Qual a melhor ferramenta de CRM: RD Station, Active Campaign ou Hubspot

Você sabe o que é um CRM?  Entre as principais ferramentas desse tipo, estão a RD Station, a ActiveCampaign ou a Hubspot. Esses recursos são importantes para vários tipos de empresas, inclusive para os infoprodutores que buscam melhorar o relacionamento com os clientes, otimizar as tarefas e impulsionar as vendas. 

Neste artigo, você vai entender o que significa a sigla CRM e quais as vantagens de usar essa ferramenta. Saiba também as características de cada um dos principais CRMs disponíveis no mercado. Com isso, poderá escolher a opção mais apropriada para o estágio do seu infonegócio. Confira!

O que é um CRM?

CRM é uma sigla para a expressão em inglês Customer Relationship Management, que pode ser traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Assim, o termo é usado para se referir a um sistema capaz de registrar e gerenciar todos os pontos de contato com os seus leads, clientes e oportunidades de negócio.

Na prática, toda vez que um cliente em potencial entra em contato com o seu time de vendas, por exemplo, essa interação fica registrada no sistema. Dessa forma, a sua empresa ganha a chance de organizar os pontos de comunicação e ter o histórico do relacionamento.  

Um CRM pode funcionar tanto no computador quanto na nuvem. A segunda opção é interessante principalmente para equipes que precisam acessar os dados armazenados de diferentes dispositivos  e de qualquer lugar, desde que seja acessado com login e senha. 

Com isso, é possível obter mais flexibilidade e organização das informações. Desse modo, o CRM é um recurso que possibilita impulsionar as estratégias do seu time de vendas, aumentando a possibilidade de vender mais. 

Para que serve uma ferramenta de CRM?

O CRM é bem mais do que apenas uma lista de contatos. O objetivo do recurso é promover um relacionamento mais assertivo e próximo com os seus clientes, fazendo com que eles tenham uma melhor experiência durante o processo de vendas.

A sua empresa passa a ter acesso a todas as interações com os leads e o vendedor ganha tempo para promover as ações mais adequadas para fechar negócio. É possível oferecer oportunidades conforme as necessidades dos consumidores e nos momentos mais adequados. 

Com isso, a experiência do cliente com a sua empresa se torna mais personalizada. O seu negócio diminui a possibilidade de perder oportunidades de venda simplesmente por não saber o que o cliente precisa. 

Desse modo, o CRM também é capaz de promover a fidelização dos seus clientes. Ao centralizar os dados, as suas equipes podem fazer um marketing direcionado e ajudar a manter o consumidor na sua base. 

Quais são as principais funcionalidades de um CRM?

Agora que você já entendeu o que é CRM e para que serve, conheça adiante as principais funcionalidades que esse tipo de software apresenta. Dessa maneira, também vai saber o que a sua empresa ganha ao adotar o recurso. 

Integrações

O CRM apresenta a vantagem de permitir integrações com outros softwares usados pela sua empresa, para otimizar o tempo dos seus colaboradores. É comum a integração entre CRM e softwares de ERP (Enterprise Resource Planning), que realiza a gestão de processos organizacionais, principalmente financeiros.  

Ao conectar o CRM ao ERP, a sua empresa ganha a chance de obter um controle mais fiel das vendas e do faturamento. Como resultado, as organizações obtêm mais segurança no momento de fazer balanços de caixa, por exemplo. 

Os softwares CRM ainda permitem a integração com ferramentas de automação de marketing e de geração de leads.  Em vista disso, os profissionais de marketing obtêm melhores insights para campanhas. A integração também favorece o time de vendas, que conseguem melhores resultados com as informações do marketing.

Criação de funis de vendas

O CRM possibilita a criação de funis de vendas para que a sua empresa tenha conhecimento de qual estágio cada cliente está na jornada de compra. É possível registrar desde o primeiro contato do lead até o fechamento do negócio. 

Além do mais, a ferramenta permite realizar a gestão do funil, com fases padronizadas. As equipes também conseguem ter uma visão mais ampliada de todas as oportunidades que estão em andamento e direcionar as ações mais apropriadas.

Registro automático de pontos de contato

O software de Customer Relationship Management é capaz de registrar de forma automática os contatos que os leads tiveram com a sua empresa. Dá para saber se baixou um e-book e quais foram as ligações recebidas, por exemplo. 

