O que é controladoria contábil e como vai ajudar sua empresa

Para o bom funcionamento da organização existem áreas essenciais que avaliam a qualidade dos processos e o seu funcionamento. A controladoria contábil é uma delas. Trata-se de um segmento que vai atuar nas áreas de recursos humanos, gestão de risco, contabilidade e administrativa, voltada especialmente para as atividades relacionadas às finanças da empresa.

Nesse sentido, ela age diretamente para oferecer insumos às tomadas de decisão da empresa, de modo que elas ocorram de forma estratégica e baseadas em dados. Neste material, você entenderá um pouco mais sobre o que é a controladoria contábil, quais são as suas vantagens, além de conferir dicas de como (e quando) contratar. Boa leitura!

O que é a controladoria contábil?

Conforme abordado, é por meio da controladoria contábil que a empresa terá informações em relação aos seus principais dados que contribuem para as tomadas de decisão. Nesse sentido, trata-se de um segmento da contabilidade que tem como intuito auxiliar a gestão de um negócio tanto no processo de planejamento quanto no controle orçamentário da empresa, possibilitando a elaboração de um plano financeiro mais estratégico — voltado aos objetivos da empresa — e organizacional.

Sendo assim, o profissional ou a empresa contratada para essa função trará informações sobre os processos do negócio como um todo, contribuindo para que a equipe tenha uma visão ampla das atividades e saiba sobre o desempenho da organização, além de projetar quais serão os resultados para prevenir excesso e minimizar riscos.

Além disso, desempenhará as seguintes atividades:

  • realizar o planejamento dos projetos da empresa para alcançar as metas preestabelecidas no planejamento;
  • fazer a organização e padronização dos processos do negócio;
  • elaborar uma divisão clara de tarefas dentro da empresa;
  • controlar e mensurar a eficiência do trabalho executado, sempre com foco nas metas e objetivos organizacionais;
  • avaliar agentes do mercado externos, de modo que entenda os riscos existentes e possa agir proativamente — contribuindo para as tomadas de decisão mais estratégicas;
  • realizar a avaliação de desempenho de diferentes setores do negócio.

Como funciona o processo de controladoria contábil?

Inicialmente, é papel da empresa estabelecer padrões de qualidade com base em seu orçamento. A partir disso, a controladoria contábil vai estruturar processos, entender qual é o custo da contabilidade, além de atuar de forma direta na precificação de serviços e produtos.

Com todas essas etapas realizadas, é o momento de entender sobre o orçamento empresarial, avaliando cada área em específico. Assim, há a oportunidade de entender a saúde do fluxo de caixa, medir o desempenho da empresa, avaliar quais são os custos envolvidos em grande parte dos processos, bem como realizar projeções.

Consequentemente, passa a ter insumos para:

  • entender quais serão os padrões de qualidade;
  • manter o foco nos objetivos da empresa;
  • eliminar os riscos existentes com base no estudo externo;
  • identificar desvios e desperdícios da empresa;
  • trazer relatórios para a gestão ter um amplo entendimento sobre processos.

Uma dúvida comum entre gestores está relacionada a quando contratar a controladoria contábil. Apesar de muitas pessoas identificarem que é em períodos desafiadores e de crise, o ideal é que sempre tenha esse serviço no negócio, justamente por trazer informações relevantes relacionadas às principais estratégias da empresa como um todo.

Quais as vantagens da controladoria contábil?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a controladoria contábil, chegou o momento de apresentarmos algumas das principais vantagens que ela oferece. Confira!

Mais controle do planejamento orçamentário

Quando há um maior controle do planejamento orçamentário, além de ter mais segurança para as tomadas de decisão, vai haver um aumento do engajamento da empresa como um todo. Afinal, quando ele é feito de forma eficiente, consequentemente as metas de faturamento e custos de cada setor serão previamente definidas. Assim, as pessoas terão um foco maior em suas atividades, além de entenderem qual é o seu papel para que a empresa alcance os objetivos macro.

Além disso, ele vai destacar quais serão os passos financeiros para que a empresa alcance as metas. Sendo assim, o investimento em cada área ficará mais claro, bem como o entendimento sobre quais seriam os períodos que devem poupar ou gastar mais.

Redução de custos

Estabelecer estratégias para reduzir custos na empresa sem que isso afete a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos é um dos grandes desafios das organizações. Ao contar com o trabalho de controladoria contábil, consequentemente a empresa terá informações sobre os gastos de seus setores e entenderá se há ou não algum desperdício de recursos. Ou seja, há a oportunidade de cortar aquilo que não é necessário e focar os investimentos em setores estratégicos para os atuais objetivos da organização.

Ampla visão do mercado externo

Especialmente em períodos mais desafiadores, contar com uma ampla visão do mercado externo também possibilitará a tomada de decisões proativas em vez de reativas. Se houver algum gargalo em seu segmento em específico ou na economia como um todo, a empresa estará preparada para superar esse momento, seja alocando recursos, seja alterando metas e objetivos estratégicos.

Qualificação dos processos contábeis

Conforme abordado, é papel da controladoria contábil realizar uma análise dos custos, elaborar o planejamento de diferentes setores, bem como entender o desempenho de áreas e colaboradores. Nesse sentido, todo o processo contábil será mais qualificado, permitindo à gestão e à diretoria o entendimento preciso das áreas e do orçamento.

Informações válidas para a empresa tomar os próximos passos

Quais serão os próximos passos para que a sua empresa possa desempenhar um papel estratégico e ganhar diferencial competitivo no mercado? Com o objetivo de ter essa resposta e tomar decisões efetivas ao negócio, existe a necessidade de contar com um planejamento muito bem definido, além de ter o controle sobre as finanças e o desempenho do negócio — questões observadas na controladoria contábil.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é controladoria contábil, qual é a sua importância, além de identificar as vantagens e o momento certo de contratar. Para que esse êxito seja alcançado com mais facilidade, o ideal é contar com uma empresa com profissionais que sejam referência no mercado, além de atuar com base nas suas necessidades e na realidade de seu segmento.

Se você ficou interessado em saber um pouco mais sobre o tema, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.