Landing Page: saiba como criar páginas de venda de sucesso

A Landing Page é um recurso fundamental para a estratégia de diversas empresas, empreendedores e infoprodutores. Esse tipo de página pode ser a porta de entrada dos prospects e potencializar os resultados do seu negócio. 

Neste artigo, você vai conferir um passo a passo como criar uma landing page de alta conversão. Explicaremos como essa ferramenta funciona, os benefícios de adotá-la e quais são os pontos relacionados à LGPD. Boa leitura!

O que é Landing Page?

Para começar, vamos explicar o que é Landing Page (LP). Esse termo em inglês pode ser traduzido como página de aterrissagem. No sentido original, a expressão era usada para definir toda página que um usuário acessava para entrar em um site. 

No entanto, quando se trata de marketing digital, o conceito é usado para se referir às páginas focadas na conversão. Portanto, tem o objetivo específico de gerar leads ou vendas.

As páginas de conversão geralmente não contam com menu ou link, como ocorre em sites e blogs de empresas. Em lugar disso, elas apresentam um formulário com campos como nome e e-mail, para o usuário preencher. 

Com isso, a Landing Page pretende encaminhá-lo para algum tipo de conversão, como assinatura de newsletters e download de conteúdos, a exemplo de e-books e planilhas. Outras amostras de Landing Page são aquelas com objetivo de gerar um diagnóstico comercial ou um pedido de orçamento. 

A criação de uma LP manualmente envolve o conhecimento técnico de design, conteúdo e código de programação. No entanto, o mercado já conta com opções de ferramentas de elaboração desse tipo de página de forma mais automatizada. Assim, você pode personalizar o design, economizar tempo e ganhar em produtividade. 

Quais as vantagens de usar uma Landing Page?

Utilizar landing pages na sua estratégia é interessante você se busca reduzir o Custo de Aquisição do Cliente e contar com potencial de impulsionar os resultados do seu infonegócio. Conheça os principais benefícios.

Objetividade

Inicialmente, podemos destacar que um dos principais benefícios de usar uma LP é a objetividade. Isso porque esse tipo de página se direciona de forma mais precisa para provocar desejo no público-alvo de realizar uma ação. Nesse sentido, é importante converter os sentimentos ou necessidades da sua audiência.

Porta de entrada dos prospects

Mais uma razão para usar landing pages é que esse tipo de recurso costuma funcionar como uma porta de entrada dos prospects na jornada de compra. Quem visita a LP pode virar lead, para então ser conduzido no funil de marketing, se tornar qualificado e converter-se em cliente.

Redução no Custo de Aquisição do Cliente

Também dá para pontuar que uma Landing Page bem feita contribui para diminuir o Custo de Aquisição do Cliente (CAC). Afinal, conseguir informações de clientes é uma tarefa que pode consumir tempo, energia e recursos da sua empresa.

De outro modo, essa tática é capaz de reunir dados de compradores em potencial de um jeito mais rápido e simples. A ideia é oferecer informações para que o seu lead chegue até você, em vez de correr atrás desses dados em ligações telefônicas e apresentações por e-mail. 

Maior potencial de resultados

Depois, quando elaborada de forma estratégica, uma landing page se transforma em um instrumento de alta conversão. Desse modo, é capaz de potencializar os resultados das empresas e impulsionar os lucros. 

O que uma Landing Page precisa para converter mais?

Algumas dicas de como criar uma landing page com maior potencial de conversão são criar um headline chamativo, escrever uma copy direcionada para a sua audiência e criar um senso de urgência para a sua oferta. Continue a leitura para saber mais!

Título atraente

Só para você ter uma ideia, em média, 8 entre 10 pessoas que chegam em uma página leem apenas o cabeçalho. Além disso, apenas 2 em cada 10 lêem o restante da página. As estatísticas foram publicadas pelo Copyblogger, site de referência em Copywriting. Isso mostra o potencial presente no título, que pode determinar altamente a efetividade de uma página inteira.  

Um bom exemplo de título é aquele que consegue resumir de forma objetiva o que o usuário vai encontrar na página. Assim que acessar a LP, o seu cliente em potencial deve entender logo no começo a proposta de valor que você oferece, para então decidir se vai continuar lendo. 

Copy focada no público-alvo

Para fazer uma boa copy na Landing Page, é importante, a princípio, delimitar o objetivo da sua página. Em seguida, pesquisar as palavras-chave relacionadas, que podem ser úteis para o SEO e ajudam a guiar o texto.

Dessa forma, você pode escrever a copy conforme o que as pessoas estão buscando sobre o assunto. Uma ferramenta válida nesse sentido é o Ubbersuggest, que fornece sugestões de palavras-chave.

A introdução deve vir logo depois do título e também é fundamental para o sucesso da sua página de captura. Em primeiro lugar, essa apresentação deve ser mais curta e sem rodeios. Ainda é recomendado usar bullet points para ajudar na escaneabilidade da página e fazer com que o usuário saiba o que você oferece de forma objetiva. 

Foco nas dores 

Assim como acontece com qualquer texto voltado para conversão, uma LP estratégica precisa focar nas dores do seu cliente ideal. Portanto, é fundamental conhecer as necessidades dos seus clientes e apontar de que maneira a sua solução pode ajudar a resolver essas dores. 

Se você é um infoprodutor da área de treinamento para profissionais marketing, por exemplo, pode criar uma Landing Page para download de um e-book gratuito com as 10 

melhores ferramentas para geração de leads. Entre as dores que a sua solução pode resolver, estão o baixo volume de captação de leads.

