Saiba aqui como abrir uma ME

Quem está a fim de abrir seu próprio negócio precisa, antes de qualquer coisa, se informar sobre como abrir uma ME e agir dentro do que a lei estabelece. Afinal, ninguém quer dar o pontapé inicial em uma nova oportunidade colecionando problemas relacionados à legislação, concorda?

Algumas questões variam de estado para estado, mas, no geral, as regras são as mesmas para todo mundo. Fique por dentro do que é preciso para iniciar as operações estando totalmente regularizado!

O que é uma microempresa?

Antes de saber como abrir uma ME, é preciso conhecer quais parâmetros caracterizam o negócio como uma microempresa. Por exemplo, para ser considerada uma microempresa, o faturamento anual bruto não pode ultrapassar os R$ 360 mil reais. 

Essa sociedade pode ser aberta por um único empresário ou mais sócios, e deve ter cadastro na Previdência Social, independentemente de ter colaboradores contratados ou não.

Quais são os passos para abrir uma ME?

Segue o passo a passo para abertura de uma ME:

  1. Reúna a documentação completa (RG, CPF, Comprovante de Residência e do ponto comercial, Título de Eleitor, última Declaração de Imposto de Renda, as informações referentes às atividades que serão exercidas e o nome fantasia);
  2. Preencha o requerimento do empresário disponível na junta comercial do município em que o negócio vai estar localizado;
  3. Envie os dados solicitados para a junta comercial e imprima as 4 vias do requerimento, as 3 vias do porte e a capa fornecida pelo portal da junta comercial;
  4. Verifique se o Documento Básico de Entrada (DBE) já está integrado à junta do seu município para baixar os sistemas solicitados pela Receita Federal e preenchê-los com os mesmos dados utilizados no requerimento do empresário;
  5. Após a liberação do DBE, reconheça a assinatura como empresário e leve a documentação aos órgãos competentes para que sua empresa possa finalmente ser considerada aberta.

Como uma consultoria contábil pode ajudar nesse processo?

Mesmo seguindo o passo a passo acima, abrir uma empresa pode não ser tão simples quanto parece. Por isso, contar com a ajuda de uma consultoria contábil é uma atitude bastante inteligente.

Afinal, se a figura do contador é necessária durante toda a sua caminhada empresarial, porque não desfrutar dos seus serviços desde os primeiros passos do seu novo negócio?

Vale ressaltar que alguns processos da abertura de uma ME só podem ser concluídos por um contador, como, por exemplo, o registro na Secretaria Estadual da Fazenda – a famosa Inscrição Estadual. Obrigatória para o comércio, indústria, serviços de transporte, comunicação e energia, ela deve ser solicitada via internet pelo contador.

O contador também é o profissional mais indicado para auxiliar com as questões relacionadas ao aparato fiscal, como a impressão das notas fiscais, uma obrigação de todo empreendedor.

A WeCont é uma consultoria que está preparada para ajudar com os mais diversos procedimentos que exijam o respaldo de um contador, como abrir uma ME. Por meio da tecnologia, oferece automatização e atendimento online de qualidade.

A empresa também se preocupa em manter os futuros empresários bem informados por meio de conteúdos educativos. Assine a newsletter e tenha acesso às novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.