Pensando em expandir mercado? Entenda os principais desafios

O crescimento de um negócio envolve uma série de mudanças, sendo que muitas delas podem colocar em xeque a qualidade da gestão e a capacidade de lidar com riscos. Por conta disso, ao pensar em expandir mercado, é preciso ter cuidado com os desafios.

Porém, quais desafios são esses, afinal?! É uma ótima pergunta e existem vários: o compromisso com a qualidade, o suprimento de força de trabalho e a correta gestão contábil são alguns bons exemplos. Torna-se, então, necessário ter cuidado e adotar as melhores práticas.

Ao longo deste artigo, aprofundaremos no assunto, explicaremos exatamente quais são os desafios em expandir mercado e como lidar com eles. Boa leitura.

Redução da qualidade

O primeiro desafio está na qualidade. O processo de expansão envolve o trabalho com mais insumos, processos, pessoas e tecnologias, o que é desafiador. Muitas vezes, isso pode comprometer a qualidade, visto que a empresa está focada no crescimento.

Então, ao expandir, o gestor precisa definir e acompanhar suas métricas relacionadas a isso, tendo o intuito de verificar se não há o comprometimento da excelência da entrega e, por consequência, a reputação de mercado da organização.

Adequação da força de trabalho

Ao expandir mercado, é preciso contratar mais talentos que cuidem de processos-chave, como vendedores, engenheiros, analistas e gestores. Sem esses profissionais, os processos adicionais podem não funcionar e sobrecarregar o atual time de trabalho.

No entanto, encontrar gente qualificada, com competências técnicas e comportamentais bem-alinhadas aos valores da empresa não é tarefa fácil. Logo, faz-se preciso investir em processos de atração e retenção de talentos.

Manutenção da simplicidade

Como já explicado, a expansão envolve a soma de novos recursos, como mais tecnologias, processos e profissionais. Um bom desafio, portanto, é fazer tais adições sem tornar as coisas muito difíceis e complexas, o que promoveria desperdício de tempo e dinheiro.

Nesse caso, cabe ao gestor pensar na estrutura organizacional e nos processos de trabalho, de modo que eles continuem “enxutos”, permitindo que a empresa responda com agilidade às mudanças do mercado e do cenário competitivo.

Alinhamento dos talentos e equipes

Expandir exige um enorme esforço em projetar cenários e assumir boas estratégias para competição. Entretanto, tão importante quanto é manter todos os profissionais e equipes de trabalho alinhados ao que deve ser feito, como e quando.

Quando o alinhamento interno falha, todo o processo de expansão pode ser prejudicado, o que traz prejuízos ao empreendimento. Nesse caso, o melhor é investir em bons programas de orientação e comunicação interna, além de iniciativas de conscientização do time.

Adequação do suporte contábil

Expandir mercado envolve uma série de mudanças de ordem econômico-financeira, por exemplo, no pagamento de tributos (impostos, taxas e contribuições), reconhecimento de receitas e despesas, entre outras atividades essenciais à manutenção do negócio.

Sem a adequação da contabilidade, o crescimento estará limitado e a empresa poderá perder competitividade. Nesse caso, o ideal é contar com uma boa consultoria contábil, de modo que suas atividades sejam escaladas mantendo as melhores práticas contábeis.

Expandir mercado é o sonho de muitos empreendedores e líderes de negócio, mas isso deve ser feito com organização, evitando que a operação seja afetada. Assim, além de crescer, você poderá melhorar seus resultados financeiros.

Gostou do nosso artigo, não é mesmo?! Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e garantir que seus amigos também fiquem por dentro do tema. Vamos lá!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.