Quais são as funções administrativas em uma pequena empresa? Saiba aqui!

Você quer abrir seu próprio negócio ou gerenciá-lo melhor? Os pequenos empreendimentos devem superar alguns desafios, como o fato do gestor ser responsável por várias áreas do negócio. Para solucionar esse problema, é importante que você conheça as funções administrativas a serem desempenhadas.

Já ouviu falar dessas funções administrativas? Explicamos cada uma delas nos tópicos seguintes e, em seguida, esclarecemos como a contabilidade é importante para garantir a saúde financeira de sua futura empresa. Acompanhe!

Quais são as funções administrativas que preciso saber?

Existem 4 funções administrativas que englobam todas as técnicas e ações que devem ser tomadas por um administrador para manter a organização no rumo certo, garantindo seu crescimento.

Planejar

Planejar é o ato de estabelecer os objetivos gerais, metas e as atitudes que permitirão atingi-los. Esse planejamento deve ser muito bem pensado e considerar tanto questões internas — como material, estoque, fornecedores, colaboradores — quanto externas, como:

  • análise do seu público-alvo e mercado de consumidor;
  • estudo dos seus concorrentes;
  • projeção de cenários otimistas, pessimistas e realistas.

Organizar

Essas atividades envolvem a organização dos recursos de um negócio. Você deverá estabelecer como um projeto será feito, calcular o dinheiro necessário para realizá-lo, distribuir as tarefas entre a equipe etc.

Nessa etapa é importante buscar produtividade e eficiência, ou seja, finalizar os trabalhos em menos tempo e com menor desperdício possível.

Dirigir

As atividades de direção são as de liderança, como motivar e incentivar o pessoal a realizar suas tarefas. Para isso, é importante que você desenvolva inteligência emocional, ou seja, consiga perceber as emoções do pessoal que você trabalha e comunicar as suas.

Controlar

Por fim, as ações de controle asseguram que tudo sairá como planejado. Você deverá controlar as despesas, observar as vendas, estudar o comportamento dos clientes e supervisionar o pessoal para garantir bons resultados.

Periodicamente — mensal, trimestral, semestral ou anualmente —, colete as informações sobre os resultados e os compare com os obtidos nos períodos anteriores, assim você pode verificar se o negócio está crescendo ou não.

Qual é a importância da contabilidade para a saúde financeira da empresa?

Além de fazer as funções administrativas, quem deseja abrir ou gerir melhor a empresa deverá lidar com a burocracia da legalização do negócio, administrar bem o pessoal, cuidar da contabilidade, etc.

Mas você pode delegar todas essas atividades para um serviço de contabilidade online, o que reduz custos, diminui o risco de descumprir a legislação fiscal, além de permitir que você se concentre mais nas suas atividades principais — como obter clientes, fazer um plano de marketing e firmar contratos mais vantajosos;

Uma boa empresa de contabilidade solucionará seus problemas ao ser responsável por diferentes áreas, como:

  • abertura do negócio: cuida das exigências legais para que sua empresa seja aberta e regularizada;
  • contabilidade: faz as demonstrações obrigatórias por lei e relatórios que auxiliam na gestão do negócio;
  • fiscal: apura os impostos — e reduz a carga tributária —, entrega obrigações legais, escritura livros obrigatórios por lei;
  • gestão de pessoal: cuida da folha de pagamento, projeção de férias, admissão, rescisão etc.

Mesmo que você ainda não tenha aberto seu negócio, é importante já conhecer os desafios que serão enfrentados, quais são as funções administrativas e como você pode aproveitar dos serviços de um bom escritório de contabilidade para facilitar sua gestão.

Quer dizer algo sobre o assunto, deixar uma dúvida ou opinião? Se cadastre abaixo e recebe nossos conteúdos exclusivos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.