Valuation: saiba aqui o que é

Valuation é um processo que objetiva saber qual é o valor de uma empresa no mercado. Saber o que é valuation e como calculá-lo poderá ajudar você a atrair investidores, melhorar sua organização financeira e contábil, entender seus pontos fracos e fortes, entre outras funcionalidades.

Ficou interessado no assunto? Então, confira este artigo para aproveitar os benefícios do valuation. Nele, listamos alguns exemplos de como o conceito pode ser aplicado e explicamos de que forma você pode calculá-lo no campo prático. Veja!

Como o valuation pode ser aplicado?

Há inúmeras aplicabilidades do valuation, logo, neste tópico trouxemos alguns exemplos dos seus usos mais comuns. Acompanhe!

Gestão de carteiras de investimento

O valuation permite que os investidores saibam melhor quais serão os ganhos obtidos ao alocarem capital em uma empresa. Veja como essa ferramenta é usada por diferentes tipos de investidores:

  • analistas fundamentalistas: encontram a expectativa de crescimento, riscos do investimento e fluxo de caixa da organização;
  • investidores ativistas: buscam empresas valiosas que são mal administradas. Eles implementam mudanças para fazê-las crescer;
  • grafistas: usam o valuation junto com gráficos de ações para tomar decisões de investimentos.

Aquisição de empresas

Como o valuation encontra o valor de mercado de um negócio, esse é um dos principais instrumentos analisados tanto pelos compradores como vendedores durante a negociação de uma empresa.

Finanças empresariais

Essa ferramenta tem diferentes aplicações conforme a fase em que uma empresa se encontra. Caso ela ainda esteja se expandindo, por exemplo, os investidores usam o valuation para estimar riscos e retornos financeiros. Quanto aos negócios mais maduros, ele é usado para estimar a capacidade de gerar lucros.

Fins tributários

Um contador pode utilizar o valuation para elaborar planejamentos tributários e relatórios mais completos, já que essa informação fornecerá uma visão mais abrangente do negócio.

Fins legais

Há várias aplicações legais para o valuation, uma delas é saber o valor exato da empresa em situações na qual é preciso dividi-la. Isso acontece quando há disputa por parte da sociedade depois que um dos sócios falece, por exemplo.

De que forma o cálculo é feito?

Existem variadas formas de encontrar o valuation do negócio. Conheça quatro delas abaixo!

Contábil

Aqui se verifica os registros no Balanço Patrimonial (BP) da organização. Esse é um relatório que traz os ativos (direitos e bens), passivos (obrigações e dívidas) e o patrimônio líquido (PL) da empresa, que são valores que os sócios ou acionistas detêm.

Geralmente, ele não é recomendado para empresas que crescem por ativos intangíveis — bens que não são físicos —, como tecnologias, direitos autorais, recursos humanos. Um dos tipos de negócios que usam esse método são os prestadores de serviços.

Múltiplos de mercado

São escolhidas métricas que representam aspectos da empresa, a fim de estabelecer o valuation a partir de uma elas. Alguns desses indicadores são:

  • lucro: calcula-se o preço por ação e o divide pelo lucro. O resultado é comparado com outros negócios;
  • faturamento: estabelece-se o valor da empresa a partir do seu faturamento mensal, ou seja, toda entrada de capital.

Normalmente esse tipo de valuation é aplicado quando uma organização é nova e ainda não tem ativos ou lucros.

Fluxo e caixa descontado

Para encontrar esse tipo de valuation, primeiro você deve entender dois conceitos:

  • fluxo de caixa: consiste no registro de todas as entradas e saídas de capital de uma organização;
  • fluxo de caixa futuro: aqui se projeta as entradas e saídas em um período futuro da empresa.

Você precisa considerar os fluxos de caixa futuros para os próximos cinco anos e, após, descontar uma taxa livre de risco — que geralmente é a Selic (taxa de juros básica).

Liquidação

Calcular esse valuation é simples: o gestor soma os ativos e depois subtrai os passivos, chegando ao patrimônio líquido. Geralmente, esse método é usado no momento em que uma sociedade está encerrando as suas atividades.

Ao saber o que é valuation e como usá-lo a favor do negócio, o gestor consegue melhorar o seu fluxo de caixa e alavancar seu desenvolvimento. Se você quer garantir a melhor fórmula e evitar falhas, solicite o apoio de contadores especializados.

Você sabia que temos e somos bastante ativos nas redes sociais? Conheça já nossas páginas no Instagram, no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro de novidades sobre o universo contábil e dos negócios!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.