fluxo de caixa

5 dicas sobre o que deve ser feito com o fluxo de caixa comprometido

O fluxo de caixa é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas de todos os ramos. A gestão dos recursos financeiros deve ser realizada por profissionais especializados, que conheçam os centros de custos, pois dela depende o desenvolvimento dos negócios. Se houver qualquer descuido, o fluxo de caixa comprometido gera dificuldades em outros setores do empreendimento.

Neste post, vamos apresentar as principais dicas para o empreendedor contornar a situação na qual o fluxo de caixa esteja comprometido. Além disso, vamos abordar os riscos que o comprometimento desses recursos traz para a saúde financeira da empresa e explicar a importância de ter cuidados na administração deles.

Aqui você vai entender detalhes sobre os indicadores financeiros, as fontes de receita, a redução de custos não essenciais e o controle dos gastos. Descubra ainda quando precisa contar com uma assessoria especializada e por que é importante adotar as sugestões fornecidas ao longo deste artigo!

Deseja saber mais sobre os assuntos mencionados acima? Acompanhe a leitura e se mantenha atualizado!

Qual é a importância do fluxo de caixa para a alavancagem do negócio?

A gerência adequada do fluxo de caixa é essencial para o crescimento saudável das organizações. Com ela, são organizadas as entradas e saídas de dinheiro, com o objetivo de cortar gastos e aumentar os lucros. Para que uma empresa obtenha destaque no mercado, o fluxo de caixa deve ser organizado apropriadamente.

As pendências financeiras precisam ser sanadas com urgência. O gestor precisa ter cautela para não comprometer os recursos obtidos mensalmente, gerando gargalos que terão influência negativa no futuro. Se a gestão das finanças for ineficiente, vai faltar dinheiro para pagamento dos fornecedores, bem como para os investimentos. Confira algumas consequências da má administração do fluxo de caixa:

  • falta de capital de giro;
  • dívidas bancárias;
  • aumento de juros;
  • prejuízos;
  • impossibilidade de fazer novos investimentos.

Acompanhe todas as movimentações de dinheiro e faça o registro de todas as operações. Depois, avalie os gastos da organização e verifique se as receitas dos períodos estão sendo suficientes para o pagamento de todas as despesas assumidas. Uma análise detalhada também pode apontar custos dispensáveis e registrar dados fundamentais para o corte de determinados valores.

Tenha em mente que informações precisas e atualizadas são úteis para a tomada de decisões mais assertivas. Elas possibilitam a criação de estratégias, a reserva de valores para o cumprimento de obrigações e o planejamento de ações para aumentar a lucratividade e a rentabilidade do negócio. Seja rápido para corrigir os desvios localizados e evite a inexistência de fluxo de caixa.

Como contornar a situação na qual o fluxo de caixa esteja comprometido?

Caso o fluxo de caixa esteja comprometido, faça uma avaliação dos insumos, classificando-os por categorias conforme a sua relevância, e dos materiais que são utilizados nas rotinas. Depois, entre em contato com os fornecedores e veja se eles podem estender os prazos de pagamento. A negociação das datas de modo amigável pode estreitar o relacionamento com os parceiros.

Para evitar o comprometimento do fluxo de caixa faça projeções com prazo médio de recebimento e de pagamento. Procure projetar os recursos para o período de 3 meses. Dessa forma, problemas futuros são evitados, desde que os seus clientes paguem em dia as suas faturas. Se acontecer imprevistos, fale com eles e informe uma nova data para pagamento.

Uma excelente ideia é contar com a automatização do fluxo de caixa. Há diversas opções de ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado. Por isso, é aconselhável ter cuidado na hora de escolher uma solução, a qual poderá ser indicada por um especialista. Um software pode auxiliar no controle financeiro e melhorar os resultados da empresa.

Quais são as principais dicas para lidar com o fluxo de caixa comprometido?

O fluxo de caixa deve ser acompanhado diariamente por uma pessoa detalhista e meticulosa, que tenha habilidades para observar o comportamento das receitas em curto prazo. Isso vai evitar surpresas desagradáveis e eliminar as chances de ocorrência de eventos negativos, que possam comprometer o desempenho do empreendimento. Confira, a seguir, outras dicas relevantes!

1. Conhecer os indicadores financeiros

Faça o levantamento dos indicadores da sua empresa e estude-os para verificar o que precisa ser ajustado. Os indicadores apontam a qualidade do fluxo de caixa e precisam ser monitorados com frequência para a definição de metas realistas. Com eles, você vai conseguir mensurar a liquidez, a rentabilidade e a lucratividade do negócio. O retorno de investimentos elevados também deve ser considerado.

2. Estabelecer novas fontes de receita

Localizar novas fontes de receitas deve ser uma das metas dos líderes empresariais para aumentar o orçamento mensal. Se toda a receita gerada for oriunda de uma única fonte, tente integrar outros produtos ou serviços para obter mais rendimentos. Um empreendedor precisa pensar em diversas formas de captar recursos, o que pode ser feito sem interferir na configuração do negócio.

3. Entender sobre os atuais gastos

Talvez a visão do fluxo de caixa cause desânimo num primeiro momento. Se esse for o seu caso, conte com profissionais que estejam engajados e comprometidos com os objetivos da empresa. Fale com a sua equipe sobre essas questões e perceba quem se coloca à disposição para auxiliar. Peça um controle mais rigoroso dos gastos.

Seja crítico ao analisar o fluxo de caixa e os relatórios administrativos para identificar as prioridades e tomar as medidas cabíveis. Às vezes é necessário fazer a gestão de pessoas, realizando cortes pela redução do pessoal para conseguir manter em dia as obrigações trabalhistas. Quando as despesas são maiores que as receitas, elas vão ter que ser reduzidas de uma forma ou de outra.

4. Reduzir custos não essenciais

Não faça empréstimos com bancos, ainda que eles sejam atrativos, por causa dos juros altos. Busque outra opção, por exemplo, a mudança do espaço físico se o empreendimento puder ser transferido para uma estrutura menor. Se for possível, opte por um estabelecimento que ofereça segurança, limpeza e recepção cujos valores sejam inclusos no preço do aluguel.

5. Contar com assessoria especializada

Uma consultoria especializada pode ser a saída para inúmeros entraves. Os consultores são ótimos estrategistas por serem especialistas na criação de táticas que melhoram o fluxo de caixa. Eles fazem os planejamentos e ainda lideram a redução das despesas, renegociando as dívidas e auxiliando em casos de recuperação judicial.

Enfim, essas são as 5 dicas sobre o que deve ser feito com o fluxo de caixa comprometido! Siga todas elas para que a sua empresa possa crescer de forma saudável, já que há muitas maneiras diferentes de reverter a situação, que podem ser aplicadas em conjunto. Não poupe esforços para otimizar os resultados e se manter ativo no mercado.

Gostou do conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas próximas publicações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.