Entenda como o suporte contábil pode fazer a diferença na sua empresa

Com o objetivo de a empresa se destacar com melhores resultados e reorganizar a sua estrutura, além de garantir ferramentas que automatizam as atividades, contar com uma equipe qualificada para atender os seus clientes e garantir a eficiência nas entregas, é essencial contar com bons fornecedores. Nesse contexto, o suporte contábil se destaca.

Trata-se de um apoio para o seu negócio que vai oferecer informes que permitam tomar decisões gerenciais mais efetivas, baseados sempre nos dados da própria organização.

Neste material, a gente explica quais são as responsabilidades do suporte contábil, como ele pode fazer a diferença em seu negócio, além de dicas para escolher um negócio que vá atender às suas expectativas. Continue a leitura e saiba mais!

Quais as responsabilidades do suporte contábil?

Inicialmente, vamos entender quais são as responsabilidades do suporte contábil na empresa. Ele pode assumir vários papéis dentro da empresa, de acordo com os objetivos de seu negócio e com as necessidades de seu mercado. O primeiro deles está relacionado à organização de informações.

É esse suporte que vai oferecer dados para fornecedores, funcionários, governos etc. sobre a situação do negócio. Por meio desse entendimento, existe a possibilidade de avaliar o contexto da organização, entender a saúde financeira e garantir insumos que contribuirão para as decisões da empresa.

Também a partir dessas informações, são gerados:

  • balanço patrimonial;
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos, entre outros.

Quando mencionamos sobre a importância do suporte contábil para as tomadas de decisão da empresa, isso se justifica pela oportunidade de coletar dados e de mensurar monetariamente essas informações. Também é válido ressaltar a capacidade de gerar relatórios para acompanhamento próximo por parte do gestor de um negócio.

Como o suporte contábil pode fazer a diferença na empresa?

Agora que você já sabe o que é o suporte contábil e quais são as principais responsabilidades na empresa, vamos explicar como ele pode fazer a diferença em seu negócio. Confira!

Ter controle financeiro

Para garantir o controle financeiro da empresa, é preciso criar e estruturar um fundo de reserva para períodos mais desafiadores, entender quais são as movimentações do negócio (seja de entrada, seja de saída), garantir que as finanças pessoais e empresariais estejam separadas, além de ter uma ideia clara para onde está indo o dinheiro gasto pela organização.

Além de tudo isso, é importante que a equipe tenha uma ideia clara de como está a saúde financeira da empresa. Assim, há a oportunidade de realizar ações que tragam melhorias em um possível cenário negativo, bem como identificar as ações que vêm trazendo resultados para potencializá-las.

O suporte contábil vai garantir para a empresa justamente isso: uma noção clara de como andam as receitas e despesas do negócio, de modo que não ocorra nenhum tipo de desgaste para o fluxo de caixa.

Redução de custos tributários

No Brasil, entender os custos tributários e tudo o que é necessário pagar para estar em dia com o fisco é um dos grandes desafios para as equipes. O que pouca gente sabe, é que existe a oportunidade de reduzir custos com o pagamento de impostos de forma totalmente legal.

Sendo assim, o suporte contábil vai orientar sobre o que é necessário ser feito para garantir esse objetivo, identificar o regime mais adequado que o negócio se encaixa, entre outras demandas do dia a dia.

Mais facilidade para a expansão da empresa

Se a sua empresa tem como objetivo se expandir, certamente precisará de capital para investir no crescimento. No entanto, essa estratégia deve ser executada com sabedoria, uma vez que envolve custos que vão comprometer o caixa da organização em um período preestabelecido.

O suporte contábil, então, vai garantir que a sua equipe tenha todos os documentos necessários para realizar financiamentos, além de estudar se é viável buscar por crédito no mercado (levando sempre em consideração a atual realidade de seu negócio).

Segurança nas questões trabalhistas

Por fim, a equipe vai auxiliar também quanto às questões trabalhistas do negócio. É essencial entender detalhadamente o que diz a CLT, quais são os encargos necessários de acordo com a legislação, entre outras medidas que evitam prejuízos financeiros e também desgastes com processos.

É positivo tanto para a empresa quanto para o colaborador, que terá o entendimento de que faz parte de uma equipe séria e que se preocupa com questões legais antes de firmar qualquer tipo de negócio.

Como avaliar a eficiência do suporte contábil?

Agora, apresentaremos dicas breves sobre como avaliar a eficiência do suporte contábil de sua empresa. Veja!

Avalie a sua organização

O primeiro passo é identificar, em sua organização, quais são as suas principais necessidades quanto a um suporte contábil.

Assim como na escolha de qualquer outro fornecedor, essa atividade vai garantir que você busque por profissionais já cientes dos desafios que o negócio enfrenta, quais serão as prioridades para esse primeiro momento e o que está em defasagem na organização (bem como quais são os pontos positivos que facilitarão o trabalho de todo o time).

Entre os diferenciais de realizar esse planejamento anteriormente, destaca-se principalmente o fato de que você já terá uma noção clara de quais serão os serviços foco por parte do suporte contábil, bem como agiliza o trabalho da equipe contratada.

Observe a utilização de ferramentas e automatizações

Hoje, é essencial entender se o suporte contábil faz o uso de ferramentas e automatizações em suas atividades. Dessa forma, vai garantir menos trabalho operacional e mais atividades estratégicas, focando sempre nos resultados de sua empresa.

Além disso, se buscar por um suporte que seja feito totalmente online será mais um diferencial desse fornecedor, uma vez que vai trazer praticidade, contar com um atendimento personalizado às suas necessidades, bem como fornecer consultorias para diferentes tipos de demandas.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é o suporte contábil, quais são as vantagens de contar com um, bem como analisar o que deve ser avaliado no momento de contar com uma empresa como essa. Ao contratar uma equipe para essa finalidade, avalie também a qualidade do atendimento: será essencial para que a sua empresa e o fornecedor possam trabalhar em sinergia para garantir melhores resultados.

Se você se interessou pelo serviço e deseja saber como isso vai facilitar a rotina de sua empresa, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.