Relatórios financeiros: como eles ajudam a tomar decisões mais certeiras?

Os gestores que têm acesso aos relatórios financeiros conseguem tomar as melhores decisões para garantir o crescimento do seu negócio.

Entretanto, há muitos empreendedores que não entendem o que são ou como funcionam esses documentos e acabam tomando decisões equivocadas sobre seus negócios, o que pode prejudicar o seu desenvolvimento.

Veja, a seguir, o conceito dos relatórios financeiros, quais são eles, quais informações eles trazem, quais são seus objetivos, o que considerar quando você os analisa e qual o é papel da contabilidade online! Boa leitura!

O que exatamente são os relatórios financeiros?

Basicamente, relatório financeiro é um documento que traz dados importantes sobre as finanças do negócio, como despesas, custos, entradas, fluxo de caixa e investimentos, entre outras contas. Seu objetivo é apresentar a saúde financeira de uma empresa para pessoas de interesse, como investidores, gerentes, analistas e o governo.

Existem diferentes tipos de relatórios e alguns são obrigatórios para determinados negócios. Quando a organização elabora esses documentos, ela aproveitará de muitas vantagens, como:

  • melhora a tomada de decisão — os gestores saberão de forma mais precisa e clara as características econômicas da empresa. Assim, eles não tomarão decisões baseadas em opiniões ou suposições, mas em dados objetivos e reais;
  • possibilita a criação de melhores estratégias — esses gestores também poderão fazer planejamentos mais eficazes para a sobrevivência e sucesso da empresa;
  • acesso facilitado ao crédito — o negócio se torna mais atrativo para investidores e será mais fácil conseguir empréstimos perante instituições financeiras ou bancárias;
  • legalização — elaborar e apresentar determinados relatórios ao Fisco é uma das exigências legais para manter a regularidade da empresa.

Quais são os tipos de relatórios financeiros existentes?

Nos tópicos seguintes listamos e explicamos os principais relatórios financeiros, bem como a importância, o que é medido e os impactos que cada um deles traz à organização. Acompanhe!

Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC)

Para conhecer sua funcionalidade, primeiro é preciso saber o que é fluxo de caixa. Essa é uma ferramenta que projeta situações futuras da empresa quanto às suas entradas (recebimentos) e saídas (gastos) de dinheiro, apontando quanto capital a organização teve em caixa em determinado momento (tempo).

Com esse relatório, o gestor entende de que modo ocorreram as movimentações de recursos disponíveis e como se portou o fluxo de caixa em um período.

Será possível conhecer melhor o funcionamento do capital de giro (dinheiro necessário para manter as atividades do negócio) e a capacidade da empresa de arcar com seus compromissos futuros.

Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE)

Esse é um dos relatórios mais conhecidos entre os colaboradores e tem o objetivo de apresentar o resultado líquido (ganhos e perdas) do negócio. Ele confronta as receitas, despesas e custos para saber de forma clara qual foi o lucro ou prejuízo da empresa.

O DRE é um resumo de todos os resultados e traz uma visão bastante ampla da situação financeira da organização. Com esses dados, os gestores poderão identificar onde estão os maiores gastos e reduzi-los, bem como onde estão os maiores ganhos e maximizá-los.

Balanço Patrimonial (BP)

O BP é um relatório que apresenta as seguintes informações:

  • ativos — são os direitos e bens da empresa, como contas bancárias, títulos a receber, móveis e imóveis etc.;
  • passivos — são as obrigações e dívidas do negócio.

Também é demonstrado o patrimônio líquido (PL). Ele é o resultado da subtração dos ativos menos os passivos e consiste nos valores que os acionistas ou sócios têm na empresa. Com o BP, o gestor saberá como está a saúde patrimonial e financeira do negócio, verificando se ele tem muitas dívidas a pagar ou se o patrimônio está positivo.

Planejamento Orçamentário

O planejamento orçamentário é o documento usado para planejar as receitas, despesas, custos e investimentos que a empresa realizará no futuro. Outra função é a de comparar o resultado de cada período, verificando em quais se obtiveram mais ganhos. Geralmente, ele é elaborado a cada 6 meses e, a partir desses dados, o gestor consegue planejar melhor o orçamento para o futuro.

Relatório de contas a pagar e a receber

Como o nome indica, permite que o gestor entenda melhor sobre as contas que ainda devem ser pagas e quais são os valores a receber. Com ele, você tem mais controle sobre as movimentações da empresa.

O que é preciso considerar em um relatório financeiro?

Durante a leitura dos relatórios financeiros, há indicadores muito importantes que você precisa saber analisar. Veja alguns deles abaixo.

Custos operacionais

Esses são todos os gastos ligados à atividade principal da organização — como venda de bens, produção de mercadorias ou prestação de serviços. Dentro desse valor também inclui a administração, contabilidade, salários, conta de energia elétrica, água etc.

Resultados obtidos

Para encontrar esse resultado, você deve somar todos os valores de entradas, como os decorrentes das vendas e investimentos, e subtrair pelos gastos da empresa. Com isso, você saberá quais foram os ganhos reais da empresa.

Liquidez

Essa métrica consiste na capacidade da empresa de transformar seus ativos em dinheiro. Quanto mais fácil for a aquisição de capital, maior será sua liquidez. Além disso, é preciso observar se os ativos e passivos geram retornos suficientes para reinvestir no negócio.

Como a contabilidade online pode ajudar nesse processo?

A contabilidade online é um conceito que une serviços contábeis, internet e tecnologia para melhor atender as empresas. Na prática, os profissionais utilizam estratégias digitais para automatizar processos e entregar serviços com mais agilidade, segurança, qualidade, economia e segurança.

Quanto aos relatórios financeiros, a contabilidade online é capaz de elaborá-los com mais velocidade. Isso significa que não será preciso que você aguarde dias ou até semanas até que o relatório fique pronto. Graças à tecnologia, o sistema coletará informações do negócio e as analisará automaticamente, o que fornecerá muitas vantagens à empresa contratante, como:

  • agilidade — toda a rotina do negócio é otimizada;
  • produtividade — permite que você e seus colaboradores se concentrem na atividade principal do negócio;
  • segurança — documentos digitais são mais seguros que os físicos pelo fato de não serem perdidos por acidentes nem sofrerem degradação natural com o decorrer do tempo.
  • diminuição dos custos — diminuem-se os gastos com materiais físicos, bem como o tempo despendido com essas atividades;
  • redução de erros — os computadores conseguem trabalhar um grande volume de dados sem incorrer em falhas humanas, como erros matemáticos, atrasos ou esquecimentos.

Antes de escolher o serviço de contabilidade online, é fundamental que ela:

  • ofereça consultoria contábil para solucionar todos seus problemas sobre o assunto;
  • preste o suporte necessário na análise dos dados obtidos;
  • auxilie no processo de abertura e legalização da empresa;
  • fique encarregada das áreas fiscal, contabilidade e gestão de pessoal;
  • disponibilize planos flexíveis e adequados para empresas de diferentes portes — maximizando o custo-benefício.

Os relatórios financeiros são instrumentos bastante poderosos para o desenvolvimento da empresa, já que eles mantêm o negócio regularizado e fornecem informações para melhorar a tomada de decisão. Mas é importante que você tenha um bom serviço de contabilidade online à disposição para que eles sejam gerados rapidamente e sem erros.

Quer receber relatórios financeiros completos e ainda usufruir dos benefícios da contabilidade online? Entre já em contato com a WeCont e conheça nossos planos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.