Controle de qualidade: saiba o que é e qual a importância

Proporcionar uma boa experiência aos clientes é fundamental para que o negócio se torne mais competitivo e alcance um lugar de destaque no mercado. Para isso, é importante prestar o melhor serviço possível em todo o processo produtivo, ou seja, ter um controle de qualidade eficiente é essencial.

Trata-se de um conjunto de práticas implementadas pela empresa com o intuito de criar padrões que devem ser seguidos para que os produtos e serviços respeitem as especificações técnicas. Dessa forma, é possível atender às expectativas dos clientes por meio da ausência de falhas nos itens desenvolvidos, além de levar em conta a satisfação de colaboradores, fornecedores e demais envolvidos.

Quer entender a importância e as principais vantagens de ter um bom controle de qualidade? Então, continue sua leitura!

Por que é importante contar com o controle de qualidade?

Feigenbaum, um dos gurus do Controle de Qualidade Total, explica que o processo engloba os seguintes aspectos:

  • qualidade no serviço, produto e atendimento;
  • orientação aos clientes;
  • identificação das necessidades do público;
  • controle dos processos;
  • redução de erros já praticados;
  • investigação das causas.

A transformação digital gerou diversas modificações para o mercado, inserido o surgimento de novas exigências por parte dos consumidores. Por isso, qualquer companha que busque elevar sua competitividade no ramo de atuação deve se adequar a esses novos pontos de atenção.

Esse é um dos motivos que faz o controle de qualidade ser tão relevante dentro da organização, pois estimulará tanto o empreendedor quanto a sua equipe de trabalho a buscarem um aperfeiçoamento contínuo — com a finalidade de o negócio alcançar um desempenho melhor.

Além disso, a implementação dessa estratégia é uma ótima forma para identificar as principais necessidades do público. Afinal, são os clientes que impulsionam as atividades da organização, portanto, é importante averiguar quais são as suas demandas e tentar atendê-las da melhor maneira possível.

Também vai contribuir para a padronização dos processos, impedindo que falhas sejam cometidas. Em consequência disso, a produtividade melhora, as vendas aumentam e o desempenho do negócio é reconhecido no mercado.

Quais são as principais vantagens do controle de qualidade?

Ao implantar um sistema de controle de qualidade, a organização consegue usufruir de diversas vantagens consideráveis para o crescimento do negócio, já que ela consegue oferecer produtos e serviços cada vez mais diferenciados. Veja a seguir as principais.

Melhoria frequente das atividades

Uma das principais formas para que a instituição se mantenha competitiva em um mercado tão concorrido é buscar o melhor desempenho, sendo uma das grandes chaves para o sucesso.

Aprimoramento dos processos executados

Ao entender como funciona cada um dos processos dentro dos setores da empresa, fica mais simples criar práticas para aperfeiçoá-las. Além disso, com um bom controle de qualidade, é possível detectar erros e potenciais melhorias.

Redução da repetição de falhas

O controle de qualidade também evita a repetição de erros e falhas. Assim, ao encontrar um desvio, é possível elaborar ou alterar os métodos aplicados, para que o problema não se repita.

Aumento da produtividade

Criar um conjunto de práticas de padronização e testes ajuda a estimular a elevação da produtividade. Isso ocorre pelo fato de os processos serem aperfeiçoados com frequências, afetando diretamente a confecção de produtos e a prestação de serviços.

Satisfação dos clientes

Adquirir um controle de qualidade dentro da empresa fará com que ela consiga produzir itens cada vez melhores e mais atrativos — afetando diretamente os seus consumidores. Dessa forma, consegue-se atender e superar todas as necessidades identificadas no mercado.

Como é possível fazer um controle de qualidade eficiente?

Existem diversas medidas que podem ser implementadas como forma de propiciar esse controle dentro da empresa. Conheça algumas a seguir!

Gere inovação

Para aumentar a qualidade é necessário antecipar as demandas do público, em prol de buscar a melhoria e a inovação constantes. Por esse motivo, é importante introduzir novas tecnologias e investir no uso de indicadores de desempenho, com a finalidade de entender os resultados.

Tenha uma comunicação eficiente com a equipe

Qualquer intercorrência ou falha na produção deve ser avisada de forma imediata para a equipe responsável pela produção. Uma ideia é contar com um sistema de comunicação integrada. As metas e os objetivos do negócio também devem ser repassados para os funcionários e os clientes, de modo que sua missão e visão sejam reconhecidas.

Invista em uma gerência participativa

Os líderes precisam estar disponíveis para engajar, ouvir, delegar tarefas e informar o time. Também devem ter a inteligência de criar equipes funcionais de trabalho, conforme as especificidades de cada projeto a ser executado.

Gerencie os documentos

Para atingir um controle de qualidade integral, é importante sistematizar os processos e projetar as ações. Ter todas as medidas documentadas possibilita a análise de dados importantes e que podem servir como base no momento da tomada de decisão.

Ofereça um bom atendimento

A satisfação dos consumidores se inicia por meio do fornecimento de um atendimento customizado e focado na solução da demanda apresentada. É importante que as empresas busquem oferecer o formato omnichannel, com vários canais de comunicação disponíveis, e contar com estratégias de sucesso do cliente.

Utilize ferramentas de controle

No momento de aplicar, é necessário usar ferramentas para avaliar minuciosamente cada um dos processos, produtos e sistemas, com o objetivo de detectar e resolver problemas. Esses recursos podem ser utilizados de forma isolada ou em conjunto. Nesse caso, o gestor deve saber como escolher aquelas que mais se adequam às demandas no negócio.

Minimize as falhas

Em situações que erros recorrentes acontecem, é primordial elaborar ações corretivas e criar um plano de prevenção contra riscos e crises. Isso pode solucionar de vez os problemas antes de se agravarem, evitando prejuízos à empresa.

Como pudemos perceber, o controle de qualidade representa melhorias nos processos, sendo fundamental para qualquer empresa que busca um crescimento saudável. Por isso, não espere mais para implementá-lo no negócio, usufruir de seus benefícios, melhorar os produtos e serviços e aumentar a satisfação dos clientes. Além disso, esteja preparado para qualquer obstáculo que possa surgir no meio do trajeto.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dento de novos assuntos. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.