Planejamento financeiro de marketing: por onde começar?

Sua empresa conta com um orçamento geral? Ótimo! Mas será que o planejamento financeiro de marketing está acompanhando os outros setores? Veja o exemplo de uma das maiores empresas do mundo, a Coca-Cola. Todo ano, ela reverte bilhões do seu budget apenas para marketing e publicidade, mesmo sendo uma das marcas mais valiosas do mercado.

Isso porque seus executivos sabem melhor do que qualquer um que, sem investir de forma consistente em marketing, a tendência é a redução do consumo e, sendo assim, as vendas caem. Sem vendas, a empresa não terá o lucro necessário para reinvestir e continuar cumprindo a sua missão.

Se até gigantes como a Coca-Cola precisam de ações e investimentos constantes, empresas que buscam um lugar ao sol devem focar ainda mais esse aspecto. Veja, então, o que fazer para construir um plano para garantir que seus esforços de marketing sejam tão bem-sucedidos quanto os da multinacional de bebidas.

Trabalhe com metas

Uma empresa que não tem objetivos estratégicos é como um navio no meio do oceano, esperando a maré levar para o primeiro porto que aparecer. Por isso, o marketing deve ser orientado por metas, da mesma forma que a empresa como um todo.

O importante, nesse caso, é ser sempre específico e trabalhar com números. Alguns exemplos de objetivos nessa linha são:

  • aumentar em 15% as receitas na venda de um produto ou serviço;
  • reduzir os custos com fornecedores em 10%;
  • ampliar a distribuição para X novos pontos de venda.

Identifique seu público-alvo e personas

Outro ponto fundamental em um planejamento financeiro de marketing é compreender a dimensão e o perfil do público para o qual sua empresa destina suas atividades. Afinal, um segmento de consumidores voltados a produtos mais sofisticados pede investimentos mais robustos em qualidade.

Em contrapartida, empresas que trabalham em uma linha mais popular precisam investir mais no volume e em atender a um número maior de pessoas. Assim sendo, procure mapear com precisão seu público-alvo e, na parte digital, use sempre a técnica de construção de personas para direcionar melhor suas iniciativas de marketing.

Estime um valor inicial

Partindo das metas e do público a ser impactado, você já pode estimar um valor inicial para o seu orçamento de marketing. Esse budget pode ser ainda fatiado em valores para cobrir períodos mensais, semanais ou mesmo diários.

Nesse caso, vale uma dica: procure destinar uma margem extra de aproximadamente 20% do orçamento definido. Isso porque, possivelmente, você terá que lidar com despesas imprevistas ou remanejamento nos gastos que vão levá-lo a investir mais do que o previsto.

Aprimore o controle

Um orçamento que não é monitorado full time não tem muita utilidade, já que ele se presta, justamente, a ser um instrumento de controle. Sendo assim, esteja sempre atento ao fluxo de caixa e faça os ajustes necessários conforme as circunstâncias. Lembre-se: planejar não é engessar.

Meça os resultados

As consequências da falta de orientação ao tratar das finanças são variadas e todas elas podem colocar o negócio em risco se não forem evitadas ou neutralizadas a tempo. Segundo o Sebrae, a redução das vendas e baixa produtividade são algumas das mais nocivas à saúde financeira. 

Considerando os perigos da falta de controle, é igualmente importante não só controlar o orçamento como medir periodicamente os resultados. Essa medição consiste, basicamente, em calcular se o budget previsto foi respeitado ou não para, assim, tomar as medidas que se fizerem necessárias — redução ou remanejamento dos gastos, por exemplo.

Então, ficou claro para você o significado do planejamento financeiro de marketing e como ele afeta os resultados? Cuide bem dele e, como recompensa, tenha muito mais segurança e fôlego financeiro em seus negócios.

Caso tenha alguma dúvida ou algo a acrescentar, deixe um comentário. Teremos a maior satisfação em responder!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.