Planejamento financeiro empresarial: guia das melhores práticas

Ter um planejamento financeiro empresarial é fundamental para qualquer organização que busca aumentar a competitividade e ter um crescimento saudável, tendo em vista que, por meio dela, é possível definir um grupo de medidas, controle e processos que permitem a previsão de orçamento, definição de metas e demais ações importantes para garantir a saúde financeira do negócio.

Não há dúvidas de que planejar faz toda a diferença, no entanto, essa atividade pode ser bastante desafiadora para alguns empresários e gestores, já que as estratégias elaboradas precisam ser aplicadas com êxito e, assim, evitar prejuízos.

Você sabe quais são os principais erros ao fazer um planejamento empresarial, as vantagens da estratégia e como essa prática deve ser aplicada? Continue sua leitura e confira!

Afinal, o que é o planejamento financeiro empresarial

O planejamento financeiro empresarial tem a finalidade de projetar as receitas e as despesas da organização, com o fim de apontar a situação econômica do negócio. Ao criá-lo, é possível visualizar de forma ampla e clara o quanto se pretende faturar, investir, gastar e, dessa forma, planejar a melhor maneira para usar os recursos disponíveis.

Por esse motivo, um bom planejamento é indispensável. Ele pode ser considerado a base para todas as estratégias da empresa e, se realizado adequadamente, as chances de tomar as decisões mais acertadas aumentam de forma considerável.

Caso não realize essas projeções, será inviável analisar e fazer investimentos na hora certa, revisar os gastos, custos fixos de uma empresa, variáveis e identificar as melhores oportunidades para otimizar os processos. Por isso, nenhum negócio, independentemente do seu porte e ramos de atuação, pode abrir mão de um planejamento completo e real.

Principais erros de quem faz um planejamento financeiro empresarial

Apesar da sua importância, muitos erros são cometidos ao realizar um planejamento financeiro. Veja a seguir quais são os principais!

Deixar de fazer o controle do fluxo de caixa

É por meio do fluxo de caixa que você consegue controlar e monitorar todas as operações financeiras e, para isso, é feita uma divisão entre a entrada e a saída por períodos. Apesar de se tratar de um mecanismo simples de ser aplicado, muitas pessoas não o controlam da forma correta.

Contudo, esse erro dificultará bastante a otimização da gestão financeira, além de não propiciar uma base sólida de informações importantes para que as decisões financeiras sejam tomadas, bem como realizar projeções e aplicar melhorias — uma vez que não se sabe o quanto lucra e o quanto gasta.

Para evitar essa falha, controle o fluxo de caixa com frequência, veja quanto entra e quanto sai e identifique o valor das despesas fixas e variáveis do negócio.

Acumular as atividades

Os gestores responsáveis pelo setor financeiro da empresa geralmente têm muitas tarefas a serem cumpridas. O acúmulo delas é uma situação rotineira, mas que pode trazer sérias consequências. Isso porque o planejamento financeiro empresarial bem executado gasta tempo e atenção de quem o elabora.

Dessa forma, o excesso de tarefas produz um planejamento mal-feito, que impactará de forma negativa nas finanças da organização. Por isso, é muito interessante delegar as funções, reservando as mais críticas para desenvolver pessoalmente.

Não definir metas e prever riscos

É preciso saber aonde se pretende chegar para definir o caminho a ser seguido. O ideal é elaborar metas com prazos específicos para, assim, atingir um objetivo maior. Além disso, faça uma análise periódica, assegurando que o trajeto a ser percorrido ainda é o mais indicado para se chegar no que foi proposto inicialmente.

É essencial, também, que esse planejamento mensure os riscos envolvidos. Juros, inflação, riscos econômicos e demais pontos devem ser avaliados sempre, focando no propósito do negócio.

Realizar movimentações financeiras em excesso

Muitas empresas possuem contas em muitos bancos diferentes e, como consequência, fazem inúmeras transações financeiras. O grande problema é quando essas movimentações fogem do controle, levando o negócio a ter custos bancários elevados por meio do pagamento de tarifas e taxas desnecessárias.

Assim, controlar essas transações é um grande passo para garantir um bom planejamento financeiro. Busque realizar a conciliação das operações financeiras com o departamento contábil, aumentando o controle dos procedimentos executados.

