Um grupo de pessoas envolta de uma mesa com papéis e computadores nela

Planejamento orçamentário: entenda tudo sobre a prática

Ter organização na administração das finanças é essencial não somente para empreender, mas principalmente para promover o crescimento sustentável do negócio no curto, médio e longo prazo. Nesse contexto, um planejamento orçamentário consistente é uma estratégia a ser adotada para manter uma gestão eficiente.

Sendo a parte financeira o “coração” da empresa, é preciso dispensar atenção especial a este departamento, afinal toda a saúde do negócio depende das decisões tomadas a partir de uma visão ampla e realista sobre as potencialidades e desafios enfrentados.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, preparamos este artigo onde vamos falar sobre o que é e qual a importância do planejamento orçamentário para a consolidação de uma empresa no mercado. Continue a leitura e se informe!

O que é um planejamento orçamentário?

O planejamento orçamentário é uma ferramenta fundamental para a gestão de uma empresa, uma vez que permite a previsibilidade e planejamento de entradas e saídas futuras.

Comparativamente podemos dizer que o planejamento orçamentário funciona como uma espécie de “contabilidade ao contrário”, em que se busca adiantar as condições e cenários financeiros que ainda acontecerão.

Qual é a importância dessa estratégia para a empresa?

O planejamento orçamentário é importante, pois a partir dele é possível fazer projeções pelas quais é possível nortear a tomada de decisões por parte da empresa. Desta forma evitam-se os erros e aumenta-se a efetividade das ações adotadas.

Banner - Blog Quiz

Outro ponto importante é o entendimento objetivo da situação financeira da empresa, sendo possível definir os passos a serem adotados, assim como mensurar os resultados e realizar correções sempre que for necessário.

O que é necessário para fazer um planejamento orçamentário?

O primeiro ponto necessário para se fazer um planejamento orçamentário é conhecer bem o negócio. Apesar de cada empresa ter uma realidade própria, de modo geral um planejamento orçamentário estratégico deve conter:

  • levantamento de custos de produção;
  • planejamento comercial;
  • projeção de deduções de vendas;
  • orçamento de custos com departamento pessoal;
  • orçamento de despesas de operações;
  • orçamento de investimentos.

A análise dos números dos anos anteriores é um fator decisivo para a elaboração do planejamento, pois desta forma as decisões serão fundamentadas no cenário real da empresa e não em “achismos”.

Como fazer um planejamento orçamentário?

Não existe uma fórmula pronta para fazer um bom planejamento, no entanto, é importante adotar alguns pontos-chave para garantir um alinhamento sólido no desenvolvimento do documento. Entre os passos essenciais a serem tomados estão:

  • ter um planejamento dos Recursos Humanos da empresa;
  • mensurar os indicadores das finanças do negócio;
  • fazer uma avaliação do porte da empresa;
  • compreender em que estágio de maturidade o negócio se encontra;
  • revisar periodicamente o planejamento financeiro adotado.

Agora que você já sabe o que é, como funciona e qual a importância de um planejamento orçamentário consistente, pode adotar uma estratégia de sucesso e manter o controle sobre as finanças. Com um olhar amplo é possível não somente melhorar os resultados, como também alcançar as metas estabelecidas.

Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e receba mais informações exclusivas em seu e-mail.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.