playbook-para-saas

Gestora de fundos lança playbook para SaaS

A Astella Investimentos, gestora de fundos de venture capital, divulgou, neste mês, um playbook focado em Software as a Service (SaaS). Sob o nome “SaaS: Playbook Fundamental, Análises Cohorts e o SaaS Vertical”, o documento aborda os fatores mais importantes para análise de valor de empresas do gênero.


No documento, que pode ser conferido clicando aqui, são abordados os principais fundamentos para quem lida com SaaS: crescimento de receita, rentabilidade e margens, retenção ou expansão de clientes.
A taxa de crescimento de receita de uma SaaS, por exemplo, é considerada pelo playbook como o fator mais influente para o valuation de uma empresa. Com referência na bolsa americana, a média de crescimento da receita anual dos últimos 12 meses das empresas de cloud de alto crescimento foi de 52% ao ano.


Já a média geral, ficou em 30% de crescimento de receita ao ano. No entanto, para essa análise, o documento sugere ainda o olhar voltado para o crescimento em conjunto com a margem bruta. Isto porque este indicador está diretamente ligado a escalabilidade dessas empresas. Ainda segundo o documento, para os investidores, uma boa margem bruta
esperada por empresas SaaS é acima de 70%.

Gestão de conhecimento

Quem trabalha e vive com a inovação sabe: gerir conhecimento é fundamental. Afinal, nos ciclos da disrupção, não são raras as vezes em que nos encontramos com desafios similares aos que já nos deparamos no passado. Por isto, por que não aproveitar o conhecimento já adquirido na jornada e reutilizá-lo? Foi pensando nisto que a Astella Investimentos, instituiu uma central de conteúdos, com
insights, ferramentas e cases sobre as mais diversas disciplinas de construção e crescimento de empresas, o Astella Matrix. Por meio dele, a companhia institucionaliza guidelines para diversas situações. É nesta ferramenta, inclusive, que foi divulgado o playbook a que nos referimos acima.

Bacana a iniciativa, né? Confira!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.