Mulheres em reuniao de negocios

Cinco livros sobre empreendedorismo feminino para você mudar o mundo

Para fortalecer o protagonismo das mulheres, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou um marco para o empreendedorismo feminino, celebrado no dia 19 de novembro, com objetivo de atrair atenção para o impacto econômico e social deste movimento.

Mesmo enfrentando desafios diários de discriminação de gênero, as mulheres estão cada vez mais ocupando espaços no mundo dos negócios. No Brasil, o movimento está crescendo e tem contribuído para o empoderamento de mulheres, para que elas se tornem lideranças entre as equipes e também de sua própria trajetória profissional e pessoal.

Segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2018 o Brasil registrou a 7ª maior participação feminina entre os empreendedores iniciais (com menos de 42 meses de existência). Já o Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil, divulgado pelo Sebrae em 2019, aponta que 48% dos MEI’s (Microempreendedores Individuais) são mulheres.


Lembramos: um perfil empreendedor não se restringe a pessoa que abre seu próprio negócio, mas sim alguém realizador, que produz novas ideias com criatividade e inovação. Para estimular atitudes empreendedoras, selecionamos alguns livros essenciais, escrito por mulheres, para mulheres que desejam empreender, realizar projetos e inovar.

1- Mindset – A nova psicologia de sucesso – por Carol S. Dweck.

A autora Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu ao longo de décadas de pesquisa um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, e que é crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante, como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com os nossos objetivos.

2- Girlboss: A Inspiradora História da Executiva de 100 Milhões de Dólares, CEO do Site Nasty Gal – Sophia Amoruso

O livro conta a história de Amoruso, que aos 22 anos, decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois ela vira fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além de contar a história de Sophia, o livro retrata diversos assuntos, provando como ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição.


3- Faça Acontecer. Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar – Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg é COO do Facebook e já foi eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes. É uma das vozes mais fortes na luta pela igualdade de gênero nos cargos de liderança em empresas. Nesse livro, ela encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos. Para isso, ela mesma faz uma reflexão da própria carreira e apresenta os resultados de uma pesquisa vasta que realizou sobre a fora das mulheres no mundo do trabalho.

4- Empreendedoras de Alta Performance – por Andréia Roma, Tatyane Luncah e Vanessa Cotosck –

O livro reúne a história de 40 mulheres brasileiras e revela as estratégias de empreendedorismo feminino adotadas por elas, e que servem de exemplos e ensinamentos para outras mulheres que têm o objetivo de se preparar para o mundo dos negócios. Nomes como Francesca Diana, uma das mais conhecidas designers de bijuteria no Brasil e no mundo e Empreendedora Endeavor, e Andrea Weichert, ‎sócia na Ernst & Young que influenciam diretamente a rota do empreendedorismo no país.

5- In the Company of Women: Inspiration and Advice from over 100 Makers, Artists, and Entrepreneurs – por Grace Bonney –

Bestseller do New York Times, esse livro é uma inspiração e exemplo para mulheres de todo o mundo. Composto por 100 entrevistas, ele revela um aspecto diferente dessas mulheres, entre eles: hábitos, práticas e visões de mundo que são universais e podem ser absorvidas também por qualquer um que ler e conhecê-las mais de perto. Os assuntos vão de seguir o seu próprio instinto e ter rituais diários próprios, até cultivar relacionamentos mais duradouros e significativos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.