Collab: o que é e a importância das parcerias com influenciadores

Quem acompanha influenciadores, com certeza já percebeu que é bastante comum a prática das collabs entre criadores de conteúdo. Mas você sabe o que é isso? Será que vale a pena? Este artigo vai te explicar exatamente como tudo isso funciona!

Collab: o que é?

Uma collab nada mais é que uma colaboração entre dois ou mais criadores de conteúdo, que decidem se juntar e aparecer um na rede do outro na intenção de atrair inscritos para ambas redes e crescerem juntos.

Ou seja, essa collab dá visibilidade para que o público de um criador possa conhecer outro criador que, em essência, tem o mesmo interesse. Ao invés de criar uma competição, cria-se então uma aliança pontual.

Quais os tipos de collab e suas vantagens?

Você provavelmente conhece a collab mais comum, que é quando influencers se juntam e criam conteúdos de vídeo para o canal do outro, atraindo inscritos para os canais. No entanto, existem outros tipos de colaborações, conforme você confere abaixo:

Collab por live – são as colaborações feitas por lives do Instagram. Neste tipo, você tem a vantagem de não precisar de edição. Ou seja, vocês se conectam, falam sobre determinado assunto e ainda, em tempo real, conseguem atingir novos seguidores para os perfis.

Collab por foto – este tipo é mais difícil se você não é um mestre da edição e o seu parceiro está em outra cidade, por exemplo. Mas não é impossível. A criatividade é a essência, mesmo que vocês se encontrem pessoalmente para produzir a imagem. Aqui, a vantagem também é atrair seguidores e audiência, mas não ao vivo.

Collab para criar produtos – Quando falamos em conteúdo colaborativo, pensamos automaticamente em posts nas redes, mas você também pode fazer collabs para criar infoprodutos ou produtos em parceria com influencers. A vantagem é atrair retorno financeiro direto, além de brand awareness para os parceiros.

Quando fazer uma collab?

Para saber a hora de fazer uma colaboração, seja ela para criação de produtos ou para criação de conteúdo é simples, basta você pensar nos benefícios abaixo e se é isso que você deseja.

  1. Quer aumentar o poder de alcance do seu negócio por meio de campanhas publicitárias conjuntas?
  2. Quer otimizar as tarefas e processos operacionais por meio do compartilhamento das etapas de produção e gestão?
  3. Quer crescer o número de inscritos no canal da sua marca ou das redes sociais?

Se você respondeu sim para essas perguntas, então talvez seja o momento de você pensar em fazer uma collab.

Como fazer uma collab?

Escolha bem o  produtor de conteúdo ou infoprodutor parceiro

O primeiro passo para uma collab de sucesso é acertar no parceiro! Um conteúdo colaborativo  bem feito e com o parceiro certo, vai trazer muitos benefícios para o seu perfil. Mas isso não significa que você deve fazer essa escolha baseando-se no número de seguidores ou inscritos que ele tem nas redes sociais.  O segredo é escolher uma pessoa que tenha o mesmo público  que o seu ou bastante similar, de preferência, claro, maior que você. Por exemplo, se você é um gamer, muito provavelmente sua audiência não está esperando do seu canal um conteúdo sobre maquiagem. Então, qual a vantagem de fazer uma collab com uma blogueira de make? Nenhuma.

Pode ser que durante sua carreira de influenciador você seja convidado por marcas para fazer um job que tenha muitos influencers de vários segmentos, e tudo bem! Mas se a ideia é fazer um conteúdo próprio, com qualidade, para divulgar seu trabalho no perfil da outra pessoa, e o dela no seu, escolher pessoas que tenham um público mais parecido aumentam as chances de ter mais resultados positivos, pois os conteúdos já estão alinhados com a audiência. 

Combine tudo nos mínimos detalhes

O planejamento e briefing é tudo aqui! Como são duas pessoas criando e pensando, é importante que antes de iniciar a produção, vocês já saibam exatamente o que querem criar, como vão criar e nunca esquecer de mostrar os dois colaboradores. Afinal, o público quer ver os dois juntos. Mas cuidado para não tornarem o conteúdo algo robótico. A autenticidade é o que te difere dos outros, não esqueça!

Compartilhe funções

Uma boa collab tem sempre o toque do outro, então compartilhem as funções para que todos façam o mesmo esforço. 

Controle os números

Após o material ser publicado, chegou a hora de checar se a parceria valeu a pena. Ou seja, olhem os números. Chequem se rendeu seguidores, se rendeu engajamento, se trouxe bons resultados.

Passe feedback

Após essa análise, passe o feedback para seu parceiro para que nas próximas parcerias, tanto suas quanto dele, vocês tenham mais conhecimento sobre o que funcionou e o que não funcionou. Esse passo é bastante importante pensando no futuro, para fazer melhores escolhas de colaboradores, atraindo ainda melhores resultados.

Como funciona a collab entre marcas e produtores de conteúdo?

O passo a passo é bastante parecido neste caso, mas existe uma diferença, que é a precificação. Ou seja, a consideração de preços para uma collab entre marcas e infoprodutores envolve valores de cachê, produção, edição, influencers e etc. Obviamente, cada caso é um caso, mas na hora de precificar, você precisa pensar basicamente calcular o valor da produção, a propriedade intelectual, distribuição, cachê de influenciador e a amplificação de mídia.

Normalmente, quando a parceria é entre produtores de conteúdo ou amigos, os custos existentes são divididos igualmente, mas quando as marcas entram, os custos costumam ser maiores, pois tendem a ser produções maiores e na maioria das vezes com influenciadores pagos.

Depois de se entender tudo para criar uma collab de sucesso, conheça melhor a WeCont e entenda como podemos te ajudar no mercado digital.

A WeCont é uma startup de contabilidade que nasceu do desejo de promover a transformação contábil de maneira disruptiva dentro das empresas. Decidimos mudar a realidade dos empreendedores de todo o Brasil, deixando toda a burocracia para trás e promovendo um serviço contábil de altíssima qualidade, com foco exclusivo no sucesso dos infoprodutores.

Nós entregamos estratégias digitais inovadoras, não só para diminuir seus custos, mas também para alavancar o seu crescimento, com agilidade e credibilidade. Com o nosso apoio, as suas ideias podem se transformar em negócios viáveis, já que nosso foco é a estratégia focada em economizar tributos e aumentar o fluxo de caixa.

O canal de conteúdo médico Além da Medicina transformou a forma de enxergar e desenvolver a carreira médica. Com a missão de ajudar a construir a futura geração de médicos que irão revolucionar o jeito de fazer medicina, a empresa transforma a sua expertise em materiais feitos para quem quer ter uma trajetória de sucesso na medicina.

Nossas soluções contábeis economizaram mais de R$39 mil reais em um único lançamento da empresa, proporcionando um fluxo de caixa que gerou um maior investimento no lançamento seguinte. Quer saber mais sobre as nossas soluções que reduziram em cerca de 50% os tributos do lançamento do Além da Medicina? Entre em contato com o nosso time de especialistas contábeis hoje mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.