Contabilidade para Saas

Como fazer contabilidade para SaaS sem erros?

A contabilidade para SaaS cumpre uma função importante nesse modelo de negócio cada vez mais popular no mercado. Trata-se de empresas que oferecem softwares como serviços, ou seja, em vez de os clientes implantarem equipamentos, eles contratam sistemas que funcionam na nuvem para acessar as informações que precisam online.

Leis e tecnologias específicas regulam esse tipo de atividade e, por este motivo, é necessário contar com um serviço contábil. As vantagens envolvem agilizar rotinas, identificar melhores alternativas fiscais e outras tarefas para o aumento da competitividade e desenvolvimento saudável da SaaS.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas de como alcançar uma contabilidade eficiente para esse tipo de empresa. Confira!

Por que a contabilidade é fundamental para a saúde financeira da SaaS?

contabilidade realiza a coleta, o registro e a pesquisa de todos os dados relativos às finanças e ao patrimônio de uma empresa, com a finalidade de disponibilizar informações para ajudar no seu crescimento.

No caso das SaaS, os objetivos são os mesmos, ao oferecer suporte estratégico para embasar tomadas de decisão. Para que isso seja alcançado, os processos devem estar alinhados aos avanços da transformação digital.

Como realizar uma boa contabilidade para SaaS?

Invista em automação

A contabilidade administra muitas informações sensíveis no modelo de negócio SaaS, tanto para o controle interno quanto externo. Podem ser dados usados para conquistar investidores e parceiros. 

O problema é que falhas humanas de registros e compliance feitos manualmente podem acontecer, pois as atividades contábeis podem ser complexas e burocráticas. Esse gargalo se torna um risco para o alcance de boas oportunidades. Sendo assim, contar com softwares automatizados é fundamental para evitar problemas que podem afetar diretamente o desenvolvimento das SaaS.

Terceirize o processo

Muitos empreendedores têm dúvidas no momento de formalizar a empresa SaaS, como na escolha entre Lucro Presumido e Lucro Real e no gerenciamento de impostos. Nesses e em outros casos, a solução é contar com um especialista em contábil que esteja por dentro das tendências do mercado de SaaS.

Assim, você mantém seu negócio regular perante a lei e recebe orientações sobre as melhores condutas e decisões a serem tomadas, além de deixar todas as obrigações em dia e impulsionar o crescimento da sua empresa.

Implemente ferramentas de BI

Por meios dos recursos de Business Intelligence (BI), é possível coletar, estruturar e analisar de maneira estratégica diferentes informações da SaaS, além de possibilitar que os dados da empresa sejam monitorados com indicadores de desempenho.

Quando os serviços contáveis utilizam essas ferramentas de maneira adequada, podem coletar informações com base em relatórios transparentes e confiáveis, o que leva à geração de insights que viabilizam a otimização da contabilidade.

Agora que você entende o papel estratégico da contabilidade para SaaS, coloque as dicas em prática para ter um serviço preciso e de qualidade, capaz de auxiliar sua empresa nas questões que surgirem e simplificar o caminho a ser percorrido rumo ao sucesso.

Quer saber como os serviços da Wecont podem ajudar na promoção de uma contabilidade mais efetiva? Venha conhecer nosso site e entre em contato!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on google

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.