Boa escolha de imagens

De outra forma, é essencial fazer uma seleção apropriada de imagens para se comunicar com a sua audiência com a Landing Page.  A escolha gráfica precisa refletir o objetivo da conversão e também reforçar o valor da sua oferta. 

Nesse sentido, usar uma imagem genérica pode dificultar a conversão. Por isso, não adianta usar uma fotografia de banco de imagens que não faça sentido para a sua estratégia. 

Em lugar disso, uma boa dica é utilizar fotos em que as suas personas se vejam refletidas nas cenas representadas. Com isso, a ideia é gerar identificação com o público-alvo de forma mais instantânea.

Botões com contraste de cor

Além do mais, o design de landing page também deve contribuir para facilitar a conversão. Nesse sentido, é importante entender que o usuário não deve encontrar dificuldade de encontrar o caminho para a ação desejada na página.

Desse jeito, é indicado usar botões com contraste de cor no CTA (call-to-action). Do mesmo modo, é necessário ter clareza ao comunicar a ação esperada, como “inscreva-se aqui”, em um formulário de newsletter. Ou ainda dá para usar a chamada “quero saber mais” em uma ficha de contato para o usuário conhecer detalhes do seu curso online. 

Formulários bem otimizados

A quantidade e os tipos de campos do formulário da Landing Page devem variar segundo a oferta que pretende oferecer e o estágio do funil. Também é recomendado levar em conta a persona a qual o material é destinado.  

Portanto, se a sua oferta ainda está mais próxima ao topo do funil, não é indicado usar muitos campos no formulário. Isso porque o excesso de itens para preencher pode acabar afastando o lead e atrapalhar a conversão.  

Prova social

Outro elemento que ajuda no sucesso da estratégia da LP é usar de um recurso chamado prova social. Esse conceito considera a dependência das pessoas por feedbacks. A prova social funciona porque o cliente pode ser convencido de que precisa do seu produto para fazer parte de uma comunidade.

Nesse ponto, é indicado demonstrar que outras pessoas já enxergaram valor na sua oferta. Pode ser incluído o depoimento de um ex-aluno do seu curso, que recomende a relevância do material naquele nicho. Outros exemplos de prova social são comentários, estudos de caso e números de visitantes. 

Direcionamento do olhar do seu usuário

Depois, uma boa prática na hora de elaborar uma Landing Page é ajudar a direcionar o olhar do visitante. Além dos botões com contraste de cor, você pode usar setas ou outros elementos na página.

Senso de urgência

Por fim, a última dica para a sua LP é indicar o prazo que a oferta tem para expirar. Esse é um gatilho de urgência que contribui para persuadir um visitante indeciso na tomada de decisão. 

Uma maneira de usar o senso de urgência é usar um cronômetro que mostre os minutos que faltam para o fim daquela oferta. Do mesmo modo, você pode informar o número de vagas disponíveis para participar de um webinar.  

LGPD e Landing Pages: o que considerar

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem o objetivo de promover a proteção dos dados de cidadãos brasileiros, considerando os direitos de liberdade e privacidade. Conforme a norma, o consentimento do titular dos dados é considerado elemento essencial para o tratamento das informações. 

Em vista disso, é indispensável obter o consentimento do usuário e informar qual será o uso dessa informação. Também é recomendado o uso de ferramentas que já estejam em conformidade com as regras para segurança do uso de dados. 

Portanto, você pode inserir enunciados como “Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses”. Outra afirmação em concordância com a LGPD que pode ser incluída em landing pages é “Ao informar os meus dados, concordo com a Política de Privacidade”. 

Como a WeCont pode ajudar a escalar o seu negócio de infoprodutos

A WeCont é uma startup de contabilidade que tem o propósito de promover a transformação contábil de maneira disruptiva dentro das empresas. Com isso, buscamos oferecer um serviço contábil de altíssima qualidade, para você deixar toda a burocracia para trás.

Com foco exclusivo no sucesso dos infoprodutores, entregamos estratégias digitais inovadoras. As nossas soluções ajudam não somente a reduzir custos, como também alavancar o seu crescimento, com  credibilidade e agilidade. 

Conheça os principais serviços da WeCont para infoprodutores

Plataforma integrada

A plataforma online da WeCont permite que você faça a gestão financeira e contábil do seu infoproduto com alguns cliques. Todas as informações ficam em um só lugar, de um jeito simples e rápido. Além disso, a plataforma é integrada com grandes players do mercado de infoprodutos, como a Hotmart e a Eduzz. 

Abertura da sua empresa

A WeCont também auxilia na formalização do seu infonegócio, com a abertura do seu CNPJ. Isso evita despesas extras, além de multas e autuações. A legalização ainda previne o endividamento e facilita o acesso ao crédito empresarial.

Maior fluxo de caixa

O seu negócio pode obter maior investimento do fluxo de caixa, por conta da redistribuição dos tributos de cada lançamento. Bem como proporcionamos a redução de cerca de 50% na carga tributária do seu lançamento digital, conforme o faturamento. Dessa maneira, você pode obter uma economia significativa no valor total dos impostos devidos. 

Case de Sucesso (Além da Medicina)

O canal de conteúdo médico Além da Medicina transforma a sua expertise em materiais feitos para quem deseja construir uma trajetória de sucesso na medicina. Nossas soluções contábeis economizaram mais de R$ 39 mil em um único lançamento da empresa. O fluxo de caixa obtido gerou um maior investimento no lançamento seguinte. 

Curtiu o nosso conteúdo? Aproveite para entrar em contato com o nosso time de especialistas contábeis hoje mesmo e saiba mais sobre as nossas soluções!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.