5 dicas para fazer redução de custos na empresa
Em meio à crise econômica, altas cargas tributárias e competitividade do mercado, expandir os negócios têm se tornando um grande desafio para as organizações. E para sobreviverem diante disso tudo e ainda se manterem competitivas no mercado, ter estratégias para a redução de custos na empresa são as melhores opções.
No entanto, essa pode ser uma tarefa difícil para muitos empresários e gestores, por não saberem quais práticas adotar de forma eficiente para conquistar um resultado positivo. Pensando nisso, separamos 5 dicas incríveis para ajudar nesse processo. Confira!
1. Elabore um planejamento
É fundamental conhecer o gerenciamento do negócio. Por isso, é necessário estar consciente que essa atividade se trata de uma previsão futura que não pode ser executada de forma retroativa.
Planejar significa reestruturar as ideias e medidas com fundamento em informações retiradas de períodos passados para elaborar novas estratégias. Ele precisa reunir todos os dados da companhia e compará-los com os métodos adotados no decorrer do tempo.
Por meio dessa avaliação, é possível iniciar a análise dos processos para a identificação do que é imprescindível, o que pode ser excluído e o que deve ser aprimorado, elevando os lucros da instituição.
2. Opte pela terceirização
A terceirização tem ganhado cada vez mais espaço dentro das empresas, independentemente do porte e área de atuação. Trata-se de uma opção para as companhias que precisam economizar com a contratação de funcionários ou que desejam diminuir os custos fixos.
Por exemplo, ao terceirizar uma parcela da atividade produtiva do negócio, é possível ocupar uma parte menor da estrutura, o que diminui os eventuais gastos com locação, energia, limpeza, entre outros. Colaboradores cuja função é esporádica também podem ser contratados apenas quando necessário.
3. Faça a economia de recursos
Energia, água, internet, telefone, papéis e materiais de escritório são alguns exemplos de despesas fundamentais para o funcionamento de praticamente todas as organizações. No entanto, é possível a redução de custos na empresa com essas questões.
Por exemplo, você pode investir em descargas e torneiras econômicas, desligar os aparelhos quando não estiverem sendo usados e usar lâmpadas fluorescentes ou de LED. Além disso, é possível dar preferência aos planos corporativos de telefone ou utilizar os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, para reduzir a necessidade de ligações.
Em relação ao uso de papeis, crie uma política de consciência ambiental, orientando os colaboradores a realizarem impressões frente e verso, digitalizarem o máximo de documentos possível ou dar preferência ao armazenamento em nuvem.
4. Negocie com os fornecedores
Em relação aos fornecedores, a ideia mais adequada é renegociar os preços. Dessa forma, você assegura a qualidade do produto ou serviço, já que não precisará substituir o fornecedor por encontrar outro mais barato, mas que não oferece a mesma qualidade.
Outra solução para minimizar os custos é não ter somente um fornecedor. Procure ter opções para evitar o risco de ficar sem os produtos no seu estoque ou ficar refém dos preços altos.
5. Escolha um sistema contábil e tributário adequado
Da mesma forma que a gestão financeira precisa do auxílio da tecnologia, implementar um sistema contábil e tributário eficiente pode contribuir bastante para a redução de custos na empresa. Por meio dele é possível ter controle dos pagamentos de tributos realizados e cumprimento das obrigações acessórias, evitando os atrasos ou esquecimentos que podem gerar a aplicação de multas e demais penalidades que geram prejuízos ao negócio.
Além disso, ele é capaz de apoiar na emissão de notas fiscais e na elaboração de balanço e relatórios que podem propiciar uma visão geral do negócio.
Como pode perceber, por meio da implementação de dicas simples é possível alcançar a redução de custos na empresa, sem diminuir a qualidade dos produtos oferecidos e serviços prestados, garantindo maior rentabilidade e crescimento saudável do negócio.
Gostou deste post? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades!