Tudo que você precisa saber sobre contabilidade online

Uma vez que a contabilidade pode ser classificada como uma ciência que estuda o patrimônio de uma determina empresa e organizar seus processos burocráticos, a contabilidade online é o ato de digitalizar e modernizar esses processos.

A atividade é indispensável para a gestão de negócios e, diga-se de passagem, uma tarefa bastante complexa já que envolve a movimentação de recursos financeiros e uma série de processos burocráticos. Ou seja, não se trata apenas de uma estratégia para o bom andamento da empresa, é algo fundamental para garantir a legalidade dos negócios.

Graças à internet, é possível otimizar essas atividades. O material de hoje explica melhor o funcionamento da contabilidade online, seus benefícios, porque é importante contar com um serviço digital e como escolher a empresa certa. Continue a leitura e modernize sua empresa!

O que é contabilidade online?

Não é de hoje que a tecnologia vem transformando constantemente a forma como muitos profissionais realizam o seu trabalho e a dinâmica de várias profissões.

Essa realidade chegou às atividades contábeis. Armazenamento em nuvem, mobilidade e plataformas digitais já fazem parte do universo dos contadores. É a contabilidade online, que veio para revolucionar uma das funções mais tradicionais do mercado de trabalho.

A contabilidade online procura unir três conceitos:

  • a contabilidade em si;
  • tecnologia;
  • internet.

Ou seja, é fazer a contabilidade das empresas utilizando a tecnologia para otimizar e automatizar a rotina contábil, com o apoio da internet. 

Para fazer a contratação de um bom serviço, é preciso ter atenção aos conceitos de contabilidade online e digital, pois, são diferentes um do outro.

Enquanto a contabilidade online é um conceito usado para definir um serviço prestado integralmente online, por meio de plataformas, a contabilidade digital é continuar contando com um escritório físico, mas que otimiza apenas uma parcela de seus serviços por meio da internet.

Como funciona a contabilidade online?

Hoje, por meio das plataformas online, basta inserir todos os dados contábeis da sua empresa para que sejam avaliados por um contador e organizados de acordo com o que a legislação estabelece, de forma fácil, prática e acessível. Em relação aos serviços, não existe nenhuma diferença prática entre a contabilidade online e a contabilidade tradicional. 

A contabilidade online funciona como um escritório, onde se realizam serviços como:

  • escrituração contábil;
  • elaboração de relatórios;
  • folhas de pagamento;
  • pró-labore dos sócios;
  • emissão de guias de pagamentos de impostos.

Na contabilidade online isso tudo fica organizado e disponível em uma plataforma que possibilita a interação entre empresa e contador, via web e de modo integral. É importante reforçar que você não será atendido por um robô, e sim por uma pessoa. 

Quais são os benefícios da contabilidade online?

Se tem algo que não dá para negar é que inserir a tecnologia nos processos mais tradicionais de uma empresa traz uma série de benefícios. Você vai entender quais as vantagens se relacionam a rotina contábil.

Economia de tempo e dinheiro

Normalmente, processos realizados online custam menos que os formatos mais tradicionais. No caso da contabilidade online, também é possível economizar um valor significativo não só com os custos do serviço propriamente dito, como também no armazenamento e no deslocamento para resolver qualquer problema pontual.

A relação que acontece via web traz autonomia e agilidade ao processo, já que o cliente não precisa aguardar para ter acesso aos arquivos solicitados. O portal do serviço escolhido disponibiliza todos os documentos necessários, de maneira rápida e dinâmica.

Segurança de dados

Para permitir o acesso fácil e rápido a qualquer tipo de documento, a contabilidade mantém esses dados armazenados em nuvem, o que significa que todas as informações contábeis estarão guardadas em um dos modelos eletrônicos mais seguros da atualidade.

Além de garantir o acesso a partir de qualquer local que tenha internet, em qualquer horário, também é possível realizar backups automáticos, garantindo que os documentos realmente permaneçam em segurança.

Integração, agilidade e otimização de processos

A contabilidade online permite que o escritório contábil e o cliente se mantenham conectados em uma só plataforma. É possível, inclusive, integrar os sistemas da contabilidade ao sistema de gestão interna.

Manter os documentos integrados, organizados e centralizados facilita a rotina de todos os envolvidos nos processos. 

Por que contratar uma contabilidade online?

Seja qual for o modelo e segmento do empreendimento, o processo de tomada de decisões é uma das mais importantes rotinas do cotidiano de uma empresa. Por isso, é preciso escolher colaboradores, parceiros e fornecedores que possam criar um relacionamento saudável e de confiança.

Quando o assunto está relacionado aos serviços contábeis, contar com uma empresa que oferecer o auxílio adequado é benéfico tanto na hora de cumprir com as obrigações legais, como para o desenvolvimento do negócio como um todo.

Logo, contar com uma empresa contábil de confiança é um requisito básico para as organizações que almejam alcançar bons resultados, prezando pela segurança dos dados e garantindo que suas operações estejam dentro do que é determinado pela legislação.

Ao contratar uma contabilidade online para tomar conta dessas funções, o gestor garante a praticidade desses processos, uma vez que eles se tornam mais funcionais, práticos e acessíveis.

Os sistemas digitais deixam as informações disponíveis, facilitando o acesso aos dados, ao mesmo tempo em que ficam em segurança. A empresa então pode consultar os documentos a qualquer hora, em qualquer lugar, sem que seja necessário se deslocar até o espaço físico do contador.

Por que contratar uma contabilidade online?

Contar com uma empresa de contabilidade séria e competente é uma forma de garantir que o negócio possa se desenvolver dentro da legalidade.

Empresas de contabilidade e contadores, ao trabalhar com informações financeiras, burocráticas e sigilosas, podem utilizar as informações como base para compor estratégias de desenvolvimento. Dessa forma, é possível dar apoio e direcionar escolhas da maneira mais adequada para que o negócio possa de fato crescer.

Ou seja, quando você tem uma empresa contábil de confiança e que se posiciona como uma verdadeira parceira, acaba garantindo que os processos de tomada de decisão aconteçam de forma segura. 

A contabilidade online surgiu com o intuito de facilitar todos esses processos e serviços, trazendo praticidade em formato acessível e funcional.

Sistemas de gestão digital transformam a rotina, facilitam o acesso à informação e a documentos importantes. Além disso, devido ao volume de fornecedores presentes no mercado, é possível contar com diferenciais que trazem ainda mais vantagens para o negócio.

Quem deve contratar uma contabilidade online?

Embora a contratação seja mais comum por parte de prestadores de serviços, profissionais autônomos e pequenos empresários, a realidade é que a contabilidade online atende bem a negócios de qualquer porte.

Todos aqueles que sabem o quanto é importante contar com acompanhamento contábil e fiscal eficiente e de qualidade estão aptos a migrarem para esse modelo de prestação de serviços. 

Como escolher uma empresa de contabilidade online?

Transferir o controle de processos financeiros e burocráticos dos meios físicos para os prestadores de serviços online já não é mais uma novidade. As ofertas de empresas que se enquadram nesse modelo crescem a cada dia.

Isso exige ainda mais cautela na hora de contratar o fornecedor ideal. Veja alguns itens que merecem sua atenção.

Vá além preço

A contabilidade online ainda pode ser considerada uma novidade e costuma ser bastante acessível em relação a outros serviços no mercado. Isso leva algumas pessoas a considerar apenas o valor cobrado pelo contador na hora de escolher o parceiro ideal.

No entanto, a tendência é que quanto mais baixo for o preço, menos flexibilidade e recursos são disponibilizados ao cliente. Por isso, além do valor, você deve considerar a qualidade das plataformas e serviços agregados.

Avalie a reputação da empresa na internet

Faça uma pesquisa nas redes sociais, sites especializados e no próprio portal da empresa para descobrir quem são os seus clientes e o que estão falando dela. O objetivo é ter acesso aos depoimentos pelos consumidores procurando saber quais as falhas na prestação do serviço ou venda de produtos.

Tenha cautela na hora de avaliar os comentários, verificando se os possíveis problemas realmente se relacionam aos serviços contábeis ou é apenas uma falta de ajuste na relação do fornecedor com o cliente baseado em opiniões e demandas pessoais. Também é possível ir atrás dessa clientela e colher depoimentos de forma direta.

Observe o atendimento ao cliente

O contador é um profissional que, devido a sua atuação, tem acesso aos dados e informações mais importantes sobre um negócio. Por isso, avaliar a sua conduta e o atendimento prestado é fundamental.

Quando for contratar uma empresa de contabilidade online, o ideal é que a plataforma facilite a visualização dos processos e o contato com esse profissional seja facilitado. Isso pode ser verificado por meio das formas de atendimento disponibilizadas.

Cheque se a plataforma online conta com um canal de comunicação realmente efetivo, com várias opções para estabelecer contato.

Verifique se a empresa oferece complementares

Que o contador assume uma posição estratégica dentro das empresas você já sabe. Que ele tem acesso às informações mais importantes e relevantes, também. Isso significa que um bom serviço em contabilidade pode ir muito além dos processos burocráticos básicos.

Devido à visão e os conhecimentos técnicos, esse profissional pode mudar a realidade do negócio por meio da sua opinião ou direcionamento. Nesse sentido, o ideal é que o fornecedor escolhido ofereça assessoria completa, indo além da escrituração contábil.

Podem ser considerados diferenciais:

  • planejamento tributário;
  • consultoria societária;
  • obtenção de certidões negativas;
  • alteração contratual.

Esteja certo de que a empresa está regularizada

O trabalho de um contador é coisa séria. Alguns documentos preparados por esses profissionais, como relatórios e balancetes, devem ser elaborados e assinados por indivíduos cadastrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Vale alertar que não é só o profissional que precisa ter o cadastro em dia, como a empresa. Portanto, antes de escolher a contabilidade online, certifique-se de que as habilitações e registros estejam em dia.

Como a WeCont pode me ajudar?

Como você pôde perceber ao longo desse material, a contabilidade online envolve os mesmos serviços da contabilidade tradicional. No entanto, a escolha de uma boa empresa se dá pelos diferenciais apresentados.

A WeCont está preocupada em manter o seu negócio em dia com as obrigações legais e também com o desenvolvimento da sua empresa por meio da redução de custos e aumento da lucratividade.

Possivelmente, você já se pegou pensando nas quantias que devem ser pagar a União referente aos impostos e em como isso impacta diretamente na rentabilidade. Afinal, estar em dia com as obrigações legais implica, de certa forma, na redução dos lucros.

Os contadores da WeCont têm o conhecimento necessário para mudar essa realidade. Como a empresa se especializou em transformar ideias em negócios viáveis, e por sua vez em grandes operações, o conhecimento técnico tributário adquirido permite que as empresas se mantenham alinhadas ao que a lei estabelece sem que pese tanto no bolso. 

O que a WeCont oferece é uma proposta de parceria, diminuindo custos e alavancando o desenvolvimento do negócio de maneira ágil, com liberdade e sem dor de cabeça.

Sejamos sinceros: por mais que a sua empresa seja uma referência no segmento de atuação, ainda sim é impossível dominar todos os conhecimentos necessários para manter um negócio em funcionamento, de maneira legal e lucrativa.

Mesmo assim, isso não significa que você deva ampliar seu quadro de colaboradores e os setores da sua empresa, atendendo todos os requisitos básicos para o funcionamento de uma organização. É possível, saudável e menos oneroso terceirizar diversas atividades.

Graças à contabilidade online, você não só terceiriza esse serviço como utiliza a internet para se relacionar com o seu contador, garantindo as vantagens apresentadas durante todo esse artigo e ganhando tempo para se dedicar às atividades da sua empresa e ao público-alvo.

Ou seja, além de economizar tempo e dinheiro, você pode se dedicar a estratégias que modificam a realidade do negócio, abrindo vantagem sobre a concorrência e aumentando a lucratividade.

A WeCont está preparada para prestar o melhor atendimento. Por meio de estratégias digitais e inovadoras, prestamos um serviço contábil de qualidade. Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais.

 

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.