Inspire-se! Conheça 6 mulheres empreendedoras
O poder feminino é um assunto cada vez mais difundido, debatido e respeitado na sociedade contemporânea. Não é pra menos: mulheres empreendedoras, cientistas, artistas e tantas outras profissionais lideram ranking, são exemplos e fazem a diferença no mercado.
Falando especificamente sobre empreendedorismo, é importante defender a ideia de que empreender não é só abrir um negócio. Envolve também identificar oportunidades perfeitas e trabalhar na construção de uma empresa lucrativa, agindo com criatividade, planejamento, organização e disciplina.
Se você está pensando em abrir o próprio negócio, está no lugar certo. Trouxemos 6 histórias de mulheres incríveis para te inspirar. Confira!
1. Luiza Helena Trajano
É impossível fazer uma lista sobre mulheres empreendedoras sem citar a grande responsável por uma das maiores redes de varejo do Brasil, o Magazine Luiza.
Dona de uma personalidade empreendedora, sabe bem o valor da inteligência emocional como uma das habilidades para chegar ao topo. A empatia com o próximo, somada à generosidade, ao espírito de liderança e à equipe e vendas, fez com que a sua empresa se transformasse em uma potência – tanto nos resultados como na gestão de pessoas.
Luiza herdou o Magazine dos tios e, devido a sua brilhante atuação, hoje é lembrada de maneira quase unânime quando o assunto é empreendedorismo.
2. Alcione Albanesi
Já ouviu aquele ditado “a curiosidade matou o gato?”. A frase não serve para a Alcione Albanesi, fundadora da FLC, marca líder na fabricação e vendas de lâmpadas no país. Mas tudo começou em um ramo bem diferente.
Dona de uma força de vontade de fazer inveja a muita gente, a empresária montou a própria confecção de roupas. Alcione nem havia atingido a maioridade, mas, com 17 anos, sua empresa já tinha 80 colaboradores.
Alcione vendeu a fábrica, mas manteve uma loja em funcionamento e foi viajar para os Estados Unidos. Lá teve contato com uma lâmpada fluorescente a um preço bem justo, com o famoso carimbo “Made in China”. O que aconteceu depois desse encontro entre essa incrível mulher e o produto é a história mais improvável de todas.
Albanesi embarcou em um avião rumo à China, sozinha, e foi se informar sobre o processo de fabricação das lâmpadas. 10 anos e 71 viagens depois, a busca por inovação, eficiência e energia se transformou na FLC, a primeira fabricante de lâmpadas LED brasileira.
3. Janete Vaz e Sandra Costa
Se você já utilizou os serviços do Laboratório Sabin, contribuiu para que um dos maiores laboratórios, também considerado uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, continuasse se mantendo ativo no mercado, sob o comando da dupla de bioquímicas Janete Vaz e Sandra Costa.
O que começou na amizade se transformou em uma sociedade altamente lucrativa e inspiradora. Janete seguiu o exemplo do pai. Sandra, o da mãe. Filhas de empreendedores corajosos e com o dom da negociação, as duas transformaram um pequeno laboratório com 3 funcionários em uma franquia de respeito com mais de 2000 pessoas contratadas.
As duas buscaram levar os valores aprendidos com a família para a gestão em pessoas:
- Seja honesto;
- Seja sincero;
- Tenha palavra;
- Trabalhe.
Assim, construíram um ambiente de trabalho muito positivo, em que cada colaborador é instigado a tirar os sonhos da gaveta e ir à luta.
4. Márcia Tozo
A Márcia Tozo não é só uma inspiração para mulheres empreendedoras, ela também é um exemplo de superação. No auge da adolescência, Márcia foi mãe. Tinha só 16 anos quando a maternidade fez com que tivesse que se afastar dos estudos.
No entanto, ela é a prova viva de que os filhos crescem e é possível retomar a vida. Márcia não só retomou os estudos, como entrou na faculdade e se formou em Publicidade e Propaganda.
Os conhecimentos adquiridos na graduação, somados ao talento em fazer deliciosos brigadeiros gourmet, se transformou em um curso digital que ensina às pessoas a arte de produzir doces tão gostosos quanto os que ela faz.
Hoje, Márcia é uma referência na área. Com quase 70 mil seguidores no Instagram, comercializa cursos online sobre confeitaria. Bolo de pote, brownies e outras delícias fazem parte dos conteúdos que ajudam milhares de mulheres que, assim como já fez um dia, estão em busca de uma renda extra e de serem donas do próprio negócio.
5. Dona Lina e Sônia Hess
Você conhece a camisaria Dudalina? Apostamos que você nem imagina como a marca foi criada.
A história da Dudalina é um exemplo genuíno de empreendedorismo feminino, já que a veia para negócios de Sonia Hess foi herdada da mãe, Dona Lina. Tudo começou quando Seu Duda – o pai – foi para São Paulo fazer compras para o pequeno negócio da família e acabou comprando tecidos em uma quantidade excessivamente maior à necessária.
O que poderia ser um grande prejuízo se transformou no pontapé inicial para se tornarem a maior exportadora de camisas do Brasil. Dona Lina simplesmente desmanchou uma camiseta para entender seu processo de costura e utilizou as sobras para costurar novas peças, que começaram a ser vendidas no comércio do marido.
Seu Duda e Dona Lina tiveram 12 filhos, mas foi Sônia a única filha interessada em dar continuidade ao negócio e transformar a camisaria em um império.
6. Zica Assis
Heloísa Assis – mais conhecida como Zica – já foi babá, empregada doméstica e diarista. Mas foi nos próprios cabelos que encontrou uma oportunidade perfeita para ser dona do próprio negócio.
A insatisfação com a aparência dos fios e com os produtos disponíveis no mercado fez com que fosse à luta. Ela fez um curso de cabeleireira com o objetivo de criar e testar novos produtos, encontrando a fórmula ideal para tratar as madeixas.
A beleza dos cachos acabou chamando a atenção de amigas e conhecidas, atraindo o interesse de algumas pessoas a se tornarem sócias de Zica na abertura do Instituto Beleza Natural, um salão especializado nos cuidados com cabelos crespos, cacheados e ondulados. A rede expandiu, e hoje são mais de 40 salões espalhados pelo Brasil, garantindo a Heloísa um destaque na revista Forbes como um das 10 empresárias mais poderosas do nosso país.
Garra, humildade, perseverança, inteligência emocional, força de vontade e determinação são ingredientes em comum entre essas mulheres empreendedoras. Com elas aprendemos que tudo é possível! Vá à luta, acredite na sua intuição, aproveite as oportunidades e corra atrás dos seus sonhos.
As histórias dessas mulheres te inspiraram a finalmente dar o pontapé inicial na sua empresa? Que tal agora conhecer as opções de capital para abrir a sua empresa?