Consultoria tributária: veja por que contratar esse serviço!

A consultoria tributária pode até parecer um luxo, mas, na verdade, ela deveria fazer parte dos serviços contábeis essenciais em toda empresa. A propósito, essa é uma das funções da contabilidade 4.0, a última fronteira em termos de qualidade nesse ramo. Nela, o contador passa a ser um aliado estratégico, além de cuidar da parte operacional ligada aos impostos.

Isso tem tudo a ver com o trabalho do consultor, especialista fundamental para apoiar o processo de tomada de decisão e de orientar empresas visando ao crescimento. Se é isso que você quer para o seu negócio, prossiga na leitura e saiba o que uma consultoria pode fazer para gerar bons resultados.

Segurança no recolhimento de tributos

Imposto é coisa muito séria. Quando a empresa os apura sem a organização esperada, corre o risco de atrasar seus compromissos junto ao fisco e, assim, de ser multada. Além disso, o apoio de especialistas em consultoria tributária é fundamental para atualizar a empresa conforme novas normas são publicadas

Afinal, no Brasil, o que não faltam são regras “saindo do forno” diariamente para tornar a vida das empresas ainda mais complicada. Sendo assim, a única forma de assegurar que o recolhimento dos tributos será feito conforme a legislação é ter profissionais atualizados e com experiência em consultoria.

Diminuição de custos

A consultoria tributária pode apresentar um custo inicial, já que é preciso recrutar talentos e assumir todas as despesas inerentes a uma contratação. No entanto, esse custo rapidamente se paga, porque uma das especialidades de um consultor é justamente orientar a respeito da redução de gastos. Essa diminuição, por sua vez, pode ser na forma de estratégias de elisão fiscal, aproveitamento de créditos ou mesmo na mudança do regime tributário.

Redução de riscos

Em alguns setores, os impostos podem consumir 20% do faturamento bruto ou mais. É como se sua empresa tivesse que deixar para os cofres da Receita Federal R$ 200 a cada R$ 1 mil que entrasse no caixa.

Com o tempo, tamanha carga tributária coloca sua empresa em uma posição de dificuldade, já que uma fatia considerável do faturamento simplesmente escoa pelo ralo. Se nada for feito, é grande o risco de perda de competitividade, já que fica inviável investir para crescer.

Essa é uma ameaça nem sempre detectável a tempo de se tomar as medidas preventivas adequadas. Para isso, a consultoria é a solução para que sua empresa possa se antecipar e mitigar os riscos da tributação excessiva.

Auxílio na tomada de decisão

O exercício está terminando e, com ele, entra novamente na pauta temas como mudança de regime tributário, estratégias para elidir impostos ou possíveis expansões. Em quaisquer desses casos, uma decisão vai gerar impactos significativos, logo o martelo não pode ser batido sem uma avaliação muito bem balizada. 

Quando decisões difíceis ou complexas demais precisam ser tomadas a respeito da parte fiscal, não há apoio melhor do que uma consultoria tributária. Sua função por excelência é orientar, então essa é a especialidade mais indicada para auxiliar na hora de decidir em matéria de impostos. Considere sua contratação desde a abertura da empresa ou, se ainda não o fez, coloque na balança o excelente custo-benefício dessa valiosa aquisição. 

Ficou interessado e quer saber ainda mais? Então veja o que você pode fazer para pagar menos impostos em sua empresa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.