Com base nessas informações, os times de vendas e de marketing podem antecipar iniciativas para aumentar a possibilidade de conversão. Isso significa que é possível enviar as ofertas mais oportunas para cada contato. 

Automação de tarefas

As empresas que adotam CRMs ainda conseguem automatizar tarefas para otimizar a produtividade das equipes. O software permite a criação de lembretes para que os vendedores sejam notificados sobre o que precisam fazer. 

Sem perder tempo com tarefas repetitivas, as equipes de vendas podem se concentrar em estratégias mais importantes, como entrar em contato com clientes. Por consequência, o ganho em produtividade também pode resultar na melhoria dos resultados em vendas.  

Geração de relatórios

A ferramenta proporciona a geração de relatórios com dados em tempo real sobre os resultados da sua empresa. Portanto, você economiza horas de trabalho que seriam gastas coletando dados manualmente. 

Em vez disso, o CRM viabiliza conhecer como está o desempenho da sua equipe por meio de relatórios visuais. Esse recurso é fundamental para basear a tomada de decisões de gestores, identificar gargalos e propor melhorias. 

Análise de indicadores

O CRM ainda é um recurso útil para o acompanhamento e a análise de indicadores de desempenho. É possível adotar ferramentas que mostram os principais indicadores, como a taxa de conversão, a quantidade de leads gerados por vendedor e churn rate. 

Ao considerar essas informações, a sua empresa pode ter insights valiosos. Dá para saber em quais pontos a sua estratégia está dando certo e realizar os ajustes a tempo, com mais transparência e objetividade.

Qual a melhor ferramenta de CRM? Compare RD Station, Active Campaign ou Hubspot

Tendo em vista os benefícios do uso de um CRM para qualquer empresa, separamos adiante as características das 3 principais ferramentas desse tipo. Com foco na atuação dos infoprodutores, explicamos os pontos que devem ser observados em cada opção disponível no mercado antes de implantar o recurso. 

  1. ActiveCampaign

Como surgiu

A ActiveCampaign foi considerada por muitos anos como uma ferramenta de automação de e-mail marketing. Mas a empresa criou o termo Customer Experience Automation (automação da experiência do cliente) e oferece funções integradas. Além de e-mail, também dispõe de automação de marketing e CRM.   

Principais funcionalidades

A ActiveCampaign propõe a automatização e o gerenciamento de toda a experiência do cliente, para você controlar todos os pontos de contato em uma só ferramenta. Com isso, a integração é a principal funcionalidade. 

O recurso também permite que você faça várias personalizações, seja para construir fluxos de trabalho ou para desenvolver o relacionamento com a sua audiência. Também é possível contar com o suporte para chats, utilizar funções de qualificação de leads e realizar testes A/B.

Prós e contras

Um dos pontos positivos da ActiveCampaign é ter uma interface relativamente intuitiva. O layout permite que as principais funções estejam disponíveis para os usuários com apenas alguns cliques. A central de ajuda ainda conta com conteúdos educativos e tutoriais para tirar dúvidas. 

Além do mais, dá para escolher planos mais flexíveis. Um infoprodutor que estiver iniciando no mercado pode escolher a ferramenta porque tem planos mais baratos em comparação com outras opções de CRM do mercado.

Por outro lado, apesar de a ActiveCampaign oferecer muitas funções, as empresas que escolhem essa opção podem precisar investir em outras ferramentas.  Entre os recursos que ficam de fora, estão os construtores de site ou de lojas online. 

Valores médios da ferramenta

A ActiveCampaign oferece uma avaliação gratuita de 14 dias. Os planos anuais custam a partir de R$ 79 por mês, para até 1000 contatos (Lite). Com esse valor, já é possível contar com recursos como envio de newsletters, automação de marketing, e-mail marketing, formulários de captação de leads, entre outros. 

  1. Hubspot

Como surgiu 

Fundada em 2006, a Hubspot é uma empresa norte-americana que usa tecnologia e metodologia inbound. Com mais de 30 ferramentas, o software da empresa centraliza todas as informações coletadas por uma empresa e conta com um CRM grátis. 

Principais funcionalidades

O software da Hubspot envolve todas as áreas de comunicação das empresas com os seus clientes. Assim, abrange desde o primeiro contato com a marca, até o processo de captação e conversão de leads, bem como o pós-venda.

A plataforma permite a personalização de cada fase do processo de vendas. Dá para gerenciar os contatos de uma maneira simples e entender em qual momento o lead se encontra.

Além disso, a ferramenta dispõe de automatização de várias funções, como distribuição de leads e evolução dos estágios de vendas. O CRM ainda possibilita uma visão ampliada do processo de vendas e a geração de relatórios para análise de resultados.  

Prós e contras

A interface simples também é uma das vantagens da Hubspot. Os dashboards que podem ser criados na plataforma são bastante dinâmicos, permitindo uma visão integral do ciclo do cliente. 

O suporte do CRM também está disponível por meio de diferentes canais: telefone, chat e e-mail. O Hubspot conta com a facilidade de integração com várias plataformas, como Mailchimp, Facebook Ads e WordPress. No entanto, um ponto que merece atenção é que o Hubspot não permite personalizar os nomes das fases do ciclo de vendas. 

Valores médios da ferramenta

Você pode usar a versão gratuita do Hubspot, mas, ao contratar os pacotes de upgrade, pode obter mais funcionalidades. Nesse sentido, um infoprodutor em crescimento no mercado pode adotar a versão paga, porém custear um valor mais alto do que na ActiveCampaign e RD Station.

O plano do Sales Hub Starter, por exemplo, custa US$ 45/ mês. A principal diferença em relação a opção gratuita é que o plano pago consegue desbloquear o acesso a ferramentas de produtividade, como reuniões, orçamentos e chamadas.  

  1. RD Station

Como surgiu

O RD Station foi lançado em 2012 pela então startup Resultados Digitais, que surgiu em Florianópolis. A empresa foi rebatizada de RD Station e hoje tem mais de 30 mil clientes, sendo 3% deles de fora do país. 

Principais funcionalidades

A ferramenta tem base na metodologia da Máquina de Crescimento e conta com funcionalidades para o relacionamento das empresas com a sua audiência. O recurso também permite analisar os resultados da sua estratégia e gerar relatórios. 

O software conta com a função Planos de Sucesso, para que os empreendedores criem projetos com prazos definidos e direcionem os responsáveis da equipe que ficarão envolvidos. 

De outro modo, as funcionalidades de Otimização de página (SEO) e Painel de palavras-chave também são úteis para melhorar o posicionamento do site do seu infonegócio no Google.

A ferramenta ainda dispõe da possibilidade de investir em anúncios em mídias sociais, para que você consiga programar todas as postagens. Você pode elaborar e gerenciar os anúncios do Facebook dentro do RD Station.

Prós e contras

A RD Station conta com uma interface intuitiva para que o usuário aproveite as funcionalidades. Também dá para escolher planos mais acessíveis, com uma boa relação custo/benefício.

Porém, as Landing Pages tem capacidade reduzida de customização. Os testes A/B que a ferramenta oferece são considerados muito básicos, assim como os dashboards  e os fluxos de automação disponíveis. 

Valores médios da ferramenta

A RD Station oferece 10 dias de teste grátis da ferramenta. Os planos começam com a opção Light, com até 1000 contatos. O preço promocional é de R$50/mês nos três primeiros meses e R$69 depois desse período. Com esse valor,  o usuário pode criar sequências de e-mails, Landing Pages e postagens em redes sociais. 

Como a WeCont pode ajudar você infoprodutor

Curtiu conhecer as funcionalidades dos principais CRMs do mercado? Aproveite para entender como a WeCont, uma startup de contabilidade que apresenta foco exclusivo no sucesso dos infoprodutores, pode ajudar o seu negócio.

A empresa nasceu do desejo de promover a transformação contábil de forma disruptiva dentro das empresas. Por isso, oferece um serviço contábil de altíssima qualidade, que permite que os empreendedores deixem toda a burocracia para trás. 

Por meio de estratégias digitais inovadoras, a WeCont proporciona não somente a redução de custos, como também impulsiona o crescimento das organizações, com agilidade e credibilidade.

Além de  suporte contábil, auxiliamos na abertura da sua empresa, na  economia dos tributos e no aumento do fluxo de caixa. Entre em contato conosco e trabalhe com um time focado em trazer os melhores resultados! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.