Futuro da contabilidade: 8 tecnologias que vão transformar o setor

Acompanhar as alterações que ocorrem com o passar do tempo em todas as áreas, inclusive na contábil, é fundamental para o profissional que busca atender as novas demandas do mercado e dos clientes, se destacar, aumentar a competitividade e alcançar uma carreira de sucesso. Para que isso ocorra, entender a futuro da contabilidade é muito importante para entender os novos métodos criados, ferramentas desenvolvidas, entre outros.

Com o intuito de ajudar você a conquistar as melhores oportunidades que surgirão com as novas tendências, elaboramos este post para mostrar as principais novidades inseridas no ramo da contabilidade. Confira!

1. Integração contábil

A primeira novidade do futuro da contabilidade é a integração contábil, tendo em vista que perder muito tempo digitando o grande volume de informações de cada cliente não é mais viável para nenhum profissional. Diversas atividades podem ser realizadas por essa ferramenta, mostrando que investir na tecnologia é uma forma de aperfeiçoamento dos escritórios contábeis.

Existem vários sistemas contábeis disponíveis que proporcionam uma maior facilidade no momento de controlar e gerenciar os documentos, o que é primordial para o contador prestar um serviço de qualidade.

2. Atendimento personalizado

Nos dias atuais, os clientes estão cada vez mais bem informados, entendendo melhor suas necessidades e como elas podem ser supridas. Assim, as expectativas se tornam maiores, e disponibilizar um serviço personalizado e um contato periódico pode fazer toda a diferença.

Implementar as inovações com o intuito de automatizar os processos internos é uma ótima maneira de possibilitar que o time dedique um tempo maior para prestar consultorias e fornecer dados estratégicos para seus clientes.

3. Presença digital

Contar com um marketing contábil é imprescindível atualmente, tendo em visa que grande parte dos clientes possui perfis nas redes sociais e realiza pesquisas por meio dos mecanismos de busca. Caso esteja pensando em expandir o escritório, explorar as vantagens que o marketing digital proporciona para a divulgação dos serviços pode ser uma boa ideia.

Além disso, é possível monitorar as evoluções do mercado, entender as ações dos concorrentes e engajar os usuários. Isso ajuda tanto na captação de novos clientes quanto no contato com clientes atuais, melhorando seu nível da experiência e satisfação.

4. Softwares de gestão contábil

Os serviços de contabilidade são constituídos por vários processos complexos e burocráticos. Por este motivo, os softwares de gestão foram desenvolvidos para tornar mais simples o planejamento, gestão e realização de tarefas diversas, além de gerar relatórios detalhados e precisos, emitir notas fiscais e demais funções.

No entanto, antes de escolher alguns sistemas, é preciso avaliar se ele é mais amplo, realizando várias atividades que fazem parte da rotina contábil, ou se executa apenas tarefas distintas.

5. Machine learning

Essa é uma novidade que tem crescido de maneira rápida no dia a dia. O machine learning pode ser entendido como o aprendizado de máquina, que é um conceito associado à inteligência artificial. Apesar dessa associação, o machine learning não pode ser confundido com a inteligência artificial, já que o último conceito é mais amplo e insere o aprendizado de máquina como um dos seus mecanismos.

Diante disso, esse recurso pode ser visto como a capacidade que um software tem para analisar dados, reconhecer padrões e realizar tarefas por conta própria.

6. Inteligência artificial

O conceito de inteligência artificial está ligado à capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos, conseguindo aprender, raciocinar e decidir de maneira inteligente e racional.

Isso é cada vez mais uma realidade, mudando a forma como as pessoas e empresas se relacionam com as inovações tecnológicas e como os processos funcionam. Isso também afeta o setor de contabilidade e o modo como os profissionais contábeis desenvolvem o seu papel, já que muita coisa tem evoluído no que tange à tributação, como a classificação fiscal, regras de cálculo e enquadramento tributário.

Ganhos relevantes para o escritório de contabilidade surgirão quando sistemas operacionais, como fiscais, operacionais, entre outros, começarem a utilizar processos robotizados, integrando-os a várias ferramentas e tecnologias.

Isso vai diminuir, de forma considerável, as atividades operacionais da contabilidade, e vários softwares usados poderão ser usados em conjunto com outros do governo ou mesmo com aplicativos. Dessa forma, o cliente poderá, por exemplo, ser lembrado por uma espécie de robô quando uma informação estiver faltando para fechar a folha de pagamento ou cumprir outras obrigações.

7. Blockchain

O blockchain tem desenvolvido um papel importante no mundo das operações online, sendo uma tecnologia que propicia a operação da moeda digital Bitcoin. Trata-se de uma lista crescente de registros, conhecidos como blocos, que se vinculam e se protegem por meio do uso da criptografia.

Os impactos do blockchain para as empresas de contabilidade são disruptivos. O setor já vem sofrendo alterações, principalmente na necessidade de manter os registros de todas as transações feitas pelos clientes.

Ao invés da gestão privada dos livros contábeis em seus bancos de dados, todo controle é realizado de forma simultânea em um livro compartilhado, em tempo real. Ele atua como uma espécie de livro-razão, que engloba todas as informações dos clientes. Por meio disso, a inovação permite atualizar os meios de faturamento, processamento de quitação dos impostos, entre outros benefícios para companhias de qualquer porte.

8. Cloud computing

Trata-se de uma novidade que auxilia na economia de recursos e tempo, já que por meio dela o escritório contábil consegue atuar com diversos tipos de aplicativos disponíveis de forma online, onde os registros são armazenados em uma nuvem virtual.

A vantagem dessa ferramenta é que os programas não exigem a instalação no computador ou em outro aparelho físico, e toda a tarefa é executada online e de forma simples para o usuário.

Como pode perceber, o futuro da contabilidade envolve diversas tecnologias importantes para o desenvolvimento das atividades e aumento da produtividade, gerado uma prestação de serviços com maior qualidade. Por isso, não espere mais para se adequar a essas tendências e se destacar entre os concorrentes.

Quer contar com um serviço de contabilidade atual e adequado a novas demandas do mercado? Então entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.