Entenda agora como pagar menos impostos na sua empresa

Muitos negócios não conseguem manter um crescimento sustentável devido à alta carga tributária brasileira. Para resolver esse problema, é importante saber como pagar menos impostos, já que a legislação estabelece algumas medidas que podem ser implementadas como forma de conseguir a minimização de gastos com tributos.

Isso ocorre por meio da elisão fiscal, que se trata de um conjunto de manobras, permitidas por lei, que diminuem a incidência de impostos que recaem sobre as empresas. Ou seja, trata-se de uma prática lícita e possível.

Para ajudar o seu negócio nesse processo, elaboramos este post. Aqui, detalhamos as principais estratégias que podem ser usadas e como aplicá-las. CONTinue a leitura!

Realize um planejamento tributário eficiente

O planejamento tributário é um dos principais recursos que podem ser usados quando pensamos em como pagar menos impostos. Nele, devem ser estabelecidas todas as medidas para diminuir a carga tributária, de acordo com a legislação, considerando a área de atuação e as atividades exercidas na empresa.

Assim, é possível obter dados relevantes para definir o regime de tributação adequado, além de averiguar os vencimentos e pagamentos dos tributos. Também é possível, entre outras coisas, analisar a viabilidade da abertura de filiais, da produção e do lançamento de novos produtos.

Dessa forma, podemos dizer que o planejamento tributário é um recurso que precisar estar sempre atualizado e que deve constituir o quadro de relatórios de um negócio. Ele funciona como um guia para a empresa saber como reduzir a incidência de impostos e aplicar o valor economizado em outras operações.

Com certeza, essa é uma das saídas para quem quer abrir uma empresa, mas está com o pé atrás por causa da alta carga tributária.

Defina o melhor regime tributário

O regime tributário define a maneira como os impostos são calculados na empresa. Essa escolha é muito importante, já que impacta diretamente nas alíquotas dos tributos, nas bases de cálculo e no cálculo de aproveitamento dos créditos tributários. São esses os regimes existentes: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Por ser simplificado, o Simples Nacional costuma ser o mais escolhido. É o regime criado para simplificar o pagamento de tributos por EPP (Empresas de Pequeno Porte) e ME (Microempresas). Muitos acreditam que o Simples Nacional é a melhor opção para todo o tipo de empresa, o que nem sempre é verdade.

Existem várias situações em que um regime mais complexo, como o Lucro Real, é mais benefício, como é em empresas que possuem margem de lucro reduzida, prejuízos e/ou altas despesas com matéria-prima, energia elétrica, fretes etc.

Entre os impostos que sofrem mais influência do Lucro Real, estão aquele que recaem diretamente sobre a margem de lucro das empresas, como o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ) e a CONTribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSL).

No Lucro Presumido, o cálculo do CSL e IRPJ tem como base uma margem de lucro pré-fixada por lei. Mesmo que a empresa tenha um lucro maior, os impostos recairão apenas sobre a margem estipulada. Quando o lucro for menor, os impostos também são calculados com base na margem.

É muito importante elaborar um bom planejamento. Assim, é possível definir o regime mais adequado ao porte, ao faturamento e à atividade exercida pela empresa.

Conheça os benefícios fiscais

Quem possui dívida com o Fisco pode buscar vantagens proporcionadas pelo REFIZ. Trata-se de um programa que visa regularizar os débitos relativos à CONTribuição tributária de forma facilitada, com parcelamentos do valor ou até mesmo desCONTos de juros.

Além disso, há programas temporários para simplificar a regularização de uma empresa, como o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT), criado em 2018. Então, é importante estar atento as oportunidades para quitar as dívidas tributárias e fiscais do negócio.

A sua empresa também pode enCONTrar a oportunidade de utilizar outros benefícios fiscais, como a Lei Rouanet. Se aprofunde no assunto e veja as melhores alternativas para se regularizar e descobrir os benefícios fiscais que lhe permitem entender como pagar menos impostos.

Faça o pagamento dos impostos em dia

Outra medida que ajuda bastante a minimizar os gastos com tributos é o pagamento em dia dos impostos. Isso porque o atraso de pagamentos gera multas e outras sanções. Por isso, é necessário implementar um sistema de gestão de pagamentos para CONTrolar os prazos e evitar a incidência de valores adicionais propiciados pelo atraso na quitação.

Preste atenção no pró-labore!

Outra ação comum nas empresas é a diminuição do pró-labore, espécie de salário dos sócios de uma empresa. O motivo é simples: sobre esse valor, há acrescimentos relativos ao imposto de renda e à CONTribuição previdenciária. Os tributos não costumam recair sobre os dividendos (na divisão dos lucros anuais entre os sócios).

Antecipar os dividendos pode ser uma estratégia inteligente para reduzir os impostos. A diminuição do pró-labore deve constar no CONTrato Social, mas vale ressaltar que essa tática nem sempre é benéfica, considerando que, para retirar os dividendos, o negócio precisar obter lucros. Então, o ideal é avaliar bem o seu caso. Para isso, você pode CONTar com o auxílio de um profissional qualificado.

Analise as possibilidades de recuperação tributária

A recuperação tributária representa a possibilidade de recuperar o valor de taxas e impostos pagos de forma indevida ou desnecessária ao governo. Como forma de assegurar essa recuperação, é preciso que a organização tenha atenção aos créditos que tem direito.

É importante fazer o levantamento dos tributos pagos com erro, corrigindo-os monetariamente. Depois da análise, é preciso entrar com um procedimento administrativo e, caso seja necessária, uma ação judicial como forma de adquirir o direito de reaver o valor desembolsado com esses tributos.

Para obter êxito nesse processo, o ideal é CONTar com a ajuda de um CONTador. Esse profissional possui o conhecimento suficiente para ajudar a empresa na execução e acompanhamento da recuperação tributária.

CONTe com o auxílio de uma assessoria CONTábil

As atividades de CONTabilidade são uma das mais valiosas para qualquer empresa. Por isso, vale a pena escolher um bom serviço de assessoria CONTábil para pagar, de fato, menos impostos, manter as operações dentro da lei e alcançar os objetivos do negócio.

Faça uma pesquisa no mercado e peça indicações que garantam uma CONTratação de qualidade. Dê prioridade às oportunidades que se utilizam de estratégias digitais para dar mais liberdade às empresas e evitar dores de cabeça.

Entendeu como pagar menos impostos? Com as nossas dicas, você vai conseguir fugir de burocracias, CONTar com a ajuda de uma consultoria CONTábil moderna e começar a lucrar mais.

Para garantir um serviço CONTábil de qualidade na sua empresa, entre em CONTato com a WeCont! Conheça nossos planos e veja como podemos agilizar as suas operações.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.