Marketing para SaaS

O mercado Saas em 2022: o marketing e o amadurecimento

Os negócios SaaS (Software as a Service) vem atingindo cada vez mais maturidade no mercado
e, com isso, grandes responsabilidades, principalmente no setor de comunicação e marketing.

Pesquisas recentes entre executivos de marketing de SaaS apontam que estratégia, segmentação, diferenciação e adoção de novas tecnologias serão de grande importância para o grupo neste ano. E, à medida que o mundo continua vivenciado a pandemia da Covid-19 e seu impacto na economia do trabalho, haverá uma ênfase ainda maior no engajamento dos funcionários e na construção de relacionamentos entre departamentos.

Destacamos abaixo os principais insights que o profissional de marketing deverá manter no radar na hora da tomada de decisão:

1) O regime de trabalho remoto tende a perpetuar e a tendência é que aplicativos SaaS sejam cada vez mais adaptados aos dispositivos móveis, com a possibilidade de acessar a qualquer hora, em qualquer lugar e em uma variedade de dispositivos.

2) A Inteligência Artifical (AI) e Internet das coisas (IoT), com a capacidade surpreendente das máquinas, serão cada vez mais aplicadas e podem ocasionar em um grande surgimento e crescimento de novas soluções SaaS.

3) Com mais compradores em potencial usando métodos não rastreáveis para obter informações sobre produtos e serviços (resumos de mídia, fóruns de usuários e redes pessoais), os profissionais de marketing enfrentarão uma pressão crescente para gerar a demanda necessária para atingir as metas de vendas.

Marketing SaaS com mais tecnologia e dados

Os profissionais de marketing têm as métricas, indicadores e relatórios como aliados e as soluções estão se modernizando e melhorando. A análise preditiva, que analisa dados para decidir e prever as melhores ações para o negócio,passará de experimental para mainstream, conforme as empresas se esforcem para implantá-las nos pontos de contato com o cliente. Os profissionais de marketing que puderem implementar essas novas ferramentas com eficácia ganharão a fidelidade do cliente, especialmente entre a Geração Z.

As estratégias de leads de produto, que se concentram em clientes de upselling (estratégia usada para incentivar o consumidor a gastar mais) de versões freemium (produto gratuito, mas que passa a ser pago quando há necessidade de outras ferramentas) às pagas, continuarão a crescer, gerando uma nova etapa no funil de marketing chamada Product Qualified Lead (PQL).

Traduzido em “lead qualificado de produto”, PQLs são leads que já experimentaram seu produto, provaram o seu valor, e agora estão dispostos a se tornarem clientes.

Valores e cultura estão crescendo em importância

Olhando para dentro da companhia, a experiência do funcionário também será importante em 2022. Os funcionários, em geral, buscam trabalhar com mais propósito em suas vidas profissionais e eles precisam receber apoio para que possam criar e sustentar os relacionamentos internos que os manterão motivados, felizes e comprometidos com suas demandas. Com um maior empenho dos funcionários, teremos um impulsionador do envolvimento do cliente, mecanismo de marketing totalmente novo.

Fora de suas próprias equipes, os profissionais de marketing precisarão intensificar seu alinhamento com grupos como Governança, Gerenciamento de Riscos e Conformidade (GRC) e Ambiental, Social e de Governança (ESG, sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance”) focados nos valores e práticas da empresa.

O GRC será mais mainstream, tornando cada departamento mais disposto a compartilhar informações e recursos entre si. Esse foco maior na estratégia de GRC reduzirá riscos, custos e duplicação de esforços entre os departamentos.

Ah, vale ressaltar que os profissionais de marketing precisarão ter um cuidado especial para garantir que a história da marca satisfaça e complemente as questões empreendidas pelo ESG. E nesse sentido, a estrutura ESG e seus participantes serão motores de crescimento em 2022.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.