Saber como organizar o tempo pode promover uma série de vantagens para você e seu negócio. Além de promover mais bem-estar e qualidade de vida, garante que você mantenha o foco no que realmente importa e alcance resultados superiores à média.
A questão-chave é: como fazer isso? Como tirar maior proveito do tempo? Existem várias estratégias úteis, como classificar suas tarefas diárias com base na importância e urgência, além de utilizar aplicativos que ajudam a manter o foco ao longo de certas tarefas.
Nos tópicos seguintes, ganhamos profundidade no tema. Apresentamos 4 dicas para você organizar o tempo e cuidar melhor dos negócios. Portanto, boa leitura!
1. Comece a se organizar pelo essencial (não trivial)
Uma primeira dica é dedicar tempo e energia primeiro ao que realmente importante. Ao que é essencial ao trabalho. Muitos profissionais, infelizmente, gastam horas e horas com coisas triviais, como checagens recorrentes ao e-mail ou longas ligações telefônicas.
Para tanto, no início do expediente, faça uma lista das tarefas necessárias. Coloque no topo da lista as mais importantes e só depois as menos importantes, até chegar às triviais. Desse modo, conseguirá empregar seu tempo e energia onde realmente importa.
2. Mantenha foco no que está fazendo
Na gestão do tempo, a falta de foco é um grande problema. Ela faz com que você precise de muito mais tempo para realizar tarefas simples, como responder um e-mail ou preencher um relatório. Além disso, pode promover erros, conflitos e acidentes no trabalho.
Para lidar com esse problema, vale estudar exercícios de atenção plena (mindfulness). Você também pode investir em técnicas de controle do foco, como a técnica Pomodoro, que prevê intervalos de 5 minutos para cada 25 minutos de concentração em uma atividade.
3. Não procrastine suas tarefas
Ao longo do trabalho, o mais comum é que receba atribuições com datas para entrega ou que, pelo menos, saiba quando deve entregar suas tarefas. O ponto é que muitas pessoas são procrastinadoras, o que prejudica tanto a organização quanto o controle do tempo.
Para lidar com a procrastinação, invista em tarefas com prazos mais curtos. Peça para que alguém — um amigo de trabalho ou familiar — lembre você do que deve ser feito. E mais, não assuma muitas coisas ao mesmo tempo.
4. Conte com a ajuda da tecnologia para organizar seu tempo
Mais do que nunca, a gestão do tempo pode contar com o suporte da tecnologia. Hoje, existem vários softwares e aplicativos dedicados à melhoria da relação entre pessoas e seu tempo. Assim, além de mais proveito, é possível ter mais prazer. Veja alguns exemplos:
- aplicativo check-list;
- agenda eletrônica;
- aplicativo com exercício para atenção plena;
- aplicativo do tipo Pomodoro.
A tecnologia ideal depende do seu desafio. Se sente que se distrai fácil e perde tempo, por exemplo, um aplicativo com técnica Pomodoro pode ajudar, de modo que consiga definir o tempo de foco e o tempo de relaxamento.
Agora você está por dentro do assunto, sabe como organizar o tempo e cuidar melhor dos seus negócios. Lembre-se que isso pode resultar em muitas vantagens, como o aumento da produtividade e qualidade de vida, além de melhores resultados organizacionais.
E então, gostou do artigo? Aproveite para participar. Comente seus principais desafios para gestão do tempo e técnicas que utiliza para contorná-los. Vamos lá!