Quais são os erros fiscais que prejudicam o meu negócio?

Como a legislação fiscal brasileira é bastante grande e complexa, muitos gestores incorrem em erros fiscais e acabam prejudicando a rotina ou as finanças do seu negócio. Mas quando você elimina esses problemas, consegue evitar problemas com o Fisco e se concentrar nas atividades principais, contribuindo para seu desenvolvimento.

Para ajudá-lo a solucionar e evitar esses problemas, trazemos este post em que listamos e explicamos os principais erros fiscais que podem prejudicar sua empresa. Boa leitura!

Principais erros fiscais que prejudicarão o seu negócio

Nos tópicos abaixo estão os erros mais comuns que ocorrem em empresas de qualquer porte e suas respectivas soluções.

Não possuir um certificado digital válido

O certificado digital é uma tecnologia usada para fazer assinaturas virtuais. Seu objetivo é o de garantir a integridade, autenticidade e validade jurídica — ser legítimo assim como um documento físico — para contratos, notas fiscais eletrônicas (NF-es), demonstrações contábeis e outros documentos eletrônicos.

É importante que você adquira um certificado digital emitido nos padrões da ICP-Brasil e que esteja dentro do prazo de validade, assim você evita erros no momento de assinar digitalmente, emitir notas ou transmitir arquivos ao Fisco.

Erro na emissão da NFS-e

NFS-e significa nota fiscal de serviço eletrônica e pode apontar uma série de erros por diferentes motivos. Veja alguns erros e suas soluções:

  • recibo provisório de serviços (RPS) já informado — o gestor deve corrigir a numeração informada;
  • data errada do RPS — o RPS deve ter data igual ou posterior à habilitação do prestador do serviço;
  • classificação nacional de atividade econômica (CNAE) inexistente — código informado está errado;
  • código de área municipal inexistente — mesma situação acima, será preciso consultar a tabela do IBGE.

Não fazer o pagamento de tributos corretamente

Existem vários tributos que devem ser pagos pela empresa para que ela se mantenha regularizada. É possível que os responsáveis esqueçam de realizar o pagamento de um imposto ou o calcule erroneamente, gerando problemas fiscais.

Nesse caso, é importante contar com um bom serviço contábil que automatize a operação, eliminando eventuais erros e atrasos.

Não criar uma agenda tributária interna

Além de pagar os tributos, a empresa também precisa cumprir obrigações acessórias, como preenchimento de guias, elaboração de balanços, demonstrações contábeis etc.

Cada atividade tem um prazo legal, sendo preciso criar uma agenda interna para entregá-las na data correta. Novamente, você pode evitar problemas delegando essa função para um serviço contábil.

Não guardar os XMLs das notas

XML é o arquivo eletrônico das notas fiscais — notafiscal.xml. As empresas devem armazená-las pelo prazo mínimo de 5 anos, caso contrário elas poderão ter problemas com o Fisco.

Emitir notas fiscais manualmente

Conforme o negócio expande suas atividades e sua carteira de clientes, mais documentos fiscais precisam ser emitidos diariamente. Isso faz com que a emissão manual seja inviável, já que a atividade consumirá muito tempo e capital humano (pessoal necessário).

Além disso, quando realiza essa obrigação por meio da tecnologia, você conquista muitos benefícios, como:

  • elimina erros no preenchimento;
  • evita atrasos;
  • reduz custos;
  • agiliza a rotina da empresa;
  • aumenta a produtividade;
  • melhora a gestão de notas;
  • calcula automaticamente os tributos;
  • permite que o negócio cresça sem aumentar os custos.

Não investir em ferramentas tecnológicas

As tecnologias são mais amplas do que você imagina e contribuem para o desenvolvimento da empresa de diferentes formas. Uma boa contabilidade online, além de emitir as notas corretamente, presta serviços como:

  • cuida de toda a burocracia para abrir a empresa;
  • cumpre as obrigações contábeis e fiscais;
  • legaliza a sua empresa;
  • reduz a carga tributária;
  • alavanca o negócio;
  • aumenta a credibilidade do seu negócio.

Há vários erros fiscais que podem causar danos de difícil reparação ao seu negócio. Mas quando você toma medidas para evitá-los e aproveita dos benefícios da tecnologia, consegue reduzir os custos, acelerar o crescimento e aumentar a competitividade da sua empresa.

Assine já a nossa newsletter e receba periodicamente novidades, informativos e publicações diretamente no seu e-mail! Aproveite, pois é gratuito!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.