Como sobreviver em meio à crise? Confira 6 dicas!

Uma das principais dúvidas entre os empreendedores é como sobreviver em meio à crise provocada pelo coronavírus. Isso porque, entre as estratégias implementadas para evitar o contágio, está o isolamento social, que leva às pessoas a ficarem em casa, ao fechamento do comércio, à suspensão das atividades de muitas empresas e à adoção do trabalho home office, quando possível, gerando várias consequências negativas.

Para minimizar os impactos e prejuízos, é importante buscar as medidas mais adequadas para se adaptar à nova realidade, manter o caixa estável e garantir o funcionamento do negócio.

Para ajudar a superar este período difícil de pandemia, elaboramos algumas dicas incríveis. Acompanhe!

1. Faça um bom planejamento

Um momento de crise gera diversas mudanças, como:

  • queda das vendas;
  • estoques parados;
  • gastos desnecessários, por exemplo, a compra em maior quantidade do que o adequado de matéria-prima;
  • alterações na rotina dos processos.

Nesse caso, o planejamento deve considerar todas essas questões, com a finalidade de fazer com que a companhia encontre as melhores alternativas para passar por essa fase da forma mais tranquila possível.

Ela pode, por exemplo, fazer um estudo para comprar a quantidade certa de insumos, buscar atender às novas exigências do mercado, filtrar os custos e as despesas do negócio para realizar uma economia consciente, controlar o fluxo de caixa, analisar diferentes cenários etc.

2. Foque na produtividade dos colaboradores mesmo em home office

Criar as melhores práticas para aumentar a produtividade da organização, sem causar mais gastos, também é uma opção para sobreviver em meio à crise. É preciso avaliar bem os procedimentos para averiguar se as etapas executadas, mesmo que exijam um controle maior, não estão causando a redução da produtividade e qual é o seu valor agregado.

Uma ideia é elaborar ações de curto prazo, com o objetivo de alinhar os processos da empresa e implementar boas medidas de gestão. Nessa hora, é importante fazer com que todos entendam a situação atual de mercado e se esforcem para elevar a eficiência e a produtividade em suas funções.

3. Identifique novas oportunidades

Tentar inovar também é uma alternativa para que o negócio consiga sobreviver em tempos de crise. Para isso, faça uma pesquisa de mercado para entender as reais necessidades dos clientes nesse momento. Para identificar as oportunidades de forma ágil, tente manter um relacionamento próximo com os consumidores e adquira feedbacks importantes para criar um plano de ação eficaz.

4. Revise os contratos com fornecedores

É interessante procurar os fornecedores e ver se eles estão abertos a negociações nesse cenário desafiador. Afinal, para eles também é relevante que a empresa possa continuar fazendo aquisições.

Então, analise todos os fornecedores, veja quais são fundamentais para que o negócio continue operando e tente negociar melhores preços e condições de pagamento. Uma alternativa é tentar adquirir itens consignados, assim você só paga pelo que for utilizado e vendido, evitando a perda de produtos ou que o estoque fique parado.

5. Opte por resultados rápidos

Deixe o plano de expansão para depois, considerando que realizar grandes investimentos nesse período pode ser um grande risco para a sobrevivência da companhia. No entanto, esperar a crise passar sem fazer nada também pode ser prejudicial.

Por esse motivo, uma forma de superar a crise é aplicar os recursos financeiros em atividades que gerarão respostas rápidas, por exemplo, realizar mudanças para atender as expectativas do público, disponibilizar novos canais de vendas, apostar nas redes sociais, ampliar o segmento de mercado para um produto ou serviço já existente etc.

6. Aposte nas vendas on-line

Pelo fato de os clientes não estarem saindo de suas casas, a não ser por necessidades básicas, o número de compras on-line tem aumentado consideravelmente. Por isso, apostar nesse formato de venda pode ser uma ótima ideia.

Contudo, nesse ramo, é necessário buscar os meios adequados para se destacar, atrair e captar consumidores, como investir em uma divulgação eficiente, utilizar as ferramentas preferidas do público, como Facebook e Instagram, e pensar em outras medidas para iniciar a disponibilização de produtos e serviços pela internet.

Saber como sobreviver em meio à crise não é uma tarefa simples. Contudo, ao colocar as dicas apresentadas em prática, você aumenta as chances de obter resultados positivos ao final da pandemia.

Quer entender um pouco mais sobre o que pode ser feito para a sobrevivência da empresa em períodos difíceis? Então, aproveite para fazer a leitura do artigo “Saiba o que é gestão de crise e como a WeCont pode ajudar”!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.