Conheça os tipos de startup e descubra o que aprender com eles

Existem diversos tipos de startups no mercado, mas muitos empreendedores ainda não conhecem esses negócios que estão fazendo muito sucesso. As informações sobre essas empresas são bem interessantes, já que elas podem auxiliar o crescimento do seu empreendimento. Assim, é importante conhecer sobre esses novos modelos e saber diferenciá-los uns dos outros.

Neste post, vamos explicar o que são startups e definir o seu conceito e mostrar que há várias modalidades dessa categoria de negócio. Além disso, vamos fornecer detalhes sobre os vários tipos de startup: Large Company Startup, Lifestyle Startup, Social Startup, Buyable Startup etc. Aqui, você vai descobrir algumas lições de aprendizado para aplicar no seu negócio.

Gostaria de saber um pouco mais sobre os tipos de startup? Acompanhe a leitura deste artigo!

Saiba o que são startups

Startup é um termo que surgiu nos Estados Unidos da América (EUA) e se tornou popular a partir do ano de 1996 até 2001 devido a uma bolha especulativa que chamou a atenção dos investidores. A partir disso, as ações das empresas de comunicação alocadas em ambiente da Internet e de Tecnologia da Informação (TI) se elevaram consideravelmente.

Isso levou à compreensão de que essa palavra se referia a negócios com grande potencial de crescimento. Porém, a etimologia do termo refere-se a dar início a algo e colocá-lo para funcionar. Na atualidade, startup é um grupo de empreendedores que iniciam um modelo inovador de negócio, escalável e repetível com soluções a serem desenvolvidas e muitas dúvidas.

Portanto, startups são empresas emergentes com um modelo de negócio baseado na escalabilidade, as quais oferecem serviços ou produtos com uma proposta inovadora. Elas atingem diversos setores, apesar de estarem ligadas à tecnologia. As soluções devem ser completamente novas, ou seja, não ofertadas por outros empreendimentos, além de estarem em um cenário de incertezas.

Entenda os principais tipos de startup

O modelo de negócio de startup gera valor para os clientes solucionando os seus problemas e rentabilidade para o empreendedor. Sendo assim, o foco não está somente no produto ou serviço oferecido que deve ter como base a inovação. Os consumidores o percebem como superior em comparação às soluções dos concorrentes.

Large Company Startup

Large Company Startup são empreendimentos robustos e grandes, que já estão ativos há bastante tempo e buscam inovar o seu modelo de negócio. Essas empresas procuram se adaptar aos novos cenários do mercado que está se transformando continuamente. Embora sejam tradicionais e sólidas, elas envelhecem, perdem a produtividade e a eficiência se não apostarem na tecnologia e inovação. 

Lifestyle Startup

Lifestyle Startup são empresas criadas por uma grande ideia ou sonho que visa ao sucesso e modifica o estilo de vida de quem se envolve em seu projeto. Dessa forma, todos os colaboradores que trabalham nela estão contribuindo por que gostam do que fazem e não apenas pelo dinheiro. A ideia do negócio os mantém motivados para contribuir com ele.

Social Startup

Social Startup tem como objetivo fazer a diferença na sociedade. Essas empresas almejam impactar positivamente as comunidades onde desenvolvem as suas atividades e gerar resultados para os moradores da região onde se instalam. Elas podem ser negócios cuja finalidade seja o lucro ou organizações sem fins lucrativos, mas darão a sua contribuição social de forma significativa para a humanidade.

Buyable Startup

Buyable Startup são aquelas startups que tiveram a sua fundação baseada no projeto e uma ideia relevante. Porém, elas precisaram do investimento de terceiros para a instrumentalização do negócio e também para o seu crescimento. Os termos referem-se ao papel desempenhado pelos investidores que foram os responsáveis pela viabilização da empresa que oferecia altos riscos financeiros.

Scalable Startups

Scalable Startups são aqueles empreendimentos cujo modelo é replicável, têm um potencial enorme de crescimento e necessitam de investimentos para expandir. Essas empresas incluem negócios que já estejam em funcionamento, contudo, precisam de capital de risco para atingir outro nível de desenvolvimento, mais investidores, mais clientes e mais funcionários para aumentar os seus rendimentos.

Small Business Startups

Small Business Startups são empreendimentos iniciantes que não tem como finalidade alcançar uma expansão muito grande. A sua escala é pequena e elas são gerenciadas por empreendedores individuais que têm visão limitada e pouca experiência. Esses empresários movimentam a economia no local em que iniciaram os seus negócios, ainda que não busquem um crescimento vertiginoso.

Descubra o que o seu negócio pode aprender com uma startup

Startups trazem diversos aprendizados para que os empreendedores descubram o que é prioridade em seus negócios. Por esta razão, se você está planejando o crescimento da sua empresa, aprenda a fazer os seus colaboradores aceitarem as mudanças. Veja a seguir algumas lições importantes que podem ser aplicadas ao seu empreendimento.

Cultura de Startup

Uma empresa que pretende crescer precisa criar uma cultura de startup. Alinhe a visão e missão do seu negócio com as ideias de inovação e transformação para que as mudanças sejam aceitas pelos colaboradores. Os empreendimentos que não incluíram esses conceitos em sua rotina podem enfrentar verdadeiros desafios, terão que melhorar a comunicação e a interação com seus funcionários.

Aprendizado contínuo

As startups mostram que o aprendizado contínuo nas empresas é uma necessidade que precisa ser suprida. Afinal de contas, esse é um dos seus métodos de trabalho aplicado a todos os profissionais que chegam para trabalhar nesse modelo de negócio. Os colaboradores são treinados e utilizam o tempo para aprender e crescer profissionalmente.

Mentalidade de crescimento

Apesar de uma empresa ter cultura de inovação, não significa que os seus colaboradores desenvolveram a mentalidade de crescimento. Eles precisam ser motivados para que busquem novidades constantemente. Em startups, as equipes estão sempre engajadas com o seu desenvolvimento e na busca de ideias positivas para se aprimorar. Elas já entenderam que é necessário testar coisas novas.

Ambiente de experimentação

Todos os modelos de startups se dispõem a atuar em contextos de incerteza e algumas com poucos recursos. Os seus líderes estão dispostos a tentar fazer coisas diferentes e ainda que falhem, é melhor que nunca tentar e continuar sempre na mesmice. Eles sabem que cometer erros não é vantajoso, mas uma tentativa pode funcionar e dar excelentes resultados.

Compreenda a importância da contabilidade para startups

A contabilidade funciona como um centro de apoio para startups, auxilia no gerenciamento eficaz, mantém as informações financeiras sempre disponíveis e seguras e garante o cumprimento das obrigações fiscais. Os profissionais do ramo contábil fornecem os dados financeiros que são fundamentais para os processos de tomada de decisão.

O lucro e a produtividade das startups são reveladas pela contabilidade desde o princípio dos negócios. Consequentemente, torna-se possível elaborar estratégias para realizar bons investimentos e economizar dos recursos, apresentar estimativas financeiras para instituições bancárias, atrair investidores e elaborar um planejamento assertivo. 

Agora você já sabe quais são os tipos de startup e descobriu o que aprender com eles! Entenda que um ambiente colaborativo pode ser criado com o compartilhamento das informações e muitas barreiras precisam ser derrubadas para alcançar os seus objetivos. Estimule os colaboradores da sua empresa a trocar ideias entre si para localizar novas soluções que impactem as finanças.

Gostou do conteúdo? Compartilhe estas informações nas suas redes sociais Instagram, LinkedIn, YouTube, Facebook e mostre as novidades aos seus amigos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.