Músicas, propaganda e anúncio: por que essa estratégia é importante?

A música tem o potencial de despertar emoções, entreter e engajar quem ouve. Quando sintonizadas com um anúncio de propaganda, as canções podem estreitar a relação entre os consumidores e as empresas. 

Nesse artigo, explicamos por que essa estratégia ganha importância para as empresas, principalmente em um mundo conectado como nos dias de hoje. Para isso, inicialmente, apresentamos as tendências mais marcantes sobre o consumo de música no Brasil e no mundo.

Também mostramos de que modo as músicas podem influenciar na decisão de compra do seu público. Depois, você vai ver cases de anúncios que usam músicas para se conectar com o consumidor. Por fim, confira dicas para utilizar canções no seu anúncio devidamente. Boa leitura! 

Conheça as tendências sobre o consumo de música 

Você sabia que os brasileiros ouvem mais música do que o restante do mundo? É o que dizem os dados divulgados pelo Google. São 2h02 escutando música por dia no país. Em contrapartida, a média global é de 1h34. 

Só para você ter uma ideia de como a música está presente no cotidiano das pessoas no Brasil, 64% dos brasileiros afirmam que ouvir música é a sua atividade preferida enquanto estão no transporte público ou no trânsito. 

E a música realmente está presente no dia a dia dos brasileiros enquanto executam outras tarefas do dia a dia. Também conforme dados divulgados pelo Google, 75% dos brasileiros escutam músicas enquanto realizam outras atividades cotidianas e 54% dos brasileiros ouvem música enquanto fazem faxina

De outro modo, de acordo com informações do Youtube, em todo o mundo, 2 bilhões de pessoas assistem a vídeos de música mensalmente. Esse número corresponde a 1/4 da população mundial.  Na plataforma de vídeos, é possível encontrar mais de 80 milhões de canções de vários ritmos, entre as músicas mais populares e outras que são mais raras. 

Ainda há algumas informações interessantes sobre o comportamento dos Millennials, aquela geração nascida entre 1981 a 1995. Nesse sentido, 79%  dos millenials que têm entre 18 e 34 anos escutam música no mínimo uma vez por semana. Outras 72% das pessoas com essa faixa etária dizem que a música ajuda a se concentrar. 

Entenda como a música influencia a decisão de compra do usuário

Muitas vezes, a música é um recurso para que a sua empresa se destaque em uma variedade de anúncios que o consumidor tem contato diariamente. Um estudo da Nielsen mostra que uma pessoa só se recorda de dois anúncios vistos durante o dia. 

Nessa perspectiva, 64% dos consumidores confiam em uma marca que patrocina talentos. Outros 84% se mostraram abertos a marcas que enriquecem experiências de um produto por meio da música. 

Entre os motivos que levam a música a ajudar a convencer o seu público, está o valor estético dessa arte, a maneira que as canções embalam histórias e o potencial de memorização. Saiba mais a seguir!

Trilha para contar histórias

As canções podem ser usadas com várias intenções em anúncios. Uma delas é a estratégia de storytelling, que explora o poder das histórias para emocionar o consumidor. Nesse sentido, a música combina com o tom das emoções que a narrativa pretende despertar. 

Reforço da mensagem

Devido à capacidade de memorização, a música também apresenta a possibilidade de reforçar uma mensagem junto à audiência. Portanto, tem o poder de reafirmar o que a marca transmite e fortalecer a comunicação sobre a venda. 

Valor estético

Além disso, o aspecto relacionado ao entretenimento deixa o anúncio mais atrativo para o seu cliente em potencial. Assim, as músicas agregam um valor estético para a propaganda, com a possibilidade de explorar as características poéticas da música. 

Tudo isso depende do alinhamento entre a ideia da propaganda e da música selecionada. No próximo tópico, inclusive, você vai conhecer alguns exemplos bem sucedidos de empresas que usaram músicas em seus anúncios. 

Confira 4 cases de empresas que se beneficiaram de músicas

Quando há sincronia entre a mensagem transmitida pela empresa e a canção escolhida, a marca ganha um aliado poderoso para promover a conexão com o seu público. Veja adiante quatro cases para inspirar o seu negócio a usar o potencial da música e se aproximar dos seus clientes. 

  1. Faber Castell – “Aquarela”

Um dos casos clássicos de bom uso de música na publicidade é da empresa produtora de material escolar e de escritório Faber-Castell. A canção Aquarela, de Toquinho, foi veiculada em uma propaganda da marca pela primeira vez em 1983. Depois disso, em 1995, a música chegou a ser lançada em uma nova versão pela marca.

Esse caso se destaca devido à proximidade do tema abordado na letra da música com os produtos da marca. Afinal, a música fala sobre imaginação e criatividade, com a leveza dos desenhos ganhando vida no papel.  Assim como a música tem uma melodia suave, que se conecta com o público infantil. 

  1. Vivo – “Eduardo e Mônica”

De outra forma, também é possível citar o caso de uma união bem sucedida entre uma estratégia de storytelling e uma escolha musical apropriada. Nesse exemplo de propaganda, a música Eduardo e Mônica, da banda Legião Urbana, foi usada em um comercial da operadora Vivo.

A trilha do vídeo de quatro minutos é a canção que narra uma das histórias de amor mais conhecidas da música brasileira. Na propaganda, os personagens Eduardo e Mônica ainda ganharam um ar mais moderno, ao utilizarem celulares e trocarem mensagens, se aproximando do universo da marca. 

O filme chegou a ser lançado nos cinemas próximo do dia 12 de junho, Dia dos Namorados, em 2011. Do mesmo modo, o clipe também foi divulgado nas redes sociais e no Youtube da empresa.

  1. Coca-Cola – “What a Wonderful World”

Em 2009, a Coca-Cola lançou o comercial “Big Splash”, para ser exibido na América Latina, Japão e Itália. O comercial  traz a versão de Joey Ramone para a canção que foi gravada pela primeira vez por Louis Armstrong. 

O filme da Coca-Cola mostra uma explosão de cores que surge a partir de uma garrafa do refrigerante. Com isso, as pessoas ficam mais felizes e os lugares, mais coloridos. A música com um tom otimista  e o visual do anúncio combinam com a mensagem do slogan “A felicidade transforma”, transmitida pela marca.   

  1. Brisa Roché para Swarovski

A empresa de acessórios Swarovski também tem um exemplo interessante de uso da música para anúncio dos seus produtos. A empresa apostou em uma campanha com a artista Brisa Roché, a fim de renovar a sua clientela. 

O foco da empresa era se direcionar para as mulheres entre 18 e 24 anos, enquanto anteriormente o seu público era de mulheres entre 25 e 35 anos. Como resultado, o CTR (taxa de cliques) da propaganda superou em nove vezes as campanhas anteriores realizadas no Facebook, com 22 milhões de impressões.

Bem como o site teve uma taxa de rejeição de 7% (diante do normal de 40%) e um engajamento de 80%. Por fim, 50% dos novos clientes compraram ou mostraram intenção comprar um produto da coleção.

Veja 4 dicas de como escolher músicas para os seus anúncios

  1. Explore interesses em comum do seu público

A primeira dica é conectar a mensagem que você deseja provocar com a sua marca e o conteúdo disponível no Youtube. Sendo assim, uma marca de yoga pode ter anúncios exibidos perto de vídeos de uma música relaxante, por exemplo, explorando os interesses em comum desses públicos. 

  1. Fique por dentro das tendências

De outro modo, é importante ficar por dentro das tendências e conhecer as músicas que são mais escutadas. Para ter insights sobre isso, você pode se inspirar na lista Top100 do Youtube. A lista reúne o conteúdo musical mais relevante, com as músicas que estão mais em evidência, mundialmente ou por país. 

  1. Escolha artistas conectados com o seu público

O que já é conhecido pelo seu público pode ser mais aceitável, por conta da familiaridade com o som. É essencial que o artista tenha conexão com o público que deseja atingir, seja ele jovem ou adulto. 

  1. Saiba usar músicas em campanhas legalmente

Para uma música ser usada em qualquer tipo de publicidade, inclusive em mídia social, é preciso ter uma licença de sincronização. O comprador para os direitos autorais conforme o número de vezes que a música toca, além do número de pessoas que serão expostas à música. 

Uma sugestão interessante também é a galeria do Youtube de música de uso livre, sem custo de direitos autorais. Caso não tenha condições de investir valores altos, também é indicado buscar artistas menos populares, que já estão conectados com o seu público, a fim de reduzir as despesas.

Como a WeCont pode ajudar os infoprodutores

Nascida do desejo de promover a transformação contábil de forma disruptiva nas empresas, a WeCont oferece um serviço de excelente qualidade, para o seu negócio deixar a burocracia para trás e escalar os resultados. 

O foco da WeCont é voltado para o sucesso dos infoprodutores. Com a nossa parceira, os empreendedores conseguem transformar as suas ideias em negócios viáveis e crescer com agilidade. 

Entre os serviços oferecidos para os infonegócios, estão a nossa plataforma online, que permite fazer a gestão financeira e contábil dos seus produtos com alguns cliques. A ferramenta é integrada com os principais players do mercado de infoprodutos, como a Hotmart e a Eduzz

A WeCont ainda auxilia a sua empresa na abertura e legalização. Isso evita que o empreendedor tenha que custear despesas extras, com multas e autuações. A legalização ainda previne o endividamento e facilita o acesso ao crédito empresarial.

Depois, também proporcionamos uma redução de cerca de 50% na carga tributária do seu lançamento digital. Tudo isso com um planejamento contábil e tributário personalizado, para diminuir todas as despesas do seu negócio. 

Case Além da Medicina

A parceria da WeCont com o canal de conteúdo médico Além da Medicina promoveu a economia de mais de R$ 39 mil em um único lançamento da empresa. O fluxo de caixa gerado também levou a um maior investimento no lançamento seguinte. Consequentemente, as nossas soluções diminuíram em cerca de 50% os tributos do lançamento da empresa. Quer saber mais sobre como a WeCont pode alavancar a sua marca? Entre em contato com o nosso time de especialistas contábeis hoje mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.