Por que é necessário rever o modelo de negócio? Entenda!

Criar um modelo de negócios significa planejar os fundamentos de uma empresa e a sua evolução no mercado, utilizando elementos como a proposta de valor e a antecipação de custos. Como o cenário corporativo muda constantemente, rever o modelo de negócio é fundamental para que a empresa se mantenha competitiva.

Há diversos sinais que indicam que essa hora chegou. Por exemplo, quando a empresa amplia seu investimento em ações de marketing e diminui seus custos operacionais e não enxerga mudanças na rentabilidade, o problema pode ser o seu modelo de negócio. A situação parece familiar? Acompanhe nossas dicas para adotar uma nova estratégia.

Reflita sobre os propósitos da empresa

Você se lembra dos motivos que o levaram a abrir o negócio, estruturar suas operações, definir o preço, as formas de divulgação, a entrega do produto ao cliente e outros pontos fundamentais para que a empresa pudesse crescer?

É hora de refletir sobre esses princípios e ser honesto com você mesmo, assumindo se muitos dos processos já não estão defasados ou ultrapassados. Também é preciso reconhecer o que está dando certo, para evitar que as mudanças piorem uma prática favorável.

Faça uma análise do cenário atual da empresa e do mercado

Você lembra também quando começou a planejar a abertura da sua empresa? Rever o modelo de negócio significa voltar aos primeiros passos, dados antes de inaugurar o empreendimento, resgatar o seu propósito e adequá-lo à nova realidade do mercado.

Isso não significa que você vai fazer tudo novamente. Até porque tudo muda: a concorrência, as estratégias de marketing, a legislação, entre outros fatores que envolve a abertura e a sustentabilidade de um negócio.

Não dá para fugir de algumas coisas, como a adoção de recursos tecnológicos para otimizar as atividades. No entanto, você deve se atualizar, planejar e fazer investimentos sem perder a sua essência.

É preciso se redescobrir e andar na frente dos concorrentes, preservando sua marca. O que o mercado necessita atualmente e o que ele pode oferecer? Em contrapartida, qual é o diferencial da sua empresa para os clientes? Analise minuciosamente.

Utilize ferramentas para essa revisão

Todo planejamento e processo de tomada de decisão deve ser bem embasado. Na hora de rever o modelo de negócio, é importante analisar as próprias experiências. No entanto, considerar somente o conhecimento empírico e o emocional pode fazer com que você tenha algumas atitudes equivocadas.

Quem revisa os modelos de gestão está em busca de se adequar ao mercado e alcançar novos objetivos. Por esse motivo, usar algumas ferramentas voltadas para a gestão administrativa é fundamental.

A análise SWOT é uma delas. Voltada para o estudo das forças e fraquezas de uma organização, ela contribui para que o gestor enxergue as oportunidades de mercado e possíveis riscos do futuro de maneira nítida e objetiva.

Banner - Blog Quiz

Com esse resultado em mãos, fica mais fácil e seguro definir os próximos passos, estruturando um planejamento estratégico eficiente e adequado à realidade.

O ideal é que a matriz seja aplicada por uma pessoa experiente e que entenda bastante do assunto. Se não tiver ninguém na equipe, contar com uma assessoria especializada ou firmar um contrato temporário com um administrador pode trazer bons resultados para o futuro do negócio.

Utilizando o Canvas

O modelo de negócios também é chamado de Canvas, instrumento criado para que os gestores tenham uma ampla e nítida visão sobre a companhia. A ferramenta nada mais é que um quadro organizado, que separa os principais elementos de uma empresa, dividindo-se em:

  • canais;
  • estrutura de custos;
  • fontes de receita;
  • principais atividades;
  • principais parcerias;
  • principais recursos;
  • proposta de valor;
  • relacionamento com clientes;
  • segmento de clientes.

A partir de cada uma dessas categorias, o empreendedor deve responder às seguintes perguntas:

  • O que vou fazer? — definindo a proposta de valor;
  • Para quem vou fazer? — definindo o consumidor ideal e as formas de se relacionar com ele;
  • Como vou fazer? — definindo os principais recursos utilizados para atingir os objetivos e quais parceiros serão necessários para que isso se torne realidade;
  • Quanto vou gastar? — qual o custo para viabilizar o novo modelo de negócio.

O quadro permite que o gestor visualize a estrutura da empresa por completo. Como o recurso é muito simples de ser aplicado, geralmente as respostas são encontradas com rapidez. Essa é uma grande vantagem, principalmente para aqueles que estão correndo contra o tempo em relação à concorrência.

Vale lembrar que as perguntas não precisam ser respondidas na ordem, e essas respostas podem ser alteradas a qualquer momento. O objetivo é registrar e aperfeiçoar ideias, buscando inovar e restabelecer os diferenciais da empresa no mercado.

Defina quais são as atuais prioridades

Agora que você já conhece os pontos fortes e fracos da sua empresa e já refletiu sobre o que está dando certo e o que deve ser aprimorado, é hora de definir a ordem de implementação de cada novo recurso, política e ação que devem ser empregados para mudar o modelo do negócio.

Lembre-se de considerar o mercado, a concorrência, os colaboradores e os clientes. Toda mudança deve ser bem planejada para que nenhuma relação acabe sendo enfraquecida durante o processo. Nesse sentido, criar um setor de comunicação pode contribuir para amenizar os impactos e acelerar a integração de todos os envolvidos com as novas políticas da empresa.

Conte com uma assessoria especializada

Praticamente todos os processos da sua empresa podem ser otimizados, aumentando a eficiência e diminuindo os custos. Até aqueles que parecem impossíveis de serem transformados, como o imposto de renda.

No entanto, somente uma assessoria especializada em assuntos contábeis vai poder revelar esses segredos e como é possível garantir essas vantagens. O mesmo acontece com outras áreas, como marketing, vendas, atendimento ao cliente, gestão de pessoas, etc.

Rever o modelo de negócio é uma tarefa que leva tempo e exige esforços. No entanto, quanto mais bem estruturado for esse processo, maiores serão as chances de garantir o retorno desse investimento e seus resultados satisfatórios.

A WeCont pode auxiliar você. Somos especialistas em escalar negócios por meio de estratégias digitais. Entre em contato conosco e descubra como podemos tornar sua empresa mais competitiva.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.