Uma calculadora, uma caneta e papel com alguns dados finaceniros

Entenda de uma vez as diferenças entre gastos e investimentos

Os empreendedores precisam lidar com custos, valores, preços e outros conceitos que são importantes para os negócios. Se um profissional desconhecer os vocabulários utilizados pelas empresas poderá ter prejuízos, não importa qual seja o seu segmento de atuação no mercado. É preciso saber diferenciar custos, despesas, gastos e investimentos para alcançar o sucesso desejado.

A compreensão dos termos gastos e investimentos é relevante porque ajuda a efetuar de modo ágil várias funções relevantes. Por exemplo, a avaliação do desempenho, a análise financeira e o detalhamento das movimentações mensais fazem parte deste contexto. Neste post, vamos explicar o que são esses dois conceitos e a sua importância no cenário empresarial.

Gostaria de saber diferenciar gastos e investimentos? Acompanhe a leitura e descubra!

Saiba o que são gastos e investimentos

O conceito de gastos é abrangente, pois diz respeito aos valores que saem do caixa ou aos desembolsos das empresas. Sendo assim, todo o dinheiro que sair da companhia na forma de despesas, custos e investimentos é um gasto. O empreendedor precisa averiguar o total dos valores desembolsados em cada período para melhorar a administração desses recursos.

Já o termo investimento refere-se aos valores que são aplicados e que geram retorno financeiro para as empresas. Portanto, quando um empreendedor almeja aumentar a receita ou melhorar a imagem do negócio, pode optar pela aquisição de um novo maquinário, por exemplo. Existem investimentos que são aplicações financeiras rentáveis e que impedem que o dinheiro perca o seu valor.

Compreenda a importância de diferenciar os conceitos

É muito importante saber diferenciar esses dois conceitos, visto que eles impactam diretamente na tomada de decisão dos gestores. Os gastos têm finalidades distintas e precisam ser registrados da forma correta pelo empreendedor para que as avaliações das finanças sejam bem-sucedidas. Ao registrar corretamente os valores fica mais fácil avaliar os resultados de um negócio.

Banner - Blog Quiz

Confira as principais diferenças entre gastos e investimentos

O gestor que entende o significado de gastos e investimentos consegue identificar a possibilidade reduzi-los ou aumentá-los para beneficiar o empreendimento. Nem todos os gastos podem ser cortados. Os custos e as despesas podem ser reduzidos se essa redução não prejudicar a qualidade do produto ou a atividade-fim da sua empresa. Veja a seguir as diferenças entre os conceitos!

Gastos

Os gastos são os montantes financeiros utilizados pela empresa e que não geram retorno econômico. Desse modo, os seus retornos não são de ordem financeira e, por este motivo, estão associados ao endividamento. Se os gastos sobem, significa que o consumo de determinado recurso no empreendimento aumentou e pode gerar dívidas.

Procure equilibrar as contas para que as finanças continuem sendo controladas adequadamente. Caso você tenha o objetivo de aumentar os lucros, pode ser necessário cortar alguns custos e diminuir despesas para atingir as suas metas. Contudo, verifique quais gastos poderão ser reduzidos ou eliminados sem prejudicar a reputação do negócio.

Investimentos

O objetivo dos investimentos, por outro lado, é alcançar retorno financeiro ou agregar valor ao negócio. Investir pode aumentar a qualidade dos serviços ou produtos de profissionais como médicos, dentistas, advogados, arquitetos ou designers. Por outro lado, um bom investimento pode significar a aquisição de um imóvel ou equipamentos para oferecer melhor atendimento aos clientes.

Entendeu as diferenças entre gastos e investimentos? Um investimento que não gera retorno financeiro direto é diferente de um gasto por ter a finalidade de melhorar as condições do empreendimento. Eles podem gerar compromissos financeiros rentáveis como os financiamentos, mas jamais simbolizam um endividamento desnecessário. Aprenda a separar os dois conceitos antes de tomar decisões relevantes. 

Gostou do conteúdo? Então siga em frente e conheça os 7 tipos de investimento que são melhores que investidor anjo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.