5 dicas para aumentar a produtividade de seu negócio

Aumentar a produtividade e a rentabilidade é um dos objetivos em comum de todas as empresas. Afinal, quanto mais os colaboradores produzem, a tendência é que alcancem melhores resultados.

No entanto, não dá para esperar que eles sejam engajados e motivados por vontade própria. É papel da organização investir em ferramentas e estratégias que estimulem os profissionais a ter uma rotina mais produtiva para cumprirem com os objetivos do negócio.

Neste artigo, separamos 5 dicas valiosas para que as equipes atuem de forma mais produtiva. Além disso, explicamos o papel da inovação nesse processo e por que ela gera vantagem competitiva para a empresa. Confira!

A importância da produtividade nas empresas

Como mencionamos, aumentar a produtividade das equipes é um desejo em comum de grande parte das empresas. Mas é também um desafio.

O mundo corporativo está cada vez mais competitivo e, por isso, várias organizações estão correndo atrás de alcançar esse mesmo objetivo. O motivo? A importância que a produtividade tem para a empresa.

Produzir mais não significa, necessariamente, entregar um alto volume em produtos ou realizar centenas de processos em tempo recorde. Na realidade, é prezar pela qualidade, maximizando os lucros.

Tudo isso pode ser alcançado quando a empresa está focada em uma atuação estratégica. A produtividade é algo a ser alcançado por meio de um planejamento seguro e ferramentas adequadas. Assim, é possível promover a sustentabilidade do negócio, em vez de pensar somente no curto prazo.

Dicas para aumentar a produtividade

Preparado para saber quais alternativas podem ser utilizadas para aumentar a produtividade? Veja a seguir!

1. Utilizar a tecnologia como aliada

Aumentar a produtividade dos colaboradores e dos processos da empresa parte de dois princípios. No caso dos profissionais, está relacionado à satisfação. Já quando falamos em processos, a automatização torna a rotina mais produtiva.

Nas duas situações, a tecnologia veio para ajudar. A otimização de processos burocráticos, como o controle do relógio de ponto, folha de pagamento e gestão de tributos, facilita o dia a dia dos profissionais.

Como a inteligência artificial dá conta do recado, sobra tempo para se dedicar às questões estratégias, tão importantes para o bom andamento dos negócios. Tudo isso aumenta a satisfasção dos colaboradores e contribui para que sua atuação seja ainda mais produtiva.

2. Contar com metas realistas

Se você quer uma equipe produtiva, é importante informar para as pessoas o quanto elas devem produzir e onde devem chegar. E essas metas precisam, obrigatoriamente, ser realistas.

Isso porque metas irreais e intangíveis, em vez de aumentar a produtividade, podem desmotivar e causar insatisfação. Além disso, é um dos motivos de elevar os picos de estresse e levar as pessoas a desenvolver a síndrome de Burnout (esgotamento físico e mental por desgaste ou pressão no trabalho).

Por mais que pareça tentador estabelecer números impressionantes, é preciso um planejamento alinhado e consciente, além da orientação correta das equipes para que seja possível atingir aos resultados esperados.

3. Oferecer benefícios aos colaboradores

A política de benefícios sempre vai ser um assunto presente quando o assunto é aumentar a produtividade. Mencionamos acima que colaboradores satisfeitos são mais produtivos. Nesse sentido, também precisamos chamar atenção para a competitividade do mercado — as empresas não estão competindo só pelos clientes, mas também pelos melhores profissionais.

As novas gerações não se prendem mais a empregos esperando se aposentar em uma organização. Esses indivíduos fazem questão de trabalhar em locais que atendam às suas expectativas. Por isso, um pacote de incentivos interessante é fundamental para manter uma equipe engajada e produtiva.

Plano de saúde e vale-alimentação já podem ser considerados como básico. É necessário pensar em estratégias inovadoras e considerar as tendências do mercado — como o home office — para criar propostas realmente atrativas. 

4. Implementar a cultura do feedback e planos de carreira

Após definir e comunicar as metas, é necessário dar um retorno aos profissionais. Toda equipe vai ter seus pontos fortes e fracos que devem ser potencializados ou corrigidos e, para que isso seja possível, é necessário comunicar. Isso deve ser feito de maneira adequada.

Os feedbacks são para que o profissional receba um retorno sobre a sua atuação. A intenção é que ele fique ciente das evoluções e, com isso, sinta-se mais motivado a trabalhar. É importante utilizar métricas de avaliação de desempenho, a qual expõe de maneira segura dados reais sobre o rendimento das equipes.

Com a avaliação de desempenho e a cultura do feedback implementadas, é hora desse sistema se transformar em um plano de carreira. Colaboradores com boas avaliações e oportunidade de crescimento certamente serão mais produtivos. 

5. Apostar em profissionais capacitados

Verdade seja dita: existe muita gente qualificada no mercado para resolver as demandas do dia a dia em uma empresa. No entanto, nem sempre é possível aumentar o número de colaboradores ou encontrar um profissional à disposição do mercado procurando uma oportunidade.

A tecnologia mudou essa realidade. São centenas de plataformas de prestação de serviços disponíveis para melhor atender o empreendedor no que ele precisar. Uma delas é a WeCont, consultoria contábil online e automatizada que está ao dispor dos administradores para aprimorar os processos relacionados à contabilidade. Oferecemos os seguintes serviços:

  • abertura de empresa;
  • contabilidade;
  • fiscal;
  • gestão de pessoal;
  • consultoria tributária;
  • consultoria em gestão pessoal;
  • consultoria contábil
  • consultoria em legalização de empresa;
  • legalização de empresa.

O papel da inovação

Aumentar a produtividade e a lucratividade é uma missão que só pode ser completada se a empresa atuar de maneira estratégica. Por isso é importante inovar, tanto em ferramentas como nas estratégias que serão adotadas.

Sair do comum pode parece difícil, mas não é impossível. Ainda mais quando se utiliza de softwares de gestão para otimizar a rotina. Como já dissemos, quando a máquina realiza processos, os humanos podem se dedicar a buscar por soluções que contribuem para p alcance de objetivos.

As ferramentas digitais permitem que as empresas realizem suas atividades em menor tempo, com qualidade, segurança e menos erros. Portanto, se você está em busca de aumentar a produtividade e a rentabilidade, considere nossas dicas, traga mais tecnologia e autonomia para o seu negócio.

Entre em contato com a WeCont e veja como podemos ajudar você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.