Livros sobre Gestão financeira

  6 livros sobre gestão financeira que você precisa conhecer

Ter conhecimento é fundamental para que você consiga realizar todas as atividades do dia a dia com eficiência, principalmente quando estamos falando de resultados relativos à carreira profissional e aos frutos obtidos com ela. Para ajudar nesse processo, os livros sobre gestão financeira podem ser grandes aliados.

Por meio de uma boa leitura, é possível que você se atualize e descubra novas práticas e métodos que podem fazer toda a diferença na sua vida, além de contribuir para o alcance de todas as metas e objetivos definidos.

Pensando nisso, separamos 6 obras importantes que podem auxiliar na sua busca pelo sucesso financeiro e em uma boa gestão da sua própria empresa. Confira!

1. Princípios da Administração Financeira (Lawrence J. Gitman)

Nesse livro, o autor explica de forma bem minuciosa e simples sobre os principais conceitos que englobam a administração financeira, como investimentos em ações, taxas de juros e métricas, mostrando as principais situações que fazem parte do dia a dia das pessoas e empresas.

2. A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)

É um livro indicado para as pessoas que desejam se tornar empreendedoras, mas que ainda têm muitas dúvidas sobre como iniciar esse processo. Dessa forma, aborda uma maneira de inserção no mercado conhecida como “estratégia do oceano azul”.

Os autores se referem ao oceano azul como um nicho não tão explorado, em que a concorrência é menor e as chances de inovação são bem maiores, tornando-se uma forma mais simples de iniciar as vendas. Já o oceano vermelho refere-se aos mercados já consolidados. Aqui, tê-los como concorrentes é um risco, devido à tarefa de fazer com que os consumidores deixem de comprar com alguém conhecido para negociar com você.

Assim, entre as principais ideias trazidas pelo conteúdo, é apresentada a noção de que você não deve concorrer com os demais, mas sim torná-los pouco interessantes.

3. Finanças e Estratégias de Negócios para Empreendedores (Steven Rogers)

Trata-se de um manual básico relacionado ao empreendedorismo e à gestão que reúne diversos conhecimentos técnicos e práticos para quem busca ter o seu próprio negócio. Entre os assuntos que são abordados nessa obra, estão os fatores que envolvem as finanças desde o início, a análise de perfil financeiro do empreendedor e as principais situações que todo empresário precisa conhecer antes de iniciar suas atividades.

4. O Mito do Empreendedor (Michael Gerber)

Esse é um livro sobre gestão financeira que relata sobre o formato do negócio, a gestão de colaboradores, a produtividade, entre outros pontos. O autor demonstra que simples ações podem mudar o cenário e preparar o negócio para qualquer tipo de imprevisto.

5. Criatividade S.A (Ed Catmull)

A obra relata sobre gestão, avaliação de riscos, cultura organizacional e entrega de resultado. Inspirado em grandes sucessos do cinema, como Toy Story, trata-se de um livro indicado para quem procura por criatividade e inspiração para a própria empresa.

Ele abrange pontos relevantes, por exemplo, quais foram os segredos da Pixar em tantas produções bem-sucedidas e as características utilizadas na criação de cada filme.

6. Gestão de Custos e Formação de Preços (Adriano Leal Bruni)

O livro ensina de maneira didática e objetiva como funciona o processo de gerenciamento de preços e custos, além de abordar a importância do controle de custos e do registro de dados para uma tomada de decisão mais acertada e que gere lucros.

O conteúdo abrange conceitos de contabilidade, finanças, marketing, entre outros, que podem ser aplicados na prática por meio de alguns exercícios.

Com essas 6 recomendações de livros sobre gestão financeira, fica mais fácil ter um norte sobre quais conhecimentos devem ser adquiridos e, assim, aproveitar todos os conceitos absorvidos e iniciar um negócio de sucesso.

Tem algum livro que você acha que deve ser indicado ou já fez alguma dessas leituras? Deixe seu comentário aqui e compartilhe sua opinião sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.