VSL: o que é e a importância para suas ações de marketing

Se você chegou até este conteúdo, com certeza está inserido no ambiente digital, mais especificamente no universo dos infoprodutores,  e tem interesse em entender mais sobre alguns termos, como o VSL.

Para quem não sabe, o VSL, Video Sales Letter, que em tradução livre significa carta de vendas em vídeo, é um tipo de vídeo de alto valor, criado para impulsionar potenciais consumidores/clientes em direção à compra. Ou seja, é mais uma forma de gerar valor e interesse em cima do seu produto.

Por que produzir um VSL? 

Se você está vivo em 2022, você com certeza já percebeu que todo formato de vídeo gera mais interesse e consequentemente engajamento no público. Sim, os vídeos não são só o seu formato preferido, mas o do público em geral também. Por isso, esse é o primeiro e principal motivo para criar um VSL.

No entanto, ele não é o único. Investindo no VSL, você consegue criar laços emocionais com o público, converter mais visitas e fixar facilmente o conteúdo na mente do consumidor.

Quais os modelos de VSL?

Existem dois tipos de VSL, a cinemática, que é conhecida como VSL audiovisual. Nela, o infoprodutor utiliza imagens e vídeos de background. Este modelo tende a gerar altas conversões, principalmente se você quer inserir imagens no vídeo de vendas e não quer aparecer.

O segundo modelo é a tipografia cinética, que é o modelo mais simples e comum, criada com  fundo branco ou qualquer cor e um texto de narração.

Como criar um VSL?

Agora que já explicamos a importância do VSL, vamos ao passo a passo de como criar um bom VSL gastando pouco.

Primeiro passo: escreva o roteiro!

Para você criar um VSL de sucesso, o vídeo precisa ser interessante para o consumidor e prender a atenção dele.

1- Comece sempre com uma afirmação chocante;

2- Estabeleça o problema e porque ele é importante;

3- Mostre sempre a pior das hipóteses em relação ao problema

4- Apresente a solução

5- Mostre porque eu produto tem credibilidade

6- Prove que o que você diz é verdade

7- Liste os benefícios do seu produto/serviço

8- Especifique porque a pessoa precisa adquirir o serviço ou produto agora

9- Fechamento

Segundo passo: crie seu PowerPoint

Quando estiver feliz com o roteiro, crie uma apresentação simples, inserindo o texto num fundo monocromático. Use sua criatividade para prender a atenção do consumidor.

Terceiro passo: grave!

Você vai precisar de um software de áudio para gravar a parte sonora do seu VSL. No mercado existem várias opções gratuitas e fáceis de trabalhar. No áudio, você vai falar o que escreveu no roteiro. Não esqueça do entusiasmo. Já para gravar a tela e mostrar seu produto ou serviço, por exemplo, você pode utilizar um software de gravação.

Quarta passo: edite!

Assista ao material e também com softwares de edição gratuitos, edite o material. Veja se o vídeo está dinâmico, com o tempo ideal. Se coloque sempre no lugar do consumidor. Você assistiria o vídeo até o final se fosse o público alvo? Se a resposta for sim, então as edições estão completas. Se a resposta for não, então assista novamenrte ao vídeo e veja onde pode melhorá-lo.

Quinto passo: publique seu VSL

Com o vídeo pronto, basta publicá-lo! Você pode postá-lo em vários canais, desde redes sociais, como anúncios, na sua página de vendas, e qualquer outro lugar que você achar que faça sentido.

Um dos locais mais indicados é publicá-lo na sua landing page. Não esqueça de criar uma boa copy na headline da sua página e inserir um botão CTA (call to action) para o público realizar a compra.

Sexto passo: otimização!

Quando o assunto é venda online, você precisa estar sempre antenado nas métricas e fazendo melhorias, inserindo informações, atualizando, etc. E com o VSL não é diferente. Analise o VSL. Está dando resultado? Poderia melhorar? Reflita e trabalhe nas melhorias para garantir sempre um VSL adequado.

Quanto custa um VSL?

O custo do vídeo pode sair gratuito, como explicamos acima no passo a passo, já que existem vários softwares gratuitos no mercado hoje em dia. Porém, a parte mais difícil é a criação do roteiro. Então, caso você precise investir em um profissional que faça este trabalho para você, na internet também se encontram profissionais que cobram um valor acessível, a partir de R$20 reais para criar um VSL de até 7 minutos de duração.

Quanto tempo deve ter um VSL ideal?

O ideal é que o VSL tenha de 15 a 20 minutos de duração. Porém, existem modelos mais curtos que funcionam bem e até mais longos. O segredo é um conteúdo bom!

Como a WeCont pode ajudar você?

A WeCont é uma startup de contabilidade que nasceu do desejo de promover a transformação contábil de maneira disruptiva dentro das empresas. Decidimos mudar a realidade dos empreendedores de todo o Brasil, deixando toda a burocracia para trás e promovendo um serviço contábil de altíssima qualidade, com foco exclusivo no sucesso dos infoprodutores.

Nós entregamos estratégias digitais inovadoras, não só para

diminuir seus custos, mas também para alavancar o seu crescimento, com

agilidade e credibilidade. Com o nosso apoio, as suas ideias podem se

transformar em negócios viáveis, já que nosso foco é a estratégia focada em

economizar tributos e aumentar o fluxo de caixa.

O canal de conteúdo médico Além da Medicina transformou a forma de

enxergar e desenvolver a carreira médica. Com a missão de ajudar a construir a

futura geração de médicos que irão revolucionar o jeito de fazer medicina, a

empresa transforma a sua expertise em materiais feitos para quem quer ter uma

trajetória de sucesso na medicina.

Nossas soluções contábeis economizaram mais de R$39 mil reais em

um único lançamento da empresa, proporcionando um fluxo de caixa que gerou um

maior investimento no lançamento seguinte. Quer saber mais sobre as nossas

soluções que reduziram em cerca de 50% os tributos do

lançamento do Além da Medicina? Entre em contato com o nosso time de especialistas contábeis hoje mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.