Não sabe como recuperar empresas em tempo de crise? Veja!
Saber como recuperar empresas em tempo de crise é um assunto interessante, tendo em vista ser algo desafiador para qualquer empresário. Qualquer negócio está sujeito a passar por esse tipo de situação, que gera grandes impactos financeiros, independentemente do porte e ramo de atuação.
Apesar de não ser tão simples assim, existem alternativas para driblar esse momento, aproveitar as oportunidades, abrandar os seus efeitos e evitar que se chegue à falência.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com algumas dicas para auxiliar na recuperação. Confira!
Crie um planejamento estratégico
A primeira medida para buscar a recuperação em tempo de crise é compreender qual é a situação real de empresa, por exemplo, quantidade de dívidas, recursos disponíveis, entre outros.
Depois, é necessário buscar a organização do negócio por meio da elaboração de um planejamento estratégico, com o objetivo de estruturar o processo de retomada, identificando por onde iniciar e mensurando quanto as novas ações vão custar.
Corte os custos desnecessários
Ao pensar em como recuperar empresas em tempo de crise, uma prática fundamental é adequar os custos à nova realidade financeira. Para isso, é necessário reduzir tudo aquilo que for entendido como supérfluo e desperdício.
Como alternativas, podemos apontar: desligar as máquinas enquanto não estiverem sendo usadas, enviar e-mails, SMS ou mensagens vias WhatsApp ao invés de realizar longas ligações telefônicas, evitar a compra de itens em excesso, deixando o estoque parado etc.
Os custos variáveis, geralmente, já tendem a ser minimizados com a queda de venda, provocada pela diminuição do poder aquisitivo de compra dos clientes, como acontece com matéria-prima e insumos. Então, é importante estar atento para não cortar gastos e despesas que geram resultados, reduzindo ainda mais a receita.
Renegocie as dívidas
Depois de entender a situação atual e quais são as dívidas, é a hora tentar fazer uma negociação. Converse com os fornecedores e credores para estender o prazo para pagamento, realizar um novo parcelamento, diminuir o valor mediante uma entrada à vista, entre outros.
Nesse período difícil, você não deve ter vergonha de solicitar um tempo a mais para obter os recursos necessários para ficar em dia com todas as obrigações.
Priorize o setor contábil da empresa
Por meio do setor CONTábil, é possível organizar melhor a situação financeira, tributária, fiscal e trabalhista da empresa. Essa organização possibilita uma melhor análise sobre os gastos, dívidas, obrigações cumpridas e não cumpridas — como no caso do pagamento de impostos—, e demais informações necessárias para que o negócio possa tomar as melhores decisões em seu plano de recuperação.
Conte com bons parceiros
Ao realizar parcerias estratégicas, é possível contar com a aliança de empresas que complementem os serviços oferecidos por você, viabilizando a criação de pacotes e soluções mais completas para os clientes por um preço mais atrativo.
A vantagem é que essa prática gera mais vendas, além do acesso à carteira e clientes do parceiro e da possibilidade de oferecer produtos e serviços no futuro. Essa é uma ideia relevante para quem busca sair do vermelho sem cortar gastos, mas por meio do fechamento de novos negócios.
Conseguiu entender como recuperar empresas em tempo de crise? Devido à importância de cuidar da saúde financeira do negócio, o ideal é contar com a ajuda de uma consultoria especializada, já que quanto mais conhecimento for empregado nesse processo, melhor será o resultado.
Por meio da orientação de profissionais experientes e qualificados, fica mais fácil identificar os erros e acertos, escolher a melhor a forma de lidar com a situação e entender o que pode ser feito para aproveitar esse momento de forma positiva.
Quer manter a empresa saudável mesmo em períodos difíceis e de recessão econômica? Entre em contato com nossa equipe e veja como podemos ajudar!