Uma calculadora, uma caneta e papel com alguns dados finaceniros

Gastos e  Investimentos: o que são e qual a diferença

O segredo por trás de um empreendedor de sucesso é fugir dos prejuízos. E para isso é necessário muito conhecimento da área onde está operando. Mas o ponto básico, nós diríamos, é lidar com os conceitos da área contábil de uma empresa. Se um profissional desconhecer os vocabulários utilizados pelas companhias poderá prejudicar a receita, não importa qual seja o seu segmento de atuação no mercado. É preciso então saber diferenciar custos, despesas, gastos e investimentos para alcançar o sucesso desejado.

A compreensão dos termos gastos, investimentos, custos e despesas são relevantes porque ajudam a efetuar de modo ágil várias funções importantes. Por exemplo, a avaliação do desempenho, a análise financeira e o detalhamento das movimentações mensais fazem parte deste contexto. Neste post, vamos explicar o que são esses conceitos e a importância deles no cenário empresarial.

O que são gastos?

O conceito de gastos é abrangente, pois diz respeito aos valores que saem do caixa ou aos desembolsos das empresas. Sendo assim, todo o dinheiro que sair da companhia na forma de despesas e custos é um gasto. O empreendedor precisa averiguar o total dos valores desembolsados em cada período para melhorar a administração desses recursos.

O que são investimentos? 

Já o termo investimento refere-se aos valores que são aplicados e que geram retorno financeiro para as empresas. Portanto, quando um empreendedor almeja aumentar a receita ou melhorar a imagem do negócio, pode optar pela aquisição de um novo maquinário, por exemplo. Existem investimentos que são aplicações financeiras rentáveis e que impedem que o dinheiro perca o seu valor.

Apesar de muitas vezes serem custosos, os investimentos têm o potencial de aumentar a capacidade de produção, distribuição e divulgação de forma a gerar lucros significativamente maiores do que os valores investidos.

Mas atenção: é preciso estar sempre atento e estudar cada um dos seus investimentos com cuidado. Dessa forma você evita que eles se transformem em gastos desnecessários, que geram prejuízo para a sua empresa.

O que são custos? 

Entende-se por custo todos os gastos envolvidos na atividade-fim da empresa, que são imprescindíveis para produzir, oferecer ou entregar determinado produto. Ou seja, matéria-prima, energia, salário da equipe, equipamentos utilizados na produção e etc.

O que são despesas? 

Despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita na empresa, mas não estão envolvidos no processo de criação ou transformação do produto ou serviço. Por exemplo, aluguel da sala, telefone, comissão de vendedores, materiais de escritório, impostos e afins.

Por que um gasto não é um investimento?

Como explicamos, o gasto é todo valor que sai do caixa da empresa na forma de custo ou despesa. Ou seja, saem do orçamento de maneira quase obrigatória e não geram um retorno financeiro, como o investimento. Por exemplo, um curso sobre marketing digital para um infoprodutor certamente trará retorno financeiro, a longo ou médio prazo, para sua empresa. Sendo assim, um curso é um investimento. Já a compra de uma câmera simples é extremamente necessária para este infoprodutor, que está criando um conteúdo em vídeo.

Um investimento que não gera retorno financeiro direto é diferente de um gasto por ter a finalidade de melhorar as condições do empreendimento. Eles podem gerar compromissos financeiros rentáveis como os financiamentos, mas jamais simbolizam um endividamento desnecessário. Aprenda a separar os dois conceitos antes de tomar decisões relevantes. 

É também muito comum caracterizarmos investimentos como “despesa boa”, mas ressaltamos que um investimento não pode ser classificado como despesa, mas sim como um gasto. Portanto, para que gastos sejam classificados como investimentos (os chamados gastos bons), tenha em mente que o objetivo de um investimento é o de gerar benefícios que melhorem os resultados da empresa, como aumento da produção ou redução de custos e despesas, por meio da ampliação ou modernização dos componentes e processos da empresa.

Ok, mas quando um gasto deve ser classificado como investimento? É muito fácil confundir uma despesa com um investimento, mas para isso não acontecer, nossa dica é se perguntar: esse gasto irá trazer benefícios financeiros futuros? Se sim, então você está lidando com um investimento.

Quais são os exemplos de investimentos? 

A gente entende que esses conceitos podem ser confusos, então vamos exemplificar alguns tipos de investimentos para facilitar a compreensão.

Imóvel: a compra de um imóvel é um investimento a longo prazo. Seja para venda ou aluguel, o imóvel passa por uma valorização, gerando retorno financeiro para você no futuro. Por isso, é sempre importante levar em consideração alguns fatores antes da compra, como localização, preço e afins.

Curso de aperfeiçoamento: a educação sempre é investimento, pois no futuro, vai gerar frutos. Seja colégio ou um curso profissionalizante, escolhido a dedo para melhorar seu desempenho no trabalho ou no seu próprio negócio, provavelmente vai acabar gerando receita! Por isso, é considerado um investimento.

Compra de equipamentos específicos: se você é um fotógrafo de esportes, por exemplo, a compra de uma lente específica também pode ser considerado um investimento já que ela, apesar de não ser necessária, vai melhorar seu trabalho, atraindo clientes diferentes e mais seletivos. Ou seja, a longo prazo vai aumentar sua receita.

Investimento monetário: aqueles que você aplica uma quantidade de dinheiro visando aumentá-lo. Tesouro direto, CDI e por aí vai.

Qual a importância de entender essa diferenciação? 

É muito importante saber diferenciar esses conceitos, visto que eles impactam diretamente na tomada de decisão dos gestores. Os gastos têm finalidades distintas e precisam ser registrados da forma correta pelo empreendedor para que as avaliações das finanças sejam bem-sucedidas. Ao registrar corretamente os valores fica mais fácil avaliar os resultados de um negócio.

Agora que todos estes conceitos já estão claros, basta entrar em contato com a WeCont! Nós temos um time de especialistas preparado para te ajudar em todas as suas dúvidas e prontos para auxiliar sua empresa a faturar mais, economizando em impostos e taxas contábeis.  

Gostou do conteúdo? Então siga em frente e conheça os 7 tipos de investimento que são melhores que investidor anjo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.