Análise competitiva: Saiba o que é e como ela ajuda na tomada de decisão!

Os diferenciais competitivos mantém as empresas ativas no mercado. Porém, encontrá-los é uma tarefa complexa. As avaliações para encontrar oportunidades devem ser realizadas de forma a averiguar as atuais tendências dos negócios. Mas a observação precisa ser analítica e estratégica para descobrir o que está fazendo a concorrência e tentar fazer melhor a fim de superá-la.

Neste conteúdo vamos explicar o que é a análise competitiva e como essa estratégia pode ajudar a tomar decisões mais assertivas. Aqui, você vai descobrir diversos benefícios advindos dessa prática e encontrar detalhes sobre como ela ajuda a empresa desenvolver diferenciais de mercado, auxilia a entender e trabalhar nas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, entre outras questões.

Precisa entender sobre a análise competitiva e como ela é importante para as empresas? Siga em frente!

Entenda o que é a análise competitiva

Análise competitiva é um processo analítico formal que verifica o comportamento dos concorrentes diretos e indiretos no mercado. Essa estratégia pode ajudar os líderes a tomar decisões mais embasadas. Ela é essencial para superar os concorrentes e trabalhar com soluções inovadoras após descobrir o que está funcionando e o que não está, evitando prejuízos. Veja quando ela pode ser realizada:

  • reposicionamento da marca;
  • busca de novas ideias para produtos inovadores;
  • efetuação do estudo de viabilidade financeira para criar produtos novos;
  • lançamento de produtos novos;
  • realização de diagnóstico organizacional;
  • percepção de que a marca se tornou obsoleta;
  • percepção de queda no faturamento mensal sem razão aparente;
  • inatividade na agenda de marketing.

As análises são qualitativas e não consideram os aspectos quantitativos ou os custos. São avaliadas as campanhas de marketing, os produtos, os canais de comunicação com os consumidores e outros pontos relevantes que podem interferir ou se tornar ameaças reais para as organizações. A estratégia pode ser aplicada várias vezes conforme as necessidades do empreendimento.

A realização da análise competitiva pode ser definida para vários momentos, porém, ela pode ser feita de maneira simples. Inicie a avaliação identificando a concorrência direta e indireta. Faça uma análise SWOT dos seus concorrentes e da sua empresa incluindo nela todos os produtos. A seguir, verifique os detalhes como palavras-chave, identidade da marca, campanhas de marketing, entre outros.

Por fim, realize uma pesquisa dos seus concorrentes na internet, com os colegas de profissão, amigos e faça uma comparação dos resultados obtidos pela sua marca. Verifique a existência de fraquezas, oportunidades e elabore relatórios para formalizar a análise competitiva. Não se esqueça de apresentá-la aos demais gestores.

Confira os principais benefícios da análise competitiva

Muitos benefícios são provenientes da análise competitiva. Algumas vantagens agregam valores intangíveis aos negócios posicionando-o no mercado e passando uma imagem mais positiva da empresa aos clientes. Observe abaixo como essa estratégia pode ser benéfica e auxiliar nas tomadas de decisões mais acertadas!

Ajuda a empresa a desenvolver diferenciais de mercado

A estratégia ajuda a criar diferenciais de mercado com a realização de algo diferente do que já é feito pelos concorrentes. A apreciação dos detalhes pormenorizados das organizações que estão competindo com a sua engloba os seguintes fatores:

Banner - Blog Quiz
  • tipos de embalagem;
  • formas de pagamento;
  • prazos de entrega;
  • linguagem para se comunicar com o cliente;
  • marketing de relacionamento;
  • atendimento diferenciado;
  • produtos personalizados.

Perceba o que você pode fazer diferente e quais são as brechas que estão abertas para conseguir potencializar as suas vendas. Há algo que ninguém está fazendo? Invista nisso e obtenha destaque no mercado.

Auxilia a entender e trabalhar pontos fortes e fracos

A análise competitiva influencia nas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que estão presentes nas corporações e no mercado. Ela permite a identificação dos pontos fracos e fortes da empresa por que gera um conhecimento mais aprofundado do mercado. São descobertos os entraves internos e os fatores externos que interferem no crescimento da organização.

Consequentemente, os gestores conseguem antever problemas e se prepararem para minimizar os impactos negativos no seu negócio. Essa também é uma excelente ocasião para explorar e conhecer os pontos fortes para utilizá-los como vantagens competitivas. Também é possível encontrar meios para corrigir as fraquezas que não são referentes ao mercado.

Promove a melhoria do mix de produtos

A análise dos serviços e produtos avaliados pelos clientes é de grande relevância, visto que eles oferecem informações específicas e que podem ser diferenciais dos concorrentes. Esses dados podem ser utilizados em diversos níveis, por exemplo, pelo setor de vendas que consegue negociar com os consumidores.

Os vendedores poderão explicar que o produto é melhor do que aquele que é fornecido pelos concorrentes mostrando as razões de suas afirmações. Contudo, a análise da embalagem e do preço do produto é insuficiente. O estudo precisa ser mais profundo e ter o objetivo de averiguar a capacidade do item de corresponder às expectativas dos compradores.

Ademais, a análise competitiva possibilita a observação integral do cenário e do movimento dos concorrentes. Caso a empresa não esteja conseguindo alavancar os seus negócios, é crucial conferir as principais tendências de cada momento. Isso vai ajudar os líderes a não serem surpreendidos ao perceberem outras organizações criando soluções semelhantes, que não foram identificadas no momento ideal.

Trabalha na satisfação e fidelização dos clientes

Quer ampliar a satisfação dos seus clientes? Invista em uma análise competitiva que fará a checagem dos padrões e identificará os anseios dos clientes que ainda não foram atendidos. Entender as necessidades dos consumidores fará com que a sua organização seja bem-sucedida. Além do mais, os clientes satisfeitos estarão mais dispostos a serem fidelizados.

Faz a empresa sair da bolha

Com a análise competitiva fica mais fácil para os empresários, gestores, gerentes e coordenadores saírem de suas bolhas e procurarem novas maneiras para executar as suas tarefas de rotina. Eles vão encontrar meios diferenciados para resolver problemas de comunicação com clientes, criação de novos produtos, elaboração de estratégias inovadoras etc.

Essas são as vantagens da análise competitiva! Agora você já sabe como ela ajuda na tomada de decisão e entendeu quão importante é por ser uma ferramenta estratégica. Ela é muito útil para planejar mudanças estruturais ou internas na organização, além de apontar a necessidade de contratar empresas especializadas para vencer os desafios.

Este conteúdo despertou a sua curiosidade sobre ferramentas de gestão e temas relacionados? Então nos acompanhe nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.