Na imagem, vemos uma mesa com diversos computadores e pessoas trabalhando. Há o uso de um filtro roxo na imagem.

DRM Social: o que é e como pode combater a pirataria de ebooks

O DRM Social é uma ferramenta que ajuda a proteger a autoria de conteúdos digitais. Por isso, é uma aliada dos infoprodutores e outros tipos de empreendedores que buscam garantir a preservação de documentos vendidos online e combater a pirataria. 

Neste artigo, explicamos o que é DRM Social e como funciona esse recurso na prática. Ainda citamos a importância de usar esse recurso e quais são os passos para utilizá-lo nas principais plataformas para infoprodutos. Confira!

O que é DRM Social? 

Quer entender o que é ativar DRM? A Gestão de Direitos Digitais ou Digital Rights Management (DRM) se refere a tecnologias que pretendem proteger mídias digitais. Portanto, contribuem para evitar que um trabalho autoral seja copiado e distribuído irregularmente. 

O DRM pode ter diferentes formatos, mas todos pretendem combater a evasão de receita do autor. A ideia é que o infoprodutor não seja prejudicado com a  reprodução indevida. Depois do trabalho para elaborar um infoproduto de qualidade, alguém pode aproveitar que a falta de proteção para piratear o conteúdo para consumo próprio ou comercialização. 

No caso do DRM Social, ao adquirir um produto digital, os dados do comprador são registrados no conteúdo. Isso acontece com e-books ou cursos online em vídeo, por exemplo. Os dados podem ser o nome completo e o CPF. 

Nos livros digitais, essas informações aparecem no rodapé ou no cabeçalho das páginas do conteúdo. Nos cursos em vídeo, os dados costumam ser registrados também no rodapé, para que não prejudique a visualização do material. 

Desse modo, a vantagem do DRM Social é  proteger o material adquirido e valorizar o trabalho dos produtores de conteúdo digital. Se um usuário distribuir o conteúdo irregularmente, também irá entregar os seus dados pessoais a qualquer usuário que baixe o material de maneira inapropriada.

Como funciona o DRM Social nas principais plataformas

A seguir, explicamos como o DRM Social funciona nas principais plataformas para infoprodutores. Entenda quais são as funcionalidades disponíveis e o passo a passo para ativar a proteção em cada uma delas. 

Hotmart

Os infoprodutores que vendem na Hotmart têm a possibilidade de proteger arquivos nos formatos PDF e EPUB. Com isso, a proteção pode ser ativada em arquivos e-book e que estão disponíveis na Área de Membros da Hotmart, o Hotmart Club

Para os arquivos em PDF, é exibida uma marcação em cada página do arquivo, se o infoprodutor ativar a opção “Proteger documento com Senha”. Dá para personalizar a fonte e a cor do texto, assim como a posição que ele aparece.

Também é possível proteger os documentos em PDF contra cópia e contra impressão. Segundo a plataforma, as configurações definidas na especificação ISO 32.000-1 são seguidas, mas a proteção contra cópia e impressão não pode ser garantida para todos os leitores de PDF. 

Para ativar a proteção, é preciso acessar a sua conta na Hotmart, clicar na opção Ferramentas, localizada no menu lateral, e então clicar em Proteção para E-books (DRM Social). Escolha o produto desejado e clique em Continuar. Depois, selecione “Habilitar a Proteção DRM” e marque ePUB ou PDF. 

Caso escolha a opção PDF, defina as configurações de tamanho e cor. Para concluir o processo de ativação do DRM Social, basta marcar o botão “Salvar”, no final da página. Se necessário, a plataforma também oferece suporte para tirar dúvidas.   

Eduzz

A Eduzz possibilita a proteção dos vídeos integrados no ambiente digital da plataforma, o Nutror. O recurso de Gestão de Direitos Digitais marca o nome e e-mail do aluno que assiste o material, a fim de garantir mais proteção ao conteúdo. 

Para isso, é necessário acessar a sua conta na Nutror, acessar a edição do seu curso e entrar na seção “Módulos/Aulas”. Em seguida, clique na edição da aula para aplicar a proteção do vídeo em “Ativar DRM”. Para finalizar, selecione “Salvar”.

Além do mais, por padrão, a Eduzz já protege 100% dos e -books distribuídos no formato PDF. Dessa forma, o infoprodutor não precisa fazer configurações adicionais. O livro digital é assinado com o nome e CPF do cliente quando se trata de uma venda. 

Kiwify

Na Kiwify, para ativar a proteção do DRM Social contra a pirataria, basta ir na área de membros, selecionar o produto digital e clicar na seção Configurações. No final da página, ative a proteção antipirataria para e-books em “Colocar marca d’água com os dados do comprador em todas as páginas”. Assim, nome, e-mail e CPF do cliente serão registrados.

Também é possível ativar outras opções na plataforma, a exemplo de bloquear a cópia com a tecla Ctrl+C. Ainda dá para bloquear a impressão de cópias físicas do conteúdo pelo Adobe Reader. Nesse caso, o usuário conseguirá fazer a impressão se usar outro leitor de PDF. 

O infoprodutor que utiliza a plataforma Kiwify ainda pode proteger o material com senha. Você pode deixar essa informação sobre a senha no conteúdo da aula que adicionou o e-book. 

Como a WeCont pode ajudar os infoprodutores

A WeCont é uma startup de contabilidade que atua com o propósito de promover a transformação contábil de forma disruptiva dentro das empresas. Para isso, ajudamos empreendedores e infoprodutores a deixar toda a burocracia que envolve a contabilidade do negócio para trás.

Oferecemos um serviço contábil de altíssima qualidade, para que as suas ideias se transformem em negócios viáveis. As nossas estratégias digitais inovadoras permitem não apenas diminuir seus custos, mas ainda para alavancar o seu crescimento, com agilidade e credibilidade.

Os infoprodutores podem contar com nossa plataforma online, que permite fazer a gestão financeira e contábil do seu infoproduto com alguns cliques. A ferramenta também é integrada com todos os grandes players do mercado de infoprodutos, como a Hotmart e  a Eduzz. 

Auxiliamos na abertura da sua empresa, para que você consiga prevenir o endividamento e acessar o crédito empresarial com mais facilidade. A nossa parceira com infoprodutores também possibilita o maior investimento e uma redução de cerca de 50% na carga tributária do seu lançamento digital. Essa diminuição varia conforme o faturamento de cada negócio.

Case Além da Medicina

O canal de conteúdo médico Além da Medicina mudou a forma de enxergar e desenvolver a carreira médica. A empresa transforma a sua expertise em conteúdos feitos para quem quer ter uma trajetória de sucesso na medicina.

As soluções contábeis da WeCont já proporcionaram a economia de mais de R$39 mil em um único lançamento da empresa. Ainda promover um fluxo de caixa que gerou um maior investimento no lançamento seguinte. 

Quer saber mais sobre as nossas soluções que diminuíram em cerca de 50% os tributos do lançamento do Além da Medicina? Então entre em contato com a nossa equipe de especialistas contábeis e tire suas dúvidas hoje mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.