Quer saber quais são as tendências de mercado para 2021?

Quer saber quais são as tendências de mercado para 2021?

Uma das tarefas básicas de quem lida com gestão de empresas é acompanhar as tendências de mercado. Para 2021, as novidades demandam mais atenção para o empreendedor identificar mudanças de hábito dos consumidores e as oportunidades para se manter à frente dos concorrentes, ocupando um lugar de destaque em seu ramo de atuação.

As tendências de mercado são direcionamentos para onde o consumo está em alta e tende a crescer nos próximos anos. A boa notícia é que desde já podemos entender as tendências para 2021. Neste post, reunimos as novidades que podem contribuir bastante para o sucesso do seu negócio. Confira!

Empreendedorismo digital

O comercio online tem se expandido de forma considerável nos últimos anos. Dentre as opções relacionadas a esse crescimento, estão as startups, o mercado dos infoprodutos, os cursos online e demais soluções que conseguem chegar a resultados interessantes por meio das redes.

As vantagens do empreendedorismo digital são várias, como o baixo custo de produção, as inúmeras possibilidades de divulgação (pagas e orgânicas) e a garantia de praticidade que os consumidores digitais procuram.

Saúde e higienização

Outra tendência que tem ganhado espaço no mundo dos negócios é o setor de higienização e limpeza. Com a pandemia provocada pela disseminação do Covid-19, cresceu a demanda por empresas que comercializam álcool em gel, desinfetantes e demais produtos antibacterianos e antissépticos.

Nesse contexto, a venda de máscaras, luvas e demais EPIs também se destaca como boa oportunidade para o próximo ano.

Produtos artesanais

Os produtos artesanais têm sido os preferidos de clientes que buscam a personalização garantida pelo comércio digital. Um dos produtos com grande relevância nesse mercado são as cervejas artesanais, que conquistaram um crescimento considerável nos últimos anos.

É uma tendência de mercado muito importante para o fomento ao empreendedorismo, pois boa parte dos produtores e venderemos desse nicho são donos de pequenos negócios.

Franquias e microfranquias

O setor de franquias e microfranquias tem sido uma das alternativas mais seguras para empreendedores de vários perfis, ocupando um lugar de destaque quando o assunto é tendências de mercado em 2021.

Isso se deve a diversos fatores, como o modelo de negócio já bem estabelecido, com o qual o franqueado consegue investir de forma mais segura e confiável, o uso de marcas conhecidas no mercado e o público consumidor já bem definido. Esses são apenas alguns dos motivos que transformam o modelo das franquias em uma boa oportunidade.

Mercado saudável

As pessoas estão cada dia mais conscientes sobre a importância de manter uma alimentação saudável. Estamos falando do consumo de produtos naturais, orgânicos e frescos, que estão substituindo à mesa comidas e bebidas industrializadas, processadas e enlatadas. A crescente demanda por alimentos com bom potencial nutritivo torna esse mercado uma excelente possibilidade para quem busca investir em um negócio.

Conteúdo interativo

A interatividade ocupa um espaço importante no processo de desenvolvimento dos negócios, principalmente por conta da presença tecnológica na rotina corporativa. Nesse contexto, o conteúdo interativo é um mecanismo que integra as estratégias de marketing digital, por isso também é visto como uma das principais tendências para 2021.

Banner - Blog Quiz

Com o alto volume de dados consumidos diariamente pelos usuários, a concorrência por atenção vai ficando mais acirrada. Nas redes sociais, por exemplo, as marcas estão inovando constantemente a interação dos usuários com conteúdos publicados por elas. Essa tendência esteve presente nos últimos anos e estará mais forte daqui para frente.

Vídeos e formulários interativos, e-books, landing pages e infográficos são algumas alternativas para quem busca se diferenciar da concorrência e aumentar o engajamento com o público.

Trabalho home office

As inovações da transformação digital chegaram para agregar mais facilidade à rotina tanto das empresas quanto dos clientes. As ferramentas de automação criaram o contexto necessário para que mais profissionais realizassem suas atividades de casa, modelo que é conhecido como home office.

Em 2020, quem ainda não estava atuando nesse modelo precisou adaptar suas funções por conta da pandemia do Covid-19. A partir do fechamento de instalações físicas como forma de reduzir o contágio do vírus, os profissionais migraram suas operações ao ambiente digital para conseguirem dar continuidade a seus serviços no modelo home office.

O novo contexto de trabalho mostrou que o modelo remoto contribui para a redução de custos. Por isso, a tendência é que mais negócios passem por essa experiência em 2021. Além da redução de custos, as vantagens do home office incluem flexibilidade de horários, aumento da produtividade e melhora da qualidade de vida dos profissionais.

Mesmo que os seus serviços ainda não estejam prontos para o modelo home office, é importante ter atenção a essa novidade.

Aplicativos e tecnologias inovadoras

Outra tendência advinda do avanço tecnológico são os aplicativos e tecnologias disruptivas. Com todas as facilidades proporcionadas por esse tipo de ferramentas, a adoção de sistemas eficazes acabou se tornando cada vez mais essencial dentro das empresas.

O ideal é que as ferramentas sejam desenvolvidas como forma de disponibilizar soluções fora do tradicional, que realmente atendam a necessidade dos clientes. Assim, a criação da empresa consegue ocupar um lugar de destaque e se tornar altamente competitiva.

Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Chatbots, procura por voz em mecanismos de busca, entre outras opções podem ser aplicadas.

Como você pôde perceber, são várias tendências de mercado previstas para o ano de 2021. Por esse motivo, o ideal é fazer o possível para seguir os direcionamentos dos consumidores. A falta de preparação pode deixar a empresa ultrapassada e fazê-la perder espaço para os concorrentes, além de impedir que melhores resultados sejam alcançados.

Ao contar com essas tendências de mercado, você consegue chegar a um serviço de qualidade, capaz de chamar a atenção do público, captar e fidelizar mais clientes, tornando seu negócio cada vez mais perto de seus objetivos. Então, não deixa de estar sempre por dentro do novo, acompanhando notícias e novidades em fontes de confiança.

Desse jeito, você consegue saber para onde ir e propor algo novo para o público. Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber novidades sobre gestão e contabilidade em primeira mão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.