Rio Innovation Week

Rio Innovation Week

A cidade do Rio já começou 2022 respirando tecnologia e inovação. É que a cidade sediou o Rio Innovation Week, um dos maiores e mais completos eventos do tema da América Latina – realizado pela primeira vez em território nacional. A conferência aconteceu em quatro dias de programação, de 13 a 16 de janeiro, e reuniu cerca de mil startups, 500 palestrantes e 190 expositores de diferentes mercados como sustentabilidade, turismo, marketing, varejo, futuro do mercado de trabalho, esporte, cultura, saúde e agronegócio. Áreas que têm em comum a utilização da tecnologia como base para expansão dos negócios e criação de novas oportunidades.


O evento foi realizado no Jockey Club Brasileiro, na zona sul da cidade, e tem como objetivo transformar o estado do Rio de Janeiro em referência de inovação e empreendedorismo tecnológico, impulsionar negócios, gerar novas oportunidades e conectar setores e investidores.


Com foco também em estimular o networking e compartilhar conhecimento e conteúdo relevante, foram montados diversos espaços temáticos divididos por mercado de atuação, com participação de palestrantes internacionais e nacionais de peso. Entre eles Richard Branson, fundador do grupo Virgin – que é também o primeiro empresário a voar até o espaço é Steve Wozniak, cofundador da Apple. E mais! Camila Farani, investidora anjo do Shark Tank Brasil, Rony Meisler, sócio CEO da Reserva, Bruno Stefani, Global Innovation Director da Ambev e João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos.

A diversidade de temas e soluções foi uma grande característica do evento e atraiu os mais diferentes empreendedores, investidores, jovens e profissionais do futuro, executivos e também representantes do governo. Algumas iniciativas que chamaram a atenção foram a inclusão do jovem no mercado de trabalho por meio da tecnologia, o mercado de criptoarte, tendências de metaverso, soluções healthtechs, turistech e agrotech, além de tecnologia blockchain, engrenagem que garante as operações de criptomoedas e NFTs. Este último tema, já bastante estudado por nós da WeCont, ganhou destaque no Palco do Conhecimento, promovido pela Editora Globo, com a mesa “Criptomoedas e NFT”. Os especialistas presentes apontaram a seguinte conclusão: “A tecnologia blockchain é a grande revolução do mercado” e, para Marcelo Maziero, presidente do conselho da Central de Recebíveis (Cerc), ela pode transformar setores considerados muito burocráticos, como os cartórios. Não dá para perder esse assunto de vista, não é?!


Ah! Não podíamos deixar de comentar sobre o painel que reuniu Francis Suarez, prefeito de
Miami, e Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e que falou sobre os desafios de
transformar uma cidade em polo de inovação e o incentivo a geração de novos negócios, como
a instalação de empresas focadas em novos modelos de atuação. Estamos ansiosos para ver a
nossa cidade cada vez mais inovadora e tecnológica.


O RIW entrou para o calendário da cidade como o maior evento da América Latina sobre o
tema e a segunda edição já tem data confirmada e será ainda neste ano, entre os dias 10 e 13
de novembro. Pode Contar que estaremos lá de olho para trazer muito conteúdo e informação
para você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.