Misturar finanças pessoais com as da empresa

Esse é um erro muito comum de acontecer. Por exemplo, ocorre de o gestor usar o cartão de crédito pessoal para comprar materiais para a instituição ou vice-versa. Agindo assim, chegará uma hora em que o problema estará tão grande que você não conseguirá entender mais o que é gasto da empresa e o que é gasto particular. Logo, não será possível reconhecer a situação atual de nenhuma dessas áreas e nem identificar se está havendo lucro ou prejuízo.

Essa ação também poderá fazer com que haja erros fiscais na declaração de impostos, gerando a aplicação de multas pesadas. Então, a fim de evitar que isso aconteça, tenha contas separadas — não leve as contas da empresa para a casa e nem use o capital do negócio para arcar com dívidas pessoais.

Realizar os processos manualmente

Muitos empreendimentos têm contas em vários bancos diferentes, proporcionando um alto número de operações financeiras. Outra falta é realizar essas movimentações manualmente.

Nesse caso, o ideal é contar com o auxílio de Sistemas de Gestão Empresarial (ERPs) de integração bancária que tenham funcionalidades de automação financeira. O software vai integrar os dados dos bancos em um único local, simplificando os pagamentos de boletos, emissão de extratos, cobrança, análise de documentos bancários, entre outros.

3 vantagens do planejamento financeiro empresarial

Um planejamento financeiro empresarial consegue proporcionar uma série de vantagens para a empresa. Conheça as principais!

1. Controle financeiro

Por meio da elaboração de um planejamento estruturado, você consegue identificar todo o dinheiro que entra e sai, assim como o faturamento e os lucros, possibilitando uma projeção mais adequada das estratégias que devem ser implementadas para o alcance de metas, objetivos e sucesso do negócio.

2. Redução de gastos

Outra questão importante é que, com o planejamento, você consegue identificar as despesas desnecessárias e diminuir esses gastos. Em todos os sentidos, essa ferramenta é primordial para um bom controle financeiro da empresa.

3. Previsões de investimentos

Com todos os dados financeiros e estruturais do negócio em mãos, é possível realizar previsões das ações e investimentos, buscando sempre aprimorar o desempenho da organização no mercado, gerando mais resultados financeiros positivos.

Veja como fazer um planejamento financeiro eficaz

Para que o planejamento traga as vantagens esperadas, alguns pontos devem ser observados ao elaborá-lo. Separamos as principais dicas para você.

Conheça o contexto atual da empresa

Entenda como anda seu ramo de atuação, analise a concorrência e identifique em qual posição você se encontra, bem como a consolidação da marca e quem é o público alvo. Um planejamento adequado é a avaliação de possíveis riscos para iniciar a implementação das práticas compatíveis com os resultados esperados. Contudo, não será possível realizar previsão alguma sem considerar o cenário atual do negócio.

Isso ocorre pelo fato dos números possibilitarem uma análise precisa do patrimônio, então, averigue o faturamento, a capacidade produtiva, as contas a pagar e a receber, os gastos com mão de obra, a lucratividade, o valor destinado aos impostos e demais fatores.

Identifique os seus custos

Você sabe quais são os recursos gastos e quanto custa para que você desenvolva um produto ou preste um serviço? A definição desses valores é fundamental para a precificação adequada, e isso influencia diretamente nas finanças — tendo em vista que o produto ou serviço com precificação errada pode gerar muitos prejuízos.

Tenha o orçamento como aliado

O planejamento e o orçamento devem caminhar juntos. No orçamento, você precisa estipular os valores que serão gastos e recebidos e como isso deve ocorrer ao longo de um certo período. As informações merecem ser detalhadas e, se possível, por setor, com estabelecimento de metas, objetivos e, posteriormente, com a avaliação de como eles foram atingidos ou revisão dos fatores que não deram certo.

Analise o cenário futuro da organização

Considere os aspectos internos e externos que podem influenciar no patrimônio da empresa. Para isso, uma ideia é usar a análise SWOT — Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Afinal, de nada adianta buscar o crescimento das operações com foco no aumento do faturamento quando existem milhões de dívidas a serem pagas e a economia em crise, por exemplo.

Projete o orçamento considerando esses contextos, que variam de acordo com o modelo de negócio. Além disso, muitas ideias vão precisar de empréstimos e financiamentos, e você precisa mensurar o retorno do investimento e a viabilidade de quitar as parcelas. Por esse motivo, planeje-se e esteja preparado para evitar o comprometimento do capital de giro.

Monitore a operação financeira

O balanço patrimonial, o fluxo de caixa e o Demonstrativo do Resultado de Exercício (DRE) são apenas alguns mecanismos relevantes capazes de auxiliar na visualização de como o capital está sendo gerenciado, já que as informações e relatórios gerados norteiam a tomada de decisão.

Os registros, além de manterem o negócio regular com o Fisco, também servem como base nas projeções, considerando que eles elevam as chances de optar pelo melhor regime tributário para o ano seguinte. O planejamento se torna mais simples quando há o controle dos gastos de cada setor, bem como a noção do retorno de investimento, quando algumas ações são implementadas — por exemplo, treinamento dos colaboradores e ações de marketing.

As atividades contábeis e fiscais, desde a chegada da matéria-prima até a análise dos impostos incidentes, registram a que se destinam as quantias a serem pagas e recebidas, permitindo a determinação de quais fornecedores serão negociados para garantir novos preços.

Tenha a tecnologia como aliada

O planejamento financeiro empresarial engloba de forma direta os departamentos administrativo, fiscal e também a gestão tributária nas empresas. Além disso, indiretamente, abarca todas as demais áreas, exigindo dos colaboradores a capacidade de integrar dados de diferentes setores para realizar suas previsões.

A comunicação e a avaliação das informações se tornam mais eficientes quando um sistema contábil de gestão adequado é implementado. A automatização dos processos faz o time otimizar tempo e aumentar a precisão e produtividade, admitindo recursos como o monitoramento das contas a pagar e permitindo uma visão complexa do fluxo de caixa do negócio.

Para tanto, veja a empresa como um sistema integrado, no qual todos os departamentos se comunicam e dependem uns dos outros. Embora cada área tenha o seu próprio orçamento, nenhuma funcionaria sem o auxílio das demais. Planejamento eficiente é aquele que tem o controle das tarefas de todos os setores em uma plataforma única. Dessa forma, é possível verificar as chances e gargalos ao ver como os recursos agem entre diferentes esferas empresariais.

Mensure os resultados

De nada adianta elaborar o planejamento financeiro, definir metas, projetar cenários, e não o colocar em prática, sem um acompanhamento minucioso dos resultados. A partir desse monitoramento, é possível averiguar a continuidade das medidas estipuladas ou propor modificações e investir em novas estratégias, em caso dos resultados obtidos não serem os esperados.

Benefícios de uma contabilidade on-line e automatizada

O avanço digital gerou impactos em todos os ramos, e no contábil não foi diferente. Com a inserção da tecnologia, a contabilidade on-line surgiu como um novo modelo, mais simples e prático, de se fazer gestão financeira, contábil e fiscal das empresas. A contabilidade é realizada de forma completa, da mesma maneira que um escritório tradicional a faz — no entanto, por meio da internet e com as ações e processos estruturados com o uso de uma plataforma.

Esse formato permite que as tarefas de contabilidade que antes eram feitas manualmente possam ser automatizadas. À medida que os dados são inseridos, a plataforma se torna apta para analisar as informações da empresa de forma automática, como os gastos que podem ser cortados, os resultados de um período determinando, as chances de um investimento, entre outros.

A vantagem da automatização é a possibilidade de juntar os principais dados financeiros e contábeis e clareá-los para os gestores. Nesse sentido, os profissionais passam a focar na consultoria de fato, usando suas competências em busca de resultados e mudanças positivas para o ambiente contábil da organização.

Entre os principais benefícios da contabilidade on-line estão:

  • praticidade;
  • eficiência no cumprimento das obrigações legais;
  • independência;
  • segurança;
  • profissionais capacitados;
  • preços acessíveis;
  • viabilidade de uma maior dedicação ao negócio.

Toda empresa que busca se manter saudável no mercado precisa contar com a elaboração de um planejamento financeiro empresarial eficaz, já que somente por meio dele é possível ter uma visão geral no negócio, tomar decisões e propor as melhores estratégias para o seu crescimento. Então, coloque as dicas apresentadas em prática agora mesmo, além de buscar apoio de um profissional capacitado que possa ajudar nesse processo.

Quer contar com um serviço contábil seguro e de qualidade para a sua empresa? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.