39 por mês, oferecendo cursos, alunos e conteúdo ilimitados, acesso a conteúdo agendado, e-mail individual para alunos, cursos básicos da academia, domínio personalizado, suporte por chat ao vivo, além de cupons e promoções.
  • Pro: US$ 79 por mês, proporcionando alunos e conteúdo ilimitados, suporte prioritário, cursos privados e ocultos, preços de assinatura e certificados de conclusão. Inclui também a opção de aulas ao vivo.
  • Premier: US$ 399 por mês, englobando todos os recursos do plano “Pro”, além de grupos, pacotes de integração, 15 analistas de grupo e comunidades ilimitadas.

6. Teachery

Com o Teachery, é possível construir um portfólio de vídeos sob demanda para clientes que desejam se beneficiar do seu conhecimento. Esta solução possibilita a criação de conteúdo premium, que pode ser disponibilizado de forma gradual, permitindo uma entrega no ritmo mais conveniente para você.

Além de servir como uma plataforma de hospedagem de vídeos, o Teachery oferece recursos que incluem interação com um número ilimitado de alunos, um editor de curso intuitivo e a configuração de páginas de pagamento recorrentes. A plataforma também proporciona análises abrangentes de clientes, a opção de utilizar domínios personalizados e integrações com provedores de e-mail para nutrir seus leads.

Se o seu objetivo é verdadeiramente auxiliar seus espectadores a aprender algo valioso, o Teachery oferece suporte a essa missão. É possível desenvolver uma estratégia de monetização eficaz em torno dos seus serviços educacionais, e a solução de streaming ainda concede uma avaliação gratuita de 2 semanas.

Quanto aos preços, o Teachery oferece duas opções de pagamento. A primeira consiste em um plano mensal de $49, proporcionando acesso a todos os recursos sem taxas adicionais. A segunda opção permite o pagamento anual total de $470, representando uma economia significativa.

Ambas as opções incluem benefícios como acesso ao agendamento de lições drip, upsells e pacotes, cursos e alunos ilimitados, páginas de destino e vendas ilimitadas, bem como um programa de afiliados para potencializar suas oportunidades de ganhar dinheiro, entre outros recursos.

7. Patreon

O Patreon destaca-se como uma das plataformas mais reconhecidas para a monetização de vídeos, redefinindo a maneira como os criadores compartilham conteúdo e geram receita. Ao permitir que os fãs paguem uma taxa de adesão mensal, o site proporciona acesso exclusivo a conteúdo diferenciado.

A plataforma do Patreon é aclamada pela sua simplicidade e abordagem amigável para iniciantes, contando com mais de 200.000 criadores ativos. Os benefícios incluem recursos exclusivos, e dependendo do plano escolhido, você pode contar com um gerente de parceiros dedicado para impulsionar o crescimento da sua marca.

Além do suporte ao compartilhamento e gerenciamento de vídeos, o Patreon abrange uma ampla gama de conteúdos, como podcasts, música, arte visual, conteúdo escrito e até cursos educacionais. Com ferramentas integradas de comunicação, é possível se conectar diretamente com seu público-alvo, e páginas de criadores personalizadas ajudam na construção da sua marca, oferecendo diversas opções educacionais no próprio site.

Preços
A abordagem de preços do Patreon é única. Embora o uso da plataforma seja gratuito, uma parte dos ganhos precisa ser destinada ao site. Veja os fundamentos dos três planos disponíveis:

Leve: 5% da sua renda mensal, uma página de criador hospedada, ferramentas de comunicação e oficinas de aprendizado.

Pro: 8% da sua renda mensal para tudo no plano “Leve”, acrescido de níveis de associação, análises e insights, workshops conduzidos por criadores, integrações ilimitadas de aplicativos, suporte prioritário ao cliente e ferramentas promocionais de ofertas especiais.

Premium: 12% da sua renda para todos os recursos do plano “Pro”, junto com um gerente de parceiros dedicado, mercadorias para membros e contas de equipe.

8. Muvi

A Muvi se destaca como um fornecedor de plataforma “OTT” projetado para apoiar criadores de conteúdo no lançamento de plataformas de streaming de vídeo com marca branca e compatíveis com vários dispositivos. A proposta central é permitir a criação de um canal de vídeo OTT abrangente, proporcionando aos clientes a flexibilidade de visualizar o conteúdo em uma variedade de dispositivos.

Ao optar pelo Muvi, a exibição de vídeos torna-se acessível em smart TVs, dispositivos Android e Apple. Empresas renomadas, como Sony e Nike, já adotaram essa plataforma. A variedade de recursos disponíveis no Muvi inclui streaming ao vivo, CDN, DRM e vídeo sob demanda (VOD). Além disso, há a opção de configurar streaming de áudio sob demanda, ideal para quem busca criar um serviço semelhante ao Shopify.

Para aqueles que desejam proporcionar conteúdo ao vivo de forma imediata, o Muvi oferece suporte à transmissão, permitindo a utilização da plataforma OTT com diversos métodos de monetização para otimizar a participação nos lucros. Isso inclui a configuração de paywalls para conteúdo premium, aluguéis de vídeos ou a exploração de modelos de assinatura sob demanda com inserção de anúncios em vídeo.

Preços Os serviços oferecidos pela Muvi estão disponíveis em diferentes pacotes para atender às diversas necessidades dos usuários. O pacote mais acessível é o “Padrão”, que custa US$ 399 por mês, com a opção de economizar 15% ao optar pelo pagamento anual. Este pacote inclui suporte para 2000 usuários simultâneos, hospedagem compartilhada e uma largura de banda de 1 TB por mês.

A plataforma oferece um total de cinco pacotes, sendo eles:

  • Profissional: $1499 por mês
  • Empresa: $3900 por mês
  • Ultimate: $8900 por mês
  • Preto: Preço sob orçamento

Quanto maior o investimento na plataforma, maior a capacidade de armazenamento, largura de banda e suporte para usuários simultâneos que podem ser esperados.

9. Facebook

O Facebook é outro site que pode oferecer um largo alcance aos seus vídeos, já que ocupa o terceiro lugar no ranking de sites mais visitados do mundo. Os produtores de conteúdo podem receber até 55% da receita dos anúncios reproduzidos em seus vídeos. 

Assim como o Youtube, o Facebook é uma plataforma de vídeo que oferece a possibilidade de ter um alto número de seguidores. Porém, é importante levar em conta que o feed dos usuários está sujeito às atualizações de algoritmos. 

Dessa forma, o conteúdo orgânico, que é gerado naturalmente, se mostra mais difícil de classificar. Isso pode fazer com que os produtores de conteúdo tenham dificuldade para chegar a um número mais alto de visualizações. 

WeCont: contabilidade online para o seu negócio decolar

Curtiu conhecer as melhores plataformas de vídeo para ganhar dinheiro? A WeCont nasceu com o objetivo de fomentar o empreendedorismo brasileiro e promover a transformação contábil. Assim, auxiliamos diversos tipos de empresas, desde o início da jornada até a escala do negócio. 

Nesse contexto, apoiamos os infoprodutores com uma consultoria contábil especializada, a fim de melhorar a organização financeira e garantir o cumprimento das obrigações tributárias. Com isso, a sua empresa ganha suporte para alcançar um crescimento saudável. Saiba mais no nosso artigo sobre contabilidade para infoprodutores!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.