Conversões otimizadas pelo Google

Você sabe o que são conversões otimizadas e como essa ferramenta ajuda a proteger os dados dos seus clientes? Esse é um recurso que melhora a análise de dados e promove mais segurança para as informações. 

A seguir, você vai entender o que são conversões otimizadas e como funcionam. Também citamos a importância de utilizar essa ferramenta e de que maneira você pode configurá-la. Confira! 

O que são conversões otimizadas?

As conversões otimizadas são um recurso capaz de melhorar a precisão das métricas de conversão. Para isso, a ferramenta usa um algoritmo de hash unidirecional e seguro, que é chamado de SHA256, antes de enviar os dados dos seus clientes ao Google. 

Esse recurso funciona somente para os tipos de conversões em que há dados dos clientes.

Nesse caso, são exemplos as inscrições e assinaturas. É necessário que esteja disponível informações como número de telefone, endereço de e-mail, nome e endereço residencial.

A depender do tipo de conversão otimizada que você utiliza, os dados podem ser usados de formas diferentes. É possível que as conversões sejam otimizadas para web ou para leads. O primeiro caso é útil para os anunciantes que buscam acompanhar as vendas e eventos que acontecem em um site. 

Já as conversões otimizadas para leads são interessantes para os anunciantes que desejam acompanhar as vendas de leads que acontecem fora de um site, como por e-mail ou por telefone. Dessa forma, nessa última modalidade, você consegue melhorar a medição das transações offline de um lead ou visitante do seu site.  

Qual é a importância das conversões otimizadas?

Esse recurso permite que a sua empresa recupere conversões que, de outra forma, não teriam sido mensuradas. Também é possível aprimorar a otimização de lances e proteger a privacidade dos seus clientes. 

A proteção dos dados é fundamental em um cenário de demanda mundial por mais privacidade. No Brasil, por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) regulamenta a maneira que os dados devem ser captados, tratados e armazenados pelas empresas. 

Dessa forma, a legislação também determina o que deve ser feito para a mensuração de campanhas em mídia online. Foi reduzida a possibilidade de usar cookies de terceiros para fins de medição de resultados de campanhas. Nesse sentido, as conversões otimizadas se mostram como um dimensionamento mais viável.  

De outro modo, a ferramenta impulsiona o crescimento da receita dos anunciantes. De acordo com dados do Google, com base nos clientes de conversões otimizadas integrados entre março e setembro de 2021, o impacto do recurso é de 5% de aumento médio nas taxas de conversão. 

Também houve aumento de 17% nas taxas de conversão entre aqueles que fizeram teste com investimento em Video Action Campaigns (campanhas de ação em vídeo, em português). 

Em conclusão, é possível destacar que as conversões otimizadas aprimoram o padrão de acompanhamento das métricas e lances das suas campanhas. As equipes de marketing conseguem avaliar as suas estratégias, sem deixar de respeitar o direito dos usuários de segurança e privacidade.  

Como as conversões otimizadas funcionam?

Confira o passo a passo de como as conversões otimizadas para web funcionam.

  1.  O usuário logado no Google clica em um link de anúncio. 
  2. Mais tarde, esse usuário compra o produto anunciado no seu site.
  3. Nesse momento, a tag captura uma informação que o anunciante delimita, a exemplo de e-mail ou telefone desse cliente.
  4. Os dados são anonimizados e protegidos, além de enviados à base de dados do Google.
  5. O recurso compara essas informações anonimizadas com dados de outros usuários na base de dados do Google. 
  6. A conversão é reportada na conta do anunciante e pode ser identificada por ter clicado em um anúncio da sua empresa. 

Já a conversão otimizada para lead apresenta as seguintes etapas:

  1. O usuário clica em um anúncio e chega ao seu site. 
  2. O usuário navega em seu site e lê sobre seu produto ou serviço. 
  3. O usuário preenche um formulário disponível em seu site e se torna um lead para a sua empresa. 
  4. O seu site envia informações do lead que você especifica, com hash, para o Google (por exemplo, endereço de e-mail). 
  5. As informações do lead podem ser armazenadas no banco de dados do seu CRM. 
  6. Quando um lead se torna um cliente, você carrega as informações do lead com hash. 
  7. Por fim, o Google combina as informações com hash com o anúncio que gerou o lead.

Como configurar as conversões otimizadas para web

Segundo o Google, há três formas de configurar as conversões otimizadas para web. A primeira delas é por meio do gerenciador de tags do Google. Para isso, faça login na sua conta do Google Ads. No ícone ferramentas, escolha a opção “Conversões” e ative as conversões otimizadas.

Também é possível configurar as conversões otimizadas para web com sua tag global do site. Verifique se há dados próprios dos clientes disponíveis na página em que a tag de acompanhamento de conversões é disparada. Do mesmo modo, realize as alterações no campo ferramentas, após fazer login no Google Ads. 

Depois, você pode obter os dados de conversões otimizadas usando API, para dispor de mais controle sobre as informações. Outra vantagem é que os dados próprios podem ser fornecidos após o evento de conversão, com até 24 horas. O recurso também pode ser ativado após fazer login no Google Ads. 

Como configurar conversões otimizadas para leads

Na hora de configurar as conversões otimizadas para leads, você também pode fazer as mudanças de configuração usando o gerenciador de tags do Google ou a tag global do site, se o uso for de forma direta e não em uma ferramenta de terceiros. As mudanças podem ser feitas igualmente no ícone Ferramentas.

WeCont: contabilidade para escalar o seu infonegócio

Nascida com o propósito de promover a transformação contábil de forma disruptiva dentro das empresas, a WeCont é uma startup que defende a redução da burocracia para mudar a realidade dos empreendedores. Com foco exclusivo no sucesso dos infoprodutores, proporcionamos um serviço contábil de altíssima qualidade. 

Portanto, apresentamos soluções digitais inovadoras, com o objetivo de reduzir os seus custos e alavancar o seu crescimento. Com o nosso apoio, o seu negócio pode se desenvolver com mais credibilidade e agilidade. 

Para isso, auxiliamos o seu infonegócio desde a formalização da empresa até o oferecimento de um suporte contábil personalizado. A nossa parceria ainda permite a redistribuição de tributos e o aumento no investimento no fluxo de caixa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.