Como funciona a contabilidade para ecommerce? Saiba aqui!

Contabilidade para ecommerce, saiba aqui como funciona

As vendas pela internet têm crescido de forma considerável por, pelo menos, dois motivos: o aumento da quantidade de usuários no mundo da tecnologia e a busca dos clientes pela praticidade proporcionada pelo meio digital.

Não é à toa que os empresários optam, cada vez mais, por esse modelo de negócio. No entanto, para o alcance de melhores resultados e do bom funcionamento e da manutenção da empresa, é fundamental contar com uma eficiente contabilidade para ecommerce.

Se você quer saber qual é a importância do contador e como ele pode contribuir para uma excelente gestão contábil da sua loja online, está no lugar certo. Continue a leitura e encontre as respostas de que necessita!

Como funciona a contabilidade para ecommerce?

Regularizar a atividade do ecommerce é essencial, e a contabilidade vai exercer o papel de ajudar a criar todas as condições para que o comércio digital funcione de forma legal, ou seja, respeitando toda a legislação vigente.

Isso porque o profissional contábil entende quais são os documentos requisitados para realizar a legalização, quais procedimentos burocráticos executar, os órgãos do governo envolvidos e demais ações necessárias para evitar erros durante o processo de regularização.

Entre as principais atividades realizadas pelo contador estão:

  • a elaboração do contrato social, no qual são registradas todas as normas de funcionamento, bem como as atividades exercidas;
  • a criação dos balancetes e do balanço patrimonial;
  • a definição e o gerenciamento do capital de giro;
  • a orientação em relação ao registro da marca;
  • a administração do pró-labore dos sócios;
  • a gestão de impostos, como planejamento e pagamento de contribuições;
  • a organização dos livros fiscais;
  • o registro das movimentações financeiras, a emissão de livros e o gerenciamento de documentos contábeis;
  • a consultoria empresarial;
  • o controle da folha de pagamento, entre outras obrigações que devem ser cumpridas para a plena operação do negócio.

Quais impostos são pagos em um ecommerce?

Os impostos recolhidos pelo ecommerce são praticamente os mesmos pagos por empresas físicas, como ICMS, ISS e IPI. Mas nas vendas interestaduais, o recolhimento do ICMS é diferenciado.

Existem duas classes para as atividades executadas por comércio eletrônico:

  • atacadista ou varejistas de mercadorias: vendem produtos de forma geral;
  • prestador de serviços: por exemplo, os marketplaces, que são um tipo de canal de vendas.

É importante salientar que os impostos e as alíquotas a serem recolhidos vão depender do regime tributário no qual o negócio está enquadrado. Você vai entender melhor sobre os tipos de contribuições a seguir.

ICMS

É pago em toda venda feita pelo ecommerce somente pelo estado de destino nas compras realizadas online. As alíquotas variam entre 7% a 12% sobre a quantia do produto. Ou seja, o montante dependerá dos estados de origem e destino das operações efetuadas.

ICMS-ST

É a substituição tributária na qual o recolhimento do ICMS sobre as transações de vendas de produtos ou prestação de serviços é direcionada a outro contribuinte, e não ao que está encarregado pela venda ou prestação de serviço.

Por exemplo, a indústria fica a cargo de pagar o imposto devido pelo dono da loja virtual, que, nesse caso, é somente o responsável por distribuir a mercadoria.

ISS

O Imposto Sobre Serviços só deve ser pago nos casos em que o ecommerce atuar na prestação de serviços. Nessa situação, o ISS é retido pelo município no qual a atividade é executada. Então, se o negócio funciona em uma cidade, mas o serviço foi feito em outra, o imposto é recolhido pelo município do contratante. A alíquota varia em 2% e 5%.

IPI

O Imposto Sobre Produtos Industrializados é recolhido quando o ecommerce pertencer ao fabricante ou importador dos produtos comercializados.

Como fazer um bom planejamento contábil?

Pelo fato da tributação no ecommerce e demais questões fiscais, tributárias e financeiras exigirem muita atenção do empreendedor, o ideal é contar com um planejamento contábil bem estruturado. Isso evita grandes prejuízos, como a aplicação de multas e outras penalidades por parte do Fisco.

A seguir, apresentamos algumas recomendações para você acertar na hora de fazer a contabilidade para ecommerce. Acompanhe!

Preze pela atualização das configurações de taxas

Quando um ecommerce é aberto, as taxas e os impostos são mensurados de forma automática, conforme com o país e o estado escolhido para o funcionamento da empresa. No entanto, nesse modelo de negócios, os itens estão disponíveis para clientes de várias localidades.

Caso precise vender para fora do Brasil, a empresa deve se submeter a uma tributação diferenciada. Então, para não pagar mais que o necessário e causar danos ao caixa do ecommerce, é preciso conhecer os tributos que incidem sobre esse tipo de transação.

Conheça a saúde financeira do ecommerce

Para que o planejamento seja eficiente, é importante contar com relatórios completos e precisos a respeito da situação financeira do negócio. Logo, é necessário registrar todas as receitas, os custos e as despesas, como notas fiscais e ordens de compra.

Contar com um software específico pode contribuir bastante para a agilidade, a praticidade e a segurança desse processo. Assim, fica mais fácil identificar se os gastos estão muitos altos, o que pode ser cortado, em quais datas o ecommerce consegue obter um lucro maior.

Organize-se quanto às datas para o cumprimento das obrigações

Caso se esqueça de pagar um certo imposto ou cumprir as obrigações dentro do prazo estabelecido, a empresa por ser penalizada com o pagamento de multas e demais sanções. Esses valores podem afetar bastante o caixa do negócio, levando à ocorrência de outras dívidas.

Para evitar que isso ocorra, é importante se informar e organizar em relação a esses prazos e, assim, garantir a entrega das obrigações na data adequada, livrando-se de dores de cabeça indesejadas.

Faça um levantamento de todas as informações relevantes

Além de se preocupar com o pagamento dos impostos e cumprimento das obrigações nas datas definidas, é importante fazer um levantamento de todos os dados considerados relevantes. Por exemplo, o total de vendas mensais e a quantidade de visitas na loja.

Além disso, é fundamental avaliar os lucros do negócio que permitirão um melhor entendimento sobre a necessidade de realizar novos investimentos e tomar demais decisões relevantes para o desenvolvimento do ecommerce.

Agora que você entende a importância da contabilidade para ecommerce, o ideal é contar com uma boa consultoria contábil, como a proporcionada pela WeCont. Auxiliamos e orientamos em relação às questões fiscais, tributárias, contábeis e financeiras, colaborando para que o negócio esteja regular perante a lei e, assim, você tenha condições de tomar melhores decisões.

Quer entender um pouco mais dos serviços oferecidos pela WeCont e como a empresa pode ajudar você nesse processo? Então, entre em contato agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.