Marketing digital: confira 5 dicas para produtores de conteúdo

As estratégias de marketing digital para produtores de conteúdo podem resultar no aumento das vendas, no fortalecimento da marca e na fidelização dos clientes. Por isso, esse é um segmento que vale a pena investir, mesmo que você ainda esteja iniciando no mercado de infoprodutos. 

Neste post, iremos detalhar por que é importante colocar em prática ações de marketing digital. Também daremos 5 dicas eficientes de marketing online para produtores de conteúdo. Por fim, você vai entender como um serviço de contabilidade pode ajudar o seu negócio a crescer. Boa leitura!

Marketing digital para infoprodutores: por que é importante? 

A pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil” mostrou que 94% das empresas escolheram esse tipo de estratégia no país para o crescimento das marcas. Apenas 2,7% das empresas consideram uma opção deixar de empregar estratégias de marketing digital. 

Esse tipo de estratégia se mostra eficiente porque consegue aumentar a autoridade das marcas no mercado e apresenta custos menores. Além do mais, o marketing digital é capaz de ampliar a visibilidade das empresas e aproximar clientes. Saiba mais a seguir sobre cada um desses benefícios. 

Aumentar a visibilidade

Um dos principais desafios para os produtores de conteúdo é tornar a sua marca conhecida para o público-alvo, diante de um mercado tão competitivo. As ações de marketing digital auxiliam a delimitar bem a sua audiência, para que a sua empresa se comunique com a audiência certa. 

Desenvolver o relacionamento com os clientes

Além disso, é possível direcionar estratégias para desenvolver uma relação de mais proximidade com os clientes. Por meio de estratégias como o e-mail marketing, o seu negócio pode encaminhar conteúdos relevantes para solucionar dores do público, personalizar as interações com os leads e fidelizar a clientela. 

Fortalecer a autoridade

De outro modo, o marketing digital para produtores de conteúdo é capaz de fortalecer a sua marca e torná-la uma autoridade no nicho em que atua. Assim, caso você comercialize cursos online, por exemplo, o seu público vai reconhecer a sua empresa como uma especialista nesta área.  

Diminuir os custos

Mais uma vantagem de investir em marketing digital para quem lança infoprodutos é a diminuição dos custos. Os investimentos em marketing offline, como anúncios em outdoors e jornais, são mais elevados e menos acessíveis, principalmente para quem está começando um negócio. 

Impulsionar as vendas

Como resultado, as estratégias de marketing também permitem que os infoprodutores aumentem as vendas. Ao atingir um público específico e apontar soluções, essa estratégia tende a expandir as chances de conversão. 

5 dicas eficientes de marketing digital para infoprodutores 

A seguir, selecionamos 5 dicas eficientes de marketing digital para quem vende infoprodutos. Considere as características de cada uma dessas estratégias e considere quais delas são mais adequadas para a etapa de desenvolvimento do seu negócio. 

Invista em Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo se trata da criação de materiais relevantes para o seu público, a exemplo de e-books e artigos. Esse tipo de conteúdo pode ser divulgado em sites, blogs, redes sociais e e-mail. 

O principal objetivo desse método é atrair a audiência ao apontar soluções para os seus problemas. A partir disso, o processo avança para converter os leads, direcioná-los para a compra e encantá-los depois da venda.

O marketing de conteúdo é uma estratégia interessante para quem está iniciando no mercado de infoprodutos porque pode ser acessível, desde que conte com um planejamento adequado. Considerando o custo-benefício, é possível obter resultados aplicando apenas uma parcela do seu orçamento para marketing. 

Desenvolva a presença nas redes sociais

Outra estratégia que pode ser usada para quem é iniciante nesse ramo são as redes sociais. Dá para estabelecer um plano para as redes que são mais utilizadas pela sua audiência e focar nelas para o desenvolvimento da sua marca.

Nessa perspectiva, uma boa dica para quem tá no começo é escolher algumas empresas do mesmo nicho para se inspirar. Visite as páginas dessas empresas nas redes e analise em quais pontos elas se destacam. Depois, verifique como o seu negócio pode se diferenciar e elaborar um tom de voz para se conectar com o público. 

Crie vídeos

Os conteúdos gravados em formato de vídeo para redes sociais são uma das principais tendências de marketing digital. Principalmente os vídeos de curta duração são atrativos para mídias como o Tik Tok, Instagram Reels e Youtube Shorts. 

Só para você ter uma ideia, cerca de 51% dos profissionais de marketing já adotaram esse tipo de conteúdo em suas estratégias, segundo o Hubspot. Esse tipo de iniciativa tem um consumo rápido e potencial alto de engajamento. Além do mais, essa estratégia pode ser usada tanto por iniciantes quanto por quem já é experiente no mercado de infoprodutos.

Do mesmo modo, os conteúdos em vídeo conseguem garantir um Retorno Sobre o Investimento (ROI) superior a outras estratégias de Social Media. Bem como o formato é eficiente para gerar mais conversões em vendas. 

Aposte em estratégias de SEO

Osp rodutores de conteúdo que já estão mais desenvolvidos na área e querem continuar em crescimento podem apostar em estratégias de Search Engine Optimization (SEO), otimização de mecanismos de busca.

As estratégias de SEO servem para conquistar um bom posicionamento de uma página em buscadores como o Google. Dessa forma, o site atrai mais tráfego orgânico e se fortalece como uma autoridade.

Esse tipo de iniciativa envolve dois tipos de elementos: on page e off page. O primeiro envolve fatores como a criação de conteúdos otimizados, o tipo de título e meta descrição, as headings tags e URLs. 

Já o SEO off page consiste em desenvolver pontos como a quantidade e a diversidade de backlinks, as menções à marca, os sinais sociais e as buscas diretas. O retorno do investimento de estratégias em SEO pode demorar, no entanto, tende a alcançar resultados ao longo do tempo. 

E-mail marketing

Da mesma forma, quem busca se estabelecer como autoridade no mercado de infoproduto pode empregar ações de e-mail marketing. É possível utilizar ferramentas de automação para que você use essa estratégia de forma mais assertiva. 

Assim, dá para segmentar a abordagem ao seu cliente e construir uma trilha diferente de envio de e-mails para cada cliente. Além do mais, o e-mail marketing é uma estratégia em que também dá para medir os resultados facilmente, para conhecer as taxas de abertura e de conversão. 

Contabilidade para infoprodutores: saiba por que a WeCont é a melhor parceira

Quem atua no mercado de infoprodutos pode chegar mais longe se contar com uma consultoria contábil que permita cumprir com as exigências da legislação e melhorar o planejamento financeiro.

A WeCont é a parceira ideal para os produtores de conteúdo porque é capaz de acelerar o crescimento do seu negócio. A nossa plataforma permite que você centralize tudo o que precisa em um só lugar, para otimizar o seu tempo. 

As estratégias possibilitam ainda a redução dos gastos com impostos, aliada ao cumprimento das normas vigentes. Entenda mais sobre essas vantagens com a leitura do nosso artigo sobre contabilidade para infoprodutores